Integração das gestões de escopo e de pessoas para combater o crunch na indústria de jogos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tambor, Lucca Augusto Torres
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238947
Resumo: Este trabalho teve como base uma análise da literatura referente ao desenvolvimento de jogos, mais especificamente sobre como as gestões de escopo e de recursos impactam negativamente um projeto quando feitas de forma precária e como isso leva ao crunch - o trabalho excessivo dos desenvolvedores. Logo, o objetivo deste trabalho foi encontrar as principais causas que levam ao crunch, principalmente em meio a gestão do projeto, e então, foi proposto maneiras de evitá-lo. Neste contexto, foi feito um levantamento em inúmeros postmortens de projetos de jogos já concluídos que sofreram com a ocorrência de crunch, junto também de uma análise sobre as suas consequências e os seus impactos, não apenas nas pessoas envolvidas, mas também na qualidade do projeto em si. Como resultado, um software foi proposto com o objetivo de melhorar a comunicação entre desenvolvedores e gerentes de projeto. Tal software foi então avaliado por um pequeno grupo de desenvolvedores que atuam na indústria de jogos digitais e a maioria dos participantes concorda que um melhor acompanhamento de possíveis problemas que começam a surgir no projeto e uma comunicação efetiva são a melhor forma de combater a ocorrência de novos problemas, incluindo o crunch.
id UNSP_d3412257fb248baa740117b286064e82
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238947
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Integração das gestões de escopo e de pessoas para combater o crunch na indústria de jogos digitaisIntegration of scope and people management to fight crunch in the games industryEngenharia de SoftwareIndústria de jogosGerência de projetosGame developmentScope managementResources managementCrunchEste trabalho teve como base uma análise da literatura referente ao desenvolvimento de jogos, mais especificamente sobre como as gestões de escopo e de recursos impactam negativamente um projeto quando feitas de forma precária e como isso leva ao crunch - o trabalho excessivo dos desenvolvedores. Logo, o objetivo deste trabalho foi encontrar as principais causas que levam ao crunch, principalmente em meio a gestão do projeto, e então, foi proposto maneiras de evitá-lo. Neste contexto, foi feito um levantamento em inúmeros postmortens de projetos de jogos já concluídos que sofreram com a ocorrência de crunch, junto também de uma análise sobre as suas consequências e os seus impactos, não apenas nas pessoas envolvidas, mas também na qualidade do projeto em si. Como resultado, um software foi proposto com o objetivo de melhorar a comunicação entre desenvolvedores e gerentes de projeto. Tal software foi então avaliado por um pequeno grupo de desenvolvedores que atuam na indústria de jogos digitais e a maioria dos participantes concorda que um melhor acompanhamento de possíveis problemas que começam a surgir no projeto e uma comunicação efetiva são a melhor forma de combater a ocorrência de novos problemas, incluindo o crunch.This paper was based on an analysis of the literature about game development, more specifically, the scope and resources managements, its effects on the project when done poorly, and how these lead to the crunch - the overwork of the developers. The goal of this paper was to find the causes that generate crunch, mainly the ones in project management, and ways to avoid the need for overwork were proposed. In this context, a survey was done on many postmortems of finished game projects that suffered from the crunch, together with an analysis of the consequences of the crunch, not only in the people who do it but also in the quality of the project. As a result, software that aims to improve the communication between developers and project managers was developed. Such software was evaluated by a small group of developers that have experience in the game industry, and the majority of them agreed that better monitoring of possible problems that start to pop up on the project and communication about these are the best ways to fight the occurrence of other problems, including crunch.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Rogéria Cristiane Gratão de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tambor, Lucca Augusto Torres2023-01-24T18:55:52Z2023-01-24T18:55:52Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238947porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-04T06:08:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238947Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:52:46.444255Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração das gestões de escopo e de pessoas para combater o crunch na indústria de jogos digitais
Integration of scope and people management to fight crunch in the games industry
title Integração das gestões de escopo e de pessoas para combater o crunch na indústria de jogos digitais
spellingShingle Integração das gestões de escopo e de pessoas para combater o crunch na indústria de jogos digitais
Tambor, Lucca Augusto Torres
Engenharia de Software
Indústria de jogos
Gerência de projetos
Game development
Scope management
Resources management
Crunch
title_short Integração das gestões de escopo e de pessoas para combater o crunch na indústria de jogos digitais
title_full Integração das gestões de escopo e de pessoas para combater o crunch na indústria de jogos digitais
title_fullStr Integração das gestões de escopo e de pessoas para combater o crunch na indústria de jogos digitais
title_full_unstemmed Integração das gestões de escopo e de pessoas para combater o crunch na indústria de jogos digitais
title_sort Integração das gestões de escopo e de pessoas para combater o crunch na indústria de jogos digitais
author Tambor, Lucca Augusto Torres
author_facet Tambor, Lucca Augusto Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Rogéria Cristiane Gratão de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tambor, Lucca Augusto Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de Software
Indústria de jogos
Gerência de projetos
Game development
Scope management
Resources management
Crunch
topic Engenharia de Software
Indústria de jogos
Gerência de projetos
Game development
Scope management
Resources management
Crunch
description Este trabalho teve como base uma análise da literatura referente ao desenvolvimento de jogos, mais especificamente sobre como as gestões de escopo e de recursos impactam negativamente um projeto quando feitas de forma precária e como isso leva ao crunch - o trabalho excessivo dos desenvolvedores. Logo, o objetivo deste trabalho foi encontrar as principais causas que levam ao crunch, principalmente em meio a gestão do projeto, e então, foi proposto maneiras de evitá-lo. Neste contexto, foi feito um levantamento em inúmeros postmortens de projetos de jogos já concluídos que sofreram com a ocorrência de crunch, junto também de uma análise sobre as suas consequências e os seus impactos, não apenas nas pessoas envolvidas, mas também na qualidade do projeto em si. Como resultado, um software foi proposto com o objetivo de melhorar a comunicação entre desenvolvedores e gerentes de projeto. Tal software foi então avaliado por um pequeno grupo de desenvolvedores que atuam na indústria de jogos digitais e a maioria dos participantes concorda que um melhor acompanhamento de possíveis problemas que começam a surgir no projeto e uma comunicação efetiva são a melhor forma de combater a ocorrência de novos problemas, incluindo o crunch.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
2023-01-24T18:55:52Z
2023-01-24T18:55:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238947
url http://hdl.handle.net/11449/238947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128714431528960