Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/141480 |
Resumo: | Essa narrativa tem como escopo principal contar a história de uma pesquisa(dora), em uma escola do campo, com professores que lecionam Matemática. Cujo intuito era responder à pergunta de pesquisa: como os professores que lecionam Matemática em uma escola do campo tem percebido e compreendido esse espaço? A partir dos acontecimentos ocorridos durante a produção dos dados e como esses acontecimentos afetaram, atravessaram a pesquisa(dora) a história foi contada. Essa é uma história que acontece entre. Entre discursos ideológicos da Educação do Campo, da Educação Matemática no que tange a Educação do Campo e principalmente, o que ocorre entre o dia a dia, a rotina, as vozes, as pegadas, os trieiros de uma escola do campo. Essas ideologias são compostas pelo Referencial Curricular do Estado de Mato Grosso de Sul, a Proposta Pedagógica da escola, e, alguns marcos normativos no que tange a legislação da Educação do Campo. A Filosofia da Diferença compõe o movimento de discussão dos acontecimentos, metodologicamente, essa história s inspirou na Cartografia. A produção de dados ocorreu no chão da Escola Municipal Dom Bosco – Pólo e Extensões: Cirilo Anoena da Costa situada na zona rural do município de Inocência, no Estado de Mato Grosso do Sul. |
id |
UNSP_d34aa02e5fbc271ad37d7768e2703d22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141480 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam MatemáticaStories of a research (er) in a field school with teachers who teach MathematicsEducação do campoNarrativaFilosofia da diferençaRural educationNarrativeDifference of philosophyEssa narrativa tem como escopo principal contar a história de uma pesquisa(dora), em uma escola do campo, com professores que lecionam Matemática. Cujo intuito era responder à pergunta de pesquisa: como os professores que lecionam Matemática em uma escola do campo tem percebido e compreendido esse espaço? A partir dos acontecimentos ocorridos durante a produção dos dados e como esses acontecimentos afetaram, atravessaram a pesquisa(dora) a história foi contada. Essa é uma história que acontece entre. Entre discursos ideológicos da Educação do Campo, da Educação Matemática no que tange a Educação do Campo e principalmente, o que ocorre entre o dia a dia, a rotina, as vozes, as pegadas, os trieiros de uma escola do campo. Essas ideologias são compostas pelo Referencial Curricular do Estado de Mato Grosso de Sul, a Proposta Pedagógica da escola, e, alguns marcos normativos no que tange a legislação da Educação do Campo. A Filosofia da Diferença compõe o movimento de discussão dos acontecimentos, metodologicamente, essa história s inspirou na Cartografia. A produção de dados ocorreu no chão da Escola Municipal Dom Bosco – Pólo e Extensões: Cirilo Anoena da Costa situada na zona rural do município de Inocência, no Estado de Mato Grosso do Sul.This narrative has as the main scope tell the story of a research(er), in a countryside school, with teachers who teach mathematics. Whose aim was to answer the research question: how teachers who teach mathematics in a countryside school has perceived and understood this space? From the events that occurred during the production of data and how these events affected, crossed the research(er) the story was told. This is a story that happens between. Between ideological discourses of Field Education, Mathematics Education regarding the Rural Education and especially what happens between the day to day routine, the voices, the footsteps, the trieiros a school field. These ideologies are composed by the Referential Curriculum of the State of Mato Grosso do Sul, the school's pedagogical proposal, and some regulatory frameworks with respect to the field of education law. The difference of philosophy makes up the discussion movement of events, methodologically, this story's inspired in Cartography. The production data was on the floor of the Municipal School Dom Bosco - Campus and Extensions: Cirilo Anoena da Costa located in the countryside of Inocência, in the state of Mato Grosso do Sul.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miarka, Roger [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Ronilce Maira Garcia [UNESP]2016-07-12T13:15:26Z2016-07-12T13:15:26Z2016-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14148000087053233004137031P727466330874999320000-0002-0633-8446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-23T06:15:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141480Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:03:51.973852Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática Stories of a research (er) in a field school with teachers who teach Mathematics |
title |
Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática |
spellingShingle |
Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática Lopes, Ronilce Maira Garcia [UNESP] Educação do campo Narrativa Filosofia da diferença Rural education Narrative Difference of philosophy |
title_short |
Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática |
title_full |
Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática |
title_fullStr |
Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática |
title_full_unstemmed |
Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática |
title_sort |
Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática |
author |
Lopes, Ronilce Maira Garcia [UNESP] |
author_facet |
Lopes, Ronilce Maira Garcia [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miarka, Roger [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Ronilce Maira Garcia [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Narrativa Filosofia da diferença Rural education Narrative Difference of philosophy |
topic |
Educação do campo Narrativa Filosofia da diferença Rural education Narrative Difference of philosophy |
description |
Essa narrativa tem como escopo principal contar a história de uma pesquisa(dora), em uma escola do campo, com professores que lecionam Matemática. Cujo intuito era responder à pergunta de pesquisa: como os professores que lecionam Matemática em uma escola do campo tem percebido e compreendido esse espaço? A partir dos acontecimentos ocorridos durante a produção dos dados e como esses acontecimentos afetaram, atravessaram a pesquisa(dora) a história foi contada. Essa é uma história que acontece entre. Entre discursos ideológicos da Educação do Campo, da Educação Matemática no que tange a Educação do Campo e principalmente, o que ocorre entre o dia a dia, a rotina, as vozes, as pegadas, os trieiros de uma escola do campo. Essas ideologias são compostas pelo Referencial Curricular do Estado de Mato Grosso de Sul, a Proposta Pedagógica da escola, e, alguns marcos normativos no que tange a legislação da Educação do Campo. A Filosofia da Diferença compõe o movimento de discussão dos acontecimentos, metodologicamente, essa história s inspirou na Cartografia. A produção de dados ocorreu no chão da Escola Municipal Dom Bosco – Pólo e Extensões: Cirilo Anoena da Costa situada na zona rural do município de Inocência, no Estado de Mato Grosso do Sul. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-12T13:15:26Z 2016-07-12T13:15:26Z 2016-05-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/141480 000870532 33004137031P7 2746633087499932 0000-0002-0633-8446 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/141480 |
identifier_str_mv |
000870532 33004137031P7 2746633087499932 0000-0002-0633-8446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129279508086784 |