Validação do Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos, Contextos para Universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolsoni-silva, Alessandra Turini
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Loureiro, Sonia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e322211
http://hdl.handle.net/11449/157588
Resumo: ABSTRACT There is a lack of instruments to assess social skills in the interface with mental health of college students. This study intended to test the psychometric properties of validity and reliability of the Social Skills, Behaviors and Context Assessment Questionnaire for University Students (QHC - University Students). In a collective situation 609 university students from different courses were evaluated with the following instruments: QHC - College students, IHS-Del Prette, BDI, Mini-SPIN and SCID-IV. The psychometric properties were measured by statistical procedures, with satisfactory results concerning the internal consistency and construct validity and concurrent. Factor analysis isolated three factors for Part 1 (Communication and Affect, Coping, Public Speaking) and two factors for Part 2 (Potentialities and Difficulties), providing scores of problems and skills.
id UNSP_d2ec04480b1a67e9e27e7bf330265b19
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157588
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Validação do Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos, Contextos para UniversitáriosValidation of the Social Skills, Behaviors and Context Assessment Questionnaire for University Studentssocial skillsmental healthcollege studentsmeasurementhabilidades sociaissaúde mentalestudantes universitáriosmedidasABSTRACT There is a lack of instruments to assess social skills in the interface with mental health of college students. This study intended to test the psychometric properties of validity and reliability of the Social Skills, Behaviors and Context Assessment Questionnaire for University Students (QHC - University Students). In a collective situation 609 university students from different courses were evaluated with the following instruments: QHC - College students, IHS-Del Prette, BDI, Mini-SPIN and SCID-IV. The psychometric properties were measured by statistical procedures, with satisfactory results concerning the internal consistency and construct validity and concurrent. Factor analysis isolated three factors for Part 1 (Communication and Affect, Coping, Public Speaking) and two factors for Part 2 (Potentialities and Difficulties), providing scores of problems and skills.RESUMO Verifica-se uma carência de instrumentos que avaliem habilidades sociais na interface com a saúde mental de universitários. Objetiva-se testar as propriedades psicométricas de validade e fidedignidade do Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos e Contextos para Universitários - QHC-Universitários. Procedeu-se à avaliação, em situação coletiva, de 609 estudantes universitários de diferentes cursos por meio dos seguintes instrumentos: QHC-Universitários, IHS-Del Prette, BDI, Mini-SPIN e SCID-IV. As propriedades psicométricas foram aferidas por meio de procedimentos estatísticos, com resultados satisfatórios quanto à consistência interna e às validades de construto e concorrente. A análise fatorial isolou três fatores para a Parte 1 (Comunicação e Afeto, Enfrentamento, Falar em Público) e dois fatores para a Parte 2 (Potencialidades, Dificuldades), fornecendo escores de problemas e de habilidades.Universidade Estadual de São PauloInstituto de Psicologia, Universidade de BrasíliaUniversidade Estadual de São PauloBolsoni-silva, Alessandra TuriniLoureiro, Sonia Regina2018-11-12T17:26:04Z2018-11-12T17:26:04Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article-application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e322211Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, v. 32, n. 2, p. -, 2016.0102-3772http://hdl.handle.net/11449/15758810.1590/0102-3772e322211S0102-37722016000200211S0102-37722016000200211.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Teoria e Pesquisa0,128info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-15T06:15:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157588Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:46:32.077615Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação do Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos, Contextos para Universitários
Validation of the Social Skills, Behaviors and Context Assessment Questionnaire for University Students
title Validação do Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos, Contextos para Universitários
spellingShingle Validação do Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos, Contextos para Universitários
Bolsoni-silva, Alessandra Turini
social skills
mental health
college students
measurement
habilidades sociais
saúde mental
estudantes universitários
medidas
title_short Validação do Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos, Contextos para Universitários
title_full Validação do Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos, Contextos para Universitários
title_fullStr Validação do Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos, Contextos para Universitários
title_full_unstemmed Validação do Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos, Contextos para Universitários
title_sort Validação do Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos, Contextos para Universitários
author Bolsoni-silva, Alessandra Turini
author_facet Bolsoni-silva, Alessandra Turini
Loureiro, Sonia Regina
author_role author
author2 Loureiro, Sonia Regina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual de São Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolsoni-silva, Alessandra Turini
Loureiro, Sonia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv social skills
mental health
college students
measurement
habilidades sociais
saúde mental
estudantes universitários
medidas
topic social skills
mental health
college students
measurement
habilidades sociais
saúde mental
estudantes universitários
medidas
description ABSTRACT There is a lack of instruments to assess social skills in the interface with mental health of college students. This study intended to test the psychometric properties of validity and reliability of the Social Skills, Behaviors and Context Assessment Questionnaire for University Students (QHC - University Students). In a collective situation 609 university students from different courses were evaluated with the following instruments: QHC - College students, IHS-Del Prette, BDI, Mini-SPIN and SCID-IV. The psychometric properties were measured by statistical procedures, with satisfactory results concerning the internal consistency and construct validity and concurrent. Factor analysis isolated three factors for Part 1 (Communication and Affect, Coping, Public Speaking) and two factors for Part 2 (Potentialities and Difficulties), providing scores of problems and skills.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-11-12T17:26:04Z
2018-11-12T17:26:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e322211
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, v. 32, n. 2, p. -, 2016.
0102-3772
http://hdl.handle.net/11449/157588
10.1590/0102-3772e322211
S0102-37722016000200211
S0102-37722016000200211.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e322211
http://hdl.handle.net/11449/157588
identifier_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, v. 32, n. 2, p. -, 2016.
0102-3772
10.1590/0102-3772e322211
S0102-37722016000200211
S0102-37722016000200211.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa
0,128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv -
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128855183982592