A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Hiero de la Vega de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41387
Resumo: Crunch culture in the video game industry and its reverberations in the gaming community
id PUC_SP-1_1cd19536ba8a3f7c0c6453e37c0e0e74
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/41387
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Mieli, Silvio Robertohttp://lattes.cnpq.br/4340101060810837Lima, Hiero de la Vega de2024-05-09T19:32:17Z2024-05-09T19:32:17Z2023-12-05Lima, Hiero de la Vega de. A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41387Crunch culture in the video game industry and its reverberations in the gaming communityPresente na indústria de games desde os tempos da Atari, a cultura do crunch é o encorajamento implícito ou explícito, por parte das lideranças e cultura corporativa geral de estúdios, à exploração dos desenvolvedores, que frequentemente se veem trabalhando longas horas e não recebendo qualquer tipo de compensação, normalmente para que um título saia dentro do prazo. O crunch gera uma série de impactos físicos, psicológicos e sociais para os funcionários que afeta, e, em casos extremos, chega a acabar com suas carreiras na indústria de games. A partir dos anos 2000, o tópico passa a ser abordado com cada vez mais espaço e relevância na mídia especializada, mas certos setores do fandom gamer — e mesmo o próprio jornalismo hegemônico na área — ainda se veem incapazes de confrontar o fenômeno crunch pelo que é, tratando o tópico com relativa permissividade, como exemplificado pelo estudo de caso The Game Awards 2020. Este projeto olha para as variadas respostas da indústria, da mídia e do público consumidor de games ao crunch, a fim de analisar e buscar motivos para as atitudes gerais ao redor desteporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em JornalismoPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOCrunchJornalismo de gamesIndústria de gamesFandom gamerExploração de trabalhoCrunchGaming journalismGames industryGaming fandomLabor exploitationA cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTCC_Nina de la Vega de L.pdfapplication/pdf323771https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41387/1/TCC_Nina%20de%20la%20Vega%20de%20L.pdf0b56692478965cdacda261c5b66edba9MD51TEXTTCC_Nina de la Vega de L.pdf.txtTCC_Nina de la Vega de L.pdf.txtExtracted texttext/plain78697https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41387/2/TCC_Nina%20de%20la%20Vega%20de%20L.pdf.txt6c150965679f730b3339e7a7cb4b8b9bMD52THUMBNAILTCC_Nina de la Vega de L.pdf.jpgTCC_Nina de la Vega de L.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41387/3/TCC_Nina%20de%20la%20Vega%20de%20L.pdf.jpgb0135f729fa492e3374d050e8ccd462aMD53handle/413872024-05-10 01:02:45.351oai:repositorio.pucsp.br:handle/41387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-05-10T04:02:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer
title A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer
spellingShingle A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer
Lima, Hiero de la Vega de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Crunch
Jornalismo de games
Indústria de games
Fandom gamer
Exploração de trabalho
Crunch
Gaming journalism
Games industry
Gaming fandom
Labor exploitation
title_short A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer
title_full A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer
title_fullStr A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer
title_full_unstemmed A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer
title_sort A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer
author Lima, Hiero de la Vega de
author_facet Lima, Hiero de la Vega de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mieli, Silvio Roberto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4340101060810837
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Hiero de la Vega de
contributor_str_mv Mieli, Silvio Roberto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Crunch
Jornalismo de games
Indústria de games
Fandom gamer
Exploração de trabalho
Crunch
Gaming journalism
Games industry
Gaming fandom
Labor exploitation
dc.subject.por.fl_str_mv Crunch
Jornalismo de games
Indústria de games
Fandom gamer
Exploração de trabalho
dc.subject.eng.fl_str_mv Crunch
Gaming journalism
Games industry
Gaming fandom
Labor exploitation
description Crunch culture in the video game industry and its reverberations in the gaming community
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-09T19:32:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-09T19:32:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lima, Hiero de la Vega de. A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41387
identifier_str_mv Lima, Hiero de la Vega de. A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Jornalismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41387/1/TCC_Nina%20de%20la%20Vega%20de%20L.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41387/2/TCC_Nina%20de%20la%20Vega%20de%20L.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41387/3/TCC_Nina%20de%20la%20Vega%20de%20L.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b56692478965cdacda261c5b66edba9
6c150965679f730b3339e7a7cb4b8b9b
b0135f729fa492e3374d050e8ccd462a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277828952227840