Políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos: análise de uma década - 2012 a 2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ralio, Alessandra Francisco
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244414
Resumo: O presente trabalho faz uma contextualização histórica da trajetória da educação de jovens e adultos no Brasil, com o objetivo de evidenciar e refletir acerca das políticas públicas e sua efetividade no cenário educacional. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica e documental analisadas através do método de análise de conteúdo, de forma a atribuir significados aos discursos em sua essência. A Educação de jovens e adultos é uma das modalidades da educação básica, sendo destinada a sujeitos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria, que por diversos motivos evadiram a escola regular ou nunca tiveram acesso a mesma. Buscando garantir o direito à educação para todos a EJA é uma política pública que se faz necessária diante do contexto educacional brasileiro, entretanto é marcada por políticas públicas descontínuas e fragmentadas, não sendo prioridade nas agendas governamentais, além de ser uma modalidade que é fruto de um sistema educacional excludente que produz o próprio público da EJA. É necessário refletir acerca de sua trajetória para compreender a modalidade no contexto atual e construir novos olhares e estratégias.
id UNSP_d2476bed3ed45b0a9076fcbbb89912e6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244414
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos: análise de uma década - 2012 a 2022Youth and Adult Education public policies: a decade of analysis - 2012 to 2022Educação de jovens e adultosPolíticas públicasTrajetória da EJADireito a educaçãoYouth and adult educationPublic policiesTrajectory YAEEducation as a rightO presente trabalho faz uma contextualização histórica da trajetória da educação de jovens e adultos no Brasil, com o objetivo de evidenciar e refletir acerca das políticas públicas e sua efetividade no cenário educacional. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica e documental analisadas através do método de análise de conteúdo, de forma a atribuir significados aos discursos em sua essência. A Educação de jovens e adultos é uma das modalidades da educação básica, sendo destinada a sujeitos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria, que por diversos motivos evadiram a escola regular ou nunca tiveram acesso a mesma. Buscando garantir o direito à educação para todos a EJA é uma política pública que se faz necessária diante do contexto educacional brasileiro, entretanto é marcada por políticas públicas descontínuas e fragmentadas, não sendo prioridade nas agendas governamentais, além de ser uma modalidade que é fruto de um sistema educacional excludente que produz o próprio público da EJA. É necessário refletir acerca de sua trajetória para compreender a modalidade no contexto atual e construir novos olhares e estratégias.The present work presents a historical context of the trajectory of youth and adult education in Brazil, with the aim of highlighting and reflecting on public policies and their evolution in the educational scenario. For that, a bibliographical and documentary review was carried out using the content analysis method, in order to attribute meanings to the speeches in their essence. Education for young people and adults is one of the modalities of basic education, aimed at subjects who did not have access to or continue their studies in Elementary and Secondary Education at their appropriate age, who, for various reasons, dropped out of regular school or never had access to it. Seeking to guarantee the right to education for all, YAE is a public policy that is necessary in the face of the Brazilian educational context, however it is marked by discontinuous and fragmented public policies, not being a priority on government agendas, in addition to being a modality that is the result of an exclusionary educational system that produces the YAE public itself. It is necessary to reflect on its trajectory to understand the modality in the current context and build new perspectives and strategies.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Adam, Joyce Mary [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ralio, Alessandra Francisco2023-07-06T00:15:13Z2023-07-06T00:15:13Z2023-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-31T16:22:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244414Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:36:57.127835Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos: análise de uma década - 2012 a 2022
Youth and Adult Education public policies: a decade of analysis - 2012 to 2022
title Políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos: análise de uma década - 2012 a 2022
spellingShingle Políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos: análise de uma década - 2012 a 2022
Ralio, Alessandra Francisco
Educação de jovens e adultos
Políticas públicas
Trajetória da EJA
Direito a educação
Youth and adult education
Public policies
Trajectory YAE
Education as a right
title_short Políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos: análise de uma década - 2012 a 2022
title_full Políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos: análise de uma década - 2012 a 2022
title_fullStr Políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos: análise de uma década - 2012 a 2022
title_full_unstemmed Políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos: análise de uma década - 2012 a 2022
title_sort Políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos: análise de uma década - 2012 a 2022
author Ralio, Alessandra Francisco
author_facet Ralio, Alessandra Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Adam, Joyce Mary [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ralio, Alessandra Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Políticas públicas
Trajetória da EJA
Direito a educação
Youth and adult education
Public policies
Trajectory YAE
Education as a right
topic Educação de jovens e adultos
Políticas públicas
Trajetória da EJA
Direito a educação
Youth and adult education
Public policies
Trajectory YAE
Education as a right
description O presente trabalho faz uma contextualização histórica da trajetória da educação de jovens e adultos no Brasil, com o objetivo de evidenciar e refletir acerca das políticas públicas e sua efetividade no cenário educacional. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica e documental analisadas através do método de análise de conteúdo, de forma a atribuir significados aos discursos em sua essência. A Educação de jovens e adultos é uma das modalidades da educação básica, sendo destinada a sujeitos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria, que por diversos motivos evadiram a escola regular ou nunca tiveram acesso a mesma. Buscando garantir o direito à educação para todos a EJA é uma política pública que se faz necessária diante do contexto educacional brasileiro, entretanto é marcada por políticas públicas descontínuas e fragmentadas, não sendo prioridade nas agendas governamentais, além de ser uma modalidade que é fruto de um sistema educacional excludente que produz o próprio público da EJA. É necessário refletir acerca de sua trajetória para compreender a modalidade no contexto atual e construir novos olhares e estratégias.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-06T00:15:13Z
2023-07-06T00:15:13Z
2023-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244414
url http://hdl.handle.net/11449/244414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129442724184064