Professores e Síndrome de Burnout: percepção a partir da gestão escolar, organização escolar e suporte laboral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coqueiro, Paulo Henrique da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213483
Resumo: As transformações derivadas do contexto social, político e econômico têm influenciado no papel e nas funções desempenhadas pelo professor, impactando na forma e frequência em como essas novas demandas são sanadas, muitas vezes excedendo as condições saudáveis. O modo como a gestão escolar lida com a organização do trabalho e com as mudanças das práticas docentes pode ser determinante para a manutenção da saúde do professor. O presente estudo objetivou verificar em que medida a percepção dos docentes da rede pública municipal de uma cidade de porte médio do interior do estado de São Paulo em relação à gestão escolar, organização do trabalho e suporte laboral, associam-se à síndrome de Burnout. Participaram 54 professores do ensino fundamental, de qualquer sexo e faixa etária. Utilizou-se o questionário sociodemográfico, a Sistemática de Avaliação da Gestão Escolar adaptada, Escala de Custo Humano no Trabalho, Escala de Suporte Laboral e Escala Brasileira de Burnout. A idade média dos participantes foi de 46 anos, sendo 41,5% casados com média de 1,2 filhos por família, 79,2% possuíam pós-graduação, 77% praticavam atividade de lazer, 90% tinham alguma crença, 56,6% apresentavam algum tipo de adoecimento e estavam na profissão em média há 18,2 anos. As análises mostraram correlações com magnitudes baixas entre os instrumentos: 1) Escala de Suporte Laboral e Escala Brasileira de Burnout; 2) Escala Brasileira de Burnout e Sistemática de Avaliação da Gestão Escolar e correlações com magnitudes baixas entre a Escala Brasileira de Burnout e Escala de Custo Humano no Trabalho. Os resultados indicaram que, ainda que não tenha ficado evidente as correlações entre os instrumentos, há potencial risco de adoecimento dos professores mediante o grande custo humano exigido para o exercício laboral. Portanto, é de interesse que futuros estudos com esta temática investiguem os fatores que têm contribuído em alguma medida para o excesso de dispêndio humano no trabalho.
id UNSP_d32bf56d2dcbbb4ca447cfc497c4316d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/213483
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Professores e Síndrome de Burnout: percepção a partir da gestão escolar, organização escolar e suporte laboralTeachers and Burnout Syndrome: perception from school management, school organization and work support.Síndrome de BurnoutGestão escolarOrganização escolarSuporte laboralProfessoresSchool managementSchool organizationTechnical supportBurnout syndromeTeachersAs transformações derivadas do contexto social, político e econômico têm influenciado no papel e nas funções desempenhadas pelo professor, impactando na forma e frequência em como essas novas demandas são sanadas, muitas vezes excedendo as condições saudáveis. O modo como a gestão escolar lida com a organização do trabalho e com as mudanças das práticas docentes pode ser determinante para a manutenção da saúde do professor. O presente estudo objetivou verificar em que medida a percepção dos docentes da rede pública municipal de uma cidade de porte médio do interior do estado de São Paulo em relação à gestão escolar, organização do trabalho e suporte laboral, associam-se à síndrome de Burnout. Participaram 54 professores do ensino fundamental, de qualquer sexo e faixa etária. Utilizou-se o questionário sociodemográfico, a Sistemática de Avaliação da Gestão Escolar adaptada, Escala de Custo Humano no Trabalho, Escala de Suporte Laboral e Escala Brasileira de Burnout. A idade média dos participantes foi de 46 anos, sendo 41,5% casados com média de 1,2 filhos por família, 79,2% possuíam pós-graduação, 77% praticavam atividade de lazer, 90% tinham alguma crença, 56,6% apresentavam algum tipo de adoecimento e estavam na profissão em média há 18,2 anos. As análises mostraram correlações com magnitudes baixas entre os instrumentos: 1) Escala de Suporte Laboral e Escala Brasileira de Burnout; 2) Escala Brasileira de Burnout e Sistemática de Avaliação da Gestão Escolar e correlações com magnitudes baixas entre a Escala Brasileira de Burnout e Escala de Custo Humano no Trabalho. Os resultados indicaram que, ainda que não tenha ficado evidente as correlações entre os instrumentos, há potencial risco de adoecimento dos professores mediante o grande custo humano exigido para o exercício laboral. Portanto, é de interesse que futuros estudos com esta temática investiguem os fatores que têm contribuído em alguma medida para o excesso de dispêndio humano no trabalho.The transformations derived from the social, political and economic context have influenced the role and functions performed by the teacher, impacting the way and frequency in which these new demands are met, often exceeding healthy conditions. The way in which school management deals with the organization of work and changes in teaching practices can be a determining factor in maintaining teachers' health. The present study aimed to verify to what extent the perception of municipal public-school teachers in a medium-sized city in the interior of the state of São Paulo in relation to school management, work organization and labor support are associated with Burnout syndrome. 54 elementary school teachers of any gender and age group participated. The sociodemographic questionnaire, the Adapted School Management Assessment System, the Human Cost at Work Scale, the Labor Support Scale and the Brazilian Burnout Scale were used. The average age of the participants was 46 years old, 41.5% were married with an average of 1.2 children per family, 79.2% had a postgraduate degree, 77% practiced leisure activities, 90% had some belief, 56, 6% have some kind of illness and have been in the profession for an average of 18.2 years. The analyzes showed correlations with low magnitudes between the instruments: 1) Labor Support Scale and Brazilian Burnout Scale; 2) Brazilian Scale of Burnout and Systematic Assessment of School Management and correlations with low magnitudes between the Brazilian Scale of Burnout and the Scale of Human Cost at Work. The results indicated that, although the correlations between the instruments were not evident, there is a potential risk of the teachers becoming ill due to the great human cost required for the labor exercise. Therefore, it is interesting that future studies on this topic investigate the factors that have contributed to some extent to the excess of human expenditure at work.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Código de financiamento 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calais, Sandra Leal [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coqueiro, Paulo Henrique da Silva2021-07-19T23:41:30Z2021-07-19T23:41:30Z2021-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21348333004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-05T06:05:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213483Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:05:04.306284Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores e Síndrome de Burnout: percepção a partir da gestão escolar, organização escolar e suporte laboral
Teachers and Burnout Syndrome: perception from school management, school organization and work support.
title Professores e Síndrome de Burnout: percepção a partir da gestão escolar, organização escolar e suporte laboral
spellingShingle Professores e Síndrome de Burnout: percepção a partir da gestão escolar, organização escolar e suporte laboral
Coqueiro, Paulo Henrique da Silva
Síndrome de Burnout
Gestão escolar
Organização escolar
Suporte laboral
Professores
School management
School organization
Technical support
Burnout syndrome
Teachers
title_short Professores e Síndrome de Burnout: percepção a partir da gestão escolar, organização escolar e suporte laboral
title_full Professores e Síndrome de Burnout: percepção a partir da gestão escolar, organização escolar e suporte laboral
title_fullStr Professores e Síndrome de Burnout: percepção a partir da gestão escolar, organização escolar e suporte laboral
title_full_unstemmed Professores e Síndrome de Burnout: percepção a partir da gestão escolar, organização escolar e suporte laboral
title_sort Professores e Síndrome de Burnout: percepção a partir da gestão escolar, organização escolar e suporte laboral
author Coqueiro, Paulo Henrique da Silva
author_facet Coqueiro, Paulo Henrique da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Calais, Sandra Leal [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Coqueiro, Paulo Henrique da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Burnout
Gestão escolar
Organização escolar
Suporte laboral
Professores
School management
School organization
Technical support
Burnout syndrome
Teachers
topic Síndrome de Burnout
Gestão escolar
Organização escolar
Suporte laboral
Professores
School management
School organization
Technical support
Burnout syndrome
Teachers
description As transformações derivadas do contexto social, político e econômico têm influenciado no papel e nas funções desempenhadas pelo professor, impactando na forma e frequência em como essas novas demandas são sanadas, muitas vezes excedendo as condições saudáveis. O modo como a gestão escolar lida com a organização do trabalho e com as mudanças das práticas docentes pode ser determinante para a manutenção da saúde do professor. O presente estudo objetivou verificar em que medida a percepção dos docentes da rede pública municipal de uma cidade de porte médio do interior do estado de São Paulo em relação à gestão escolar, organização do trabalho e suporte laboral, associam-se à síndrome de Burnout. Participaram 54 professores do ensino fundamental, de qualquer sexo e faixa etária. Utilizou-se o questionário sociodemográfico, a Sistemática de Avaliação da Gestão Escolar adaptada, Escala de Custo Humano no Trabalho, Escala de Suporte Laboral e Escala Brasileira de Burnout. A idade média dos participantes foi de 46 anos, sendo 41,5% casados com média de 1,2 filhos por família, 79,2% possuíam pós-graduação, 77% praticavam atividade de lazer, 90% tinham alguma crença, 56,6% apresentavam algum tipo de adoecimento e estavam na profissão em média há 18,2 anos. As análises mostraram correlações com magnitudes baixas entre os instrumentos: 1) Escala de Suporte Laboral e Escala Brasileira de Burnout; 2) Escala Brasileira de Burnout e Sistemática de Avaliação da Gestão Escolar e correlações com magnitudes baixas entre a Escala Brasileira de Burnout e Escala de Custo Humano no Trabalho. Os resultados indicaram que, ainda que não tenha ficado evidente as correlações entre os instrumentos, há potencial risco de adoecimento dos professores mediante o grande custo humano exigido para o exercício laboral. Portanto, é de interesse que futuros estudos com esta temática investiguem os fatores que têm contribuído em alguma medida para o excesso de dispêndio humano no trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-19T23:41:30Z
2021-07-19T23:41:30Z
2021-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/213483
33004056085P0
url http://hdl.handle.net/11449/213483
identifier_str_mv 33004056085P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128313235865600