A batucada vai à escola: ritmos e ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Júllio Cesar Batista
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250433
Resumo: O presente trabalho apresenta a proposta de utilização da música para o ensino, através das práticas percussivas é possível assimilar temas da geografia. A inserção de práticas culturais em espaços educacionais se faz presente na cidade de Ourinhos-SP, através da Batucada Resistência no Campus da UNESP, bem como a disciplina eletiva da Fanfarra na Escola Estadual José Augusto de Oliveira. Busca-se compreender como a educação geográfica contribui para a formação do conceito de identidade, utilizando manifestações culturais brasileiras, que unidas pelo ritmo, expressam a identidade cultural de determinado território. Ao correlacionar a prática percussiva com a educação básica, dá-se importância para o protagonismo do estudante. A pesquisa foi movida pelo potencial que há na geografia escolar em despertar o senso crítico dos estudantes, permitindo o desenvolvimento da cidadania e da compreensão da sociedade atual, analisando as relações do homem e de seu espaço de vivência.
id UNSP_d3944e7e50c38a80abdae0e863d30410
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250433
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A batucada vai à escola: ritmos e ensino de geografiaThe batucada goes to school: rhythms and geography teachingEnsino de geografiaRitmoPercussãoO presente trabalho apresenta a proposta de utilização da música para o ensino, através das práticas percussivas é possível assimilar temas da geografia. A inserção de práticas culturais em espaços educacionais se faz presente na cidade de Ourinhos-SP, através da Batucada Resistência no Campus da UNESP, bem como a disciplina eletiva da Fanfarra na Escola Estadual José Augusto de Oliveira. Busca-se compreender como a educação geográfica contribui para a formação do conceito de identidade, utilizando manifestações culturais brasileiras, que unidas pelo ritmo, expressam a identidade cultural de determinado território. Ao correlacionar a prática percussiva com a educação básica, dá-se importância para o protagonismo do estudante. A pesquisa foi movida pelo potencial que há na geografia escolar em despertar o senso crítico dos estudantes, permitindo o desenvolvimento da cidadania e da compreensão da sociedade atual, analisando as relações do homem e de seu espaço de vivência.This work proposes the use of music for teaching, through percussive practices it is possible to assimilate geography themes. The insertion of cultural practices in educational spaces is present in the city of Ourinhos-SP, through the Batucada Resistência in the Campus of UNESP, as well as the elective discipline of Fanfare in the State School José Augusto de Oliveira. It seeks to understand how geographic education contributes to the formation of the concept of identity, using Brazilian cultural manifestations, which united by the rhythm express the cultural identity of a given territory. When correlating percussive practice with basic education, importance is given to the role of the student. The research was driven by the potential that exists in school geography to awaken the critical sense of students, allowing the development of citizenship and understanding of current society, analyzing the relationships of man and his living space.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Júllio Cesar Batista2023-08-23T21:36:55Z2023-08-23T21:36:55Z2020-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250433porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-22T06:18:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250433Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-22T06:18:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A batucada vai à escola: ritmos e ensino de geografia
The batucada goes to school: rhythms and geography teaching
title A batucada vai à escola: ritmos e ensino de geografia
spellingShingle A batucada vai à escola: ritmos e ensino de geografia
Gomes, Júllio Cesar Batista
Ensino de geografia
Ritmo
Percussão
title_short A batucada vai à escola: ritmos e ensino de geografia
title_full A batucada vai à escola: ritmos e ensino de geografia
title_fullStr A batucada vai à escola: ritmos e ensino de geografia
title_full_unstemmed A batucada vai à escola: ritmos e ensino de geografia
title_sort A batucada vai à escola: ritmos e ensino de geografia
author Gomes, Júllio Cesar Batista
author_facet Gomes, Júllio Cesar Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Júllio Cesar Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Ritmo
Percussão
topic Ensino de geografia
Ritmo
Percussão
description O presente trabalho apresenta a proposta de utilização da música para o ensino, através das práticas percussivas é possível assimilar temas da geografia. A inserção de práticas culturais em espaços educacionais se faz presente na cidade de Ourinhos-SP, através da Batucada Resistência no Campus da UNESP, bem como a disciplina eletiva da Fanfarra na Escola Estadual José Augusto de Oliveira. Busca-se compreender como a educação geográfica contribui para a formação do conceito de identidade, utilizando manifestações culturais brasileiras, que unidas pelo ritmo, expressam a identidade cultural de determinado território. Ao correlacionar a prática percussiva com a educação básica, dá-se importância para o protagonismo do estudante. A pesquisa foi movida pelo potencial que há na geografia escolar em despertar o senso crítico dos estudantes, permitindo o desenvolvimento da cidadania e da compreensão da sociedade atual, analisando as relações do homem e de seu espaço de vivência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
2023-08-23T21:36:55Z
2023-08-23T21:36:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250433
url http://hdl.handle.net/11449/250433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650050044198912