Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ronilce Maira Garcia [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/141480
Resumo: Essa narrativa tem como escopo principal contar a história de uma pesquisa(dora), em uma escola do campo, com professores que lecionam Matemática. Cujo intuito era responder à pergunta de pesquisa: como os professores que lecionam Matemática em uma escola do campo tem percebido e compreendido esse espaço? A partir dos acontecimentos ocorridos durante a produção dos dados e como esses acontecimentos afetaram, atravessaram a pesquisa(dora) a história foi contada. Essa é uma história que acontece entre. Entre discursos ideológicos da Educação do Campo, da Educação Matemática no que tange a Educação do Campo e principalmente, o que ocorre entre o dia a dia, a rotina, as vozes, as pegadas, os trieiros de uma escola do campo. Essas ideologias são compostas pelo Referencial Curricular do Estado de Mato Grosso de Sul, a Proposta Pedagógica da escola, e, alguns marcos normativos no que tange a legislação da Educação do Campo. A Filosofia da Diferença compõe o movimento de discussão dos acontecimentos, metodologicamente, essa história s inspirou na Cartografia. A produção de dados ocorreu no chão da Escola Municipal Dom Bosco – Pólo e Extensões: Cirilo Anoena da Costa situada na zona rural do município de Inocência, no Estado de Mato Grosso do Sul.
id UNSP_d34aa02e5fbc271ad37d7768e2703d22
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141480
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam MatemáticaStories of a research (er) in a field school with teachers who teach MathematicsEducação do campoNarrativaFilosofia da diferençaRural educationNarrativeDifference of philosophyEssa narrativa tem como escopo principal contar a história de uma pesquisa(dora), em uma escola do campo, com professores que lecionam Matemática. Cujo intuito era responder à pergunta de pesquisa: como os professores que lecionam Matemática em uma escola do campo tem percebido e compreendido esse espaço? A partir dos acontecimentos ocorridos durante a produção dos dados e como esses acontecimentos afetaram, atravessaram a pesquisa(dora) a história foi contada. Essa é uma história que acontece entre. Entre discursos ideológicos da Educação do Campo, da Educação Matemática no que tange a Educação do Campo e principalmente, o que ocorre entre o dia a dia, a rotina, as vozes, as pegadas, os trieiros de uma escola do campo. Essas ideologias são compostas pelo Referencial Curricular do Estado de Mato Grosso de Sul, a Proposta Pedagógica da escola, e, alguns marcos normativos no que tange a legislação da Educação do Campo. A Filosofia da Diferença compõe o movimento de discussão dos acontecimentos, metodologicamente, essa história s inspirou na Cartografia. A produção de dados ocorreu no chão da Escola Municipal Dom Bosco – Pólo e Extensões: Cirilo Anoena da Costa situada na zona rural do município de Inocência, no Estado de Mato Grosso do Sul.This narrative has as the main scope tell the story of a research(er), in a countryside school, with teachers who teach mathematics. Whose aim was to answer the research question: how teachers who teach mathematics in a countryside school has perceived and understood this space? From the events that occurred during the production of data and how these events affected, crossed the research(er) the story was told. This is a story that happens between. Between ideological discourses of Field Education, Mathematics Education regarding the Rural Education and especially what happens between the day to day routine, the voices, the footsteps, the trieiros a school field. These ideologies are composed by the Referential Curriculum of the State of Mato Grosso do Sul, the school's pedagogical proposal, and some regulatory frameworks with respect to the field of education law. The difference of philosophy makes up the discussion movement of events, methodologically, this story's inspired in Cartography. The production data was on the floor of the Municipal School Dom Bosco - Campus and Extensions: Cirilo Anoena da Costa located in the countryside of Inocência, in the state of Mato Grosso do Sul.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miarka, Roger [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Ronilce Maira Garcia [UNESP]2016-07-12T13:15:26Z2016-07-12T13:15:26Z2016-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14148000087053233004137031P727466330874999320000-0002-0633-8446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-23T06:15:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141480Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:03:51.973852Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática
Stories of a research (er) in a field school with teachers who teach Mathematics
title Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática
spellingShingle Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática
Lopes, Ronilce Maira Garcia [UNESP]
Educação do campo
Narrativa
Filosofia da diferença
Rural education
Narrative
Difference of philosophy
title_short Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática
title_full Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática
title_fullStr Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática
title_full_unstemmed Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática
title_sort Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática
author Lopes, Ronilce Maira Garcia [UNESP]
author_facet Lopes, Ronilce Maira Garcia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miarka, Roger [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ronilce Maira Garcia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Narrativa
Filosofia da diferença
Rural education
Narrative
Difference of philosophy
topic Educação do campo
Narrativa
Filosofia da diferença
Rural education
Narrative
Difference of philosophy
description Essa narrativa tem como escopo principal contar a história de uma pesquisa(dora), em uma escola do campo, com professores que lecionam Matemática. Cujo intuito era responder à pergunta de pesquisa: como os professores que lecionam Matemática em uma escola do campo tem percebido e compreendido esse espaço? A partir dos acontecimentos ocorridos durante a produção dos dados e como esses acontecimentos afetaram, atravessaram a pesquisa(dora) a história foi contada. Essa é uma história que acontece entre. Entre discursos ideológicos da Educação do Campo, da Educação Matemática no que tange a Educação do Campo e principalmente, o que ocorre entre o dia a dia, a rotina, as vozes, as pegadas, os trieiros de uma escola do campo. Essas ideologias são compostas pelo Referencial Curricular do Estado de Mato Grosso de Sul, a Proposta Pedagógica da escola, e, alguns marcos normativos no que tange a legislação da Educação do Campo. A Filosofia da Diferença compõe o movimento de discussão dos acontecimentos, metodologicamente, essa história s inspirou na Cartografia. A produção de dados ocorreu no chão da Escola Municipal Dom Bosco – Pólo e Extensões: Cirilo Anoena da Costa situada na zona rural do município de Inocência, no Estado de Mato Grosso do Sul.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-12T13:15:26Z
2016-07-12T13:15:26Z
2016-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/141480
000870532
33004137031P7
2746633087499932
0000-0002-0633-8446
url http://hdl.handle.net/11449/141480
identifier_str_mv 000870532
33004137031P7
2746633087499932
0000-0002-0633-8446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129279508086784