In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610091 |
Resumo: | Orientador: Veronica Fabrini Machado de Almeida |
id |
UNICAMP-30_6aefc1f4e9a910be00ed2be040b2c4b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::467014 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cenaIn(ve)stigating rhythm : the importance of rhytmical awareness percussion and its transposition to the sceneTempo-ritmoMúsicaPercussão (Música)PartiturasTeatroMovimentoTime-rhythmMusicPercussionNotationTheatreMovementOrientador: Veronica Fabrini Machado de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: "In(ve)stigando o Ritmo: a Importância da Conscientização Rítmica Através da Percussão e sua Transposição para a Cena" é um trabalho que procura salientar a importância do estudo do ritmo como 'ferramenta' útil de pesquisa do intérprete em sua relação com a cena, desfrutando da linguagem percussiva como elo de ligação com a linguagem corporal. Fazendo uso dos conceitos rítmicos ligados à percussão e do movimento do corpo regrado pelo ritmo, buscamos estabelecer uma analogia que permita a aproximação destas duas abordagens, na tentativa de contribuir para o apuro - instigado pelo ritmo e investigado pelo corpo - da conscientização temporal da ação cênica, desde a ótica de quem toca o instrumento até a de quem é estimulado(a) por ele. Como demonstração prática de nossas reflexões serão apresentados trechos do espetáculo PRIMUS, material empírico do qual extraímos alguns de nossos pressupostos e no qual aplicamos alguns fundamentos advindos do estudo da percussão em sua relação criativa com a cena. Anexo ao material escrito disponibilizamos um CD com exemplos sonoros de nossa investigação, com o intuito de complementar a compreensão do universo rítmico que apresentamos, oferecendo ao leitor leigo uma referência concreta dos assuntos abordados.Abstract: "In(ve)stigating Rhythm: The Importance of Rhythmical Awareness Through Percussion and its Transposition to the Scene" is a piece of work that seeks to stress the importance of the study of rhythm as a useful research "tool" for the performer in its relation with the scene, linking the percussive language with the body language. Working from percussion rhythmical concepts and from body movement regulated by rhythm, we try to draw an analogy that allows an approximation of the two approaches, so as to contribute with the improvement - instigated by rhythm and investigated by the body - of the temporal awareness of the action in the scene, both from the point of view of that who plays the instrument and of that who is stimulated by it. Extracts of the performance PRIMUS will be put on as a practical demonstration of our reflection. The performance is the empirical material of which we extracted some of our assertions, and to which we applied some of the principles discovered in the study of percussion and its creative relation with the scene. A CD is available annexed to the written material with sonorous examples of our investigation, so as to provide a better understanding of the rhythmical universe we present, offering the non-specialized reader a concrete reference of the approached topics.MestradoMestre em Artes[s.n.]Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-Lopes, SaraCarrasco, Claudiney RodriguesZimmermann, Elisabeth BauchStasi, CarlosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCaetano, Alexandre Cesar2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610091CAETANO, Alexandre Cesar. In(ve)stigando o ritmo: a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena. 2004. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610091. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/467014porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:37:36Zoai::467014Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:37:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena In(ve)stigating rhythm : the importance of rhytmical awareness percussion and its transposition to the scene |
title |
In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena |
spellingShingle |
In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena Caetano, Alexandre Cesar Tempo-ritmo Música Percussão (Música) Partituras Teatro Movimento Time-rhythm Music Percussion Notation Theatre Movement |
title_short |
In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena |
title_full |
In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena |
title_fullStr |
In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena |
title_full_unstemmed |
In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena |
title_sort |
In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena |
author |
Caetano, Alexandre Cesar |
author_facet |
Caetano, Alexandre Cesar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960- Lopes, Sara Carrasco, Claudiney Rodrigues Zimmermann, Elisabeth Bauch Stasi, Carlos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Artes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Alexandre Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tempo-ritmo Música Percussão (Música) Partituras Teatro Movimento Time-rhythm Music Percussion Notation Theatre Movement |
topic |
Tempo-ritmo Música Percussão (Música) Partituras Teatro Movimento Time-rhythm Music Percussion Notation Theatre Movement |
description |
Orientador: Veronica Fabrini Machado de Almeida |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610091 CAETANO, Alexandre Cesar. In(ve)stigando o ritmo: a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena. 2004. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610091. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610091 |
identifier_str_mv |
CAETANO, Alexandre Cesar. In(ve)stigando o ritmo: a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena. 2004. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610091. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/467014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 139 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189012941832192 |