O processo de avaliação contínua do curso de graduação da faculdade de medicina de botucatu fmb/ unesp: avaliação como instrumento de mudança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139699 |
Resumo: | Objetivo: Apresentar o histórico do processo de avaliação da Faculdade de Medicina da UNESP (FMB) de Botucatu. Metodologia: Desde 2001, a Frente de Avaliação (FA) do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da FMB aplica instrumento de avaliação das disciplinas do curso de graduação em medicina da FMB, segundo a percepção dos alunos. A avaliação é feita por meio de questionário que o FA envia aos alunos ao final de cada rodízio/ módulo/ disciplina. Os dados obtidos nos questionários são organizados em gráficos e as questões abertas são categorizadas, analisadas, sintetizadas e apresentadas em reuniões periódicas para docentes preceptores envolvidos na graduação e discentes. Os aspectos referentes às fragilidades e fortalezas são detectados e analisados pela equipe da FA (docente, pedagogo e psicólogo) e devolvidos em forma de relatório sob a denominação de “Pontos a Ponderar”, as quais solicita-se ao docente responsável especial atenção. Em 2006, iniciou a avaliação longitudinal do Internato, em 2007, avaliação do 4º ano e 2009, avaliação do 3° ano. A FA também realiza reuniões periódicas para discussões e análise dos resultados da avaliação e conta com assessoria externa Resultado: O relatório vem se mostrando importante recurso pedagógico, instrumento de reflexão e aprimoramento dos cursos, principalmente quando compila dados longitudinais. Essa prática orienta preceptores em relação à qualidade do curso e aos problemas a serem equacionados, assim como os órgãos colegiados da Instituição na tomada de decisões, subsidiando importantes discussões sobre mudanças curriculares, socialização dos resultados à comunidade acadêmica e incentivado a melhoria e aprimoramento de cada estágio. Também tem proporcionado à criação uma cultura avaliativa, compartilhada entre alunos e docentes. |
id |
UNSP_d3c4ce37471a6d1b708f803c4f390f05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139699 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O processo de avaliação contínua do curso de graduação da faculdade de medicina de botucatu fmb/ unesp: avaliação como instrumento de mudançaEnsinoAvaliaçãoCapacitação docenteObjetivo: Apresentar o histórico do processo de avaliação da Faculdade de Medicina da UNESP (FMB) de Botucatu. Metodologia: Desde 2001, a Frente de Avaliação (FA) do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da FMB aplica instrumento de avaliação das disciplinas do curso de graduação em medicina da FMB, segundo a percepção dos alunos. A avaliação é feita por meio de questionário que o FA envia aos alunos ao final de cada rodízio/ módulo/ disciplina. Os dados obtidos nos questionários são organizados em gráficos e as questões abertas são categorizadas, analisadas, sintetizadas e apresentadas em reuniões periódicas para docentes preceptores envolvidos na graduação e discentes. Os aspectos referentes às fragilidades e fortalezas são detectados e analisados pela equipe da FA (docente, pedagogo e psicólogo) e devolvidos em forma de relatório sob a denominação de “Pontos a Ponderar”, as quais solicita-se ao docente responsável especial atenção. Em 2006, iniciou a avaliação longitudinal do Internato, em 2007, avaliação do 4º ano e 2009, avaliação do 3° ano. A FA também realiza reuniões periódicas para discussões e análise dos resultados da avaliação e conta com assessoria externa Resultado: O relatório vem se mostrando importante recurso pedagógico, instrumento de reflexão e aprimoramento dos cursos, principalmente quando compila dados longitudinais. Essa prática orienta preceptores em relação à qualidade do curso e aos problemas a serem equacionados, assim como os órgãos colegiados da Instituição na tomada de decisões, subsidiando importantes discussões sobre mudanças curriculares, socialização dos resultados à comunidade acadêmica e incentivado a melhoria e aprimoramento de cada estágio. Também tem proporcionado à criação uma cultura avaliativa, compartilhada entre alunos e docentes.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dezan, Elisabete B. [UNESP]Borges, Vera T. M. [UNESP]Nakashima, Antonio H. R. [UNESP]Torres, Albina, Silva [UNESP]Vanessa, S. [UNESP]Padovani, Flavia H. P. [UNESP]Aristides A. N. [UNESP]2016-06-28T17:31:21Z2016-06-28T17:31:21Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6229-6235application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6229-62359708-2011http://hdl.handle.net/11449/139699ISSN2236-9708-2011-6229-6235.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:18:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139699Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:33:07.391185Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de avaliação contínua do curso de graduação da faculdade de medicina de botucatu fmb/ unesp: avaliação como instrumento de mudança |
title |
O processo de avaliação contínua do curso de graduação da faculdade de medicina de botucatu fmb/ unesp: avaliação como instrumento de mudança |
spellingShingle |
O processo de avaliação contínua do curso de graduação da faculdade de medicina de botucatu fmb/ unesp: avaliação como instrumento de mudança Dezan, Elisabete B. [UNESP] Ensino Avaliação Capacitação docente |
title_short |
O processo de avaliação contínua do curso de graduação da faculdade de medicina de botucatu fmb/ unesp: avaliação como instrumento de mudança |
title_full |
O processo de avaliação contínua do curso de graduação da faculdade de medicina de botucatu fmb/ unesp: avaliação como instrumento de mudança |
title_fullStr |
O processo de avaliação contínua do curso de graduação da faculdade de medicina de botucatu fmb/ unesp: avaliação como instrumento de mudança |
title_full_unstemmed |
O processo de avaliação contínua do curso de graduação da faculdade de medicina de botucatu fmb/ unesp: avaliação como instrumento de mudança |
title_sort |
O processo de avaliação contínua do curso de graduação da faculdade de medicina de botucatu fmb/ unesp: avaliação como instrumento de mudança |
author |
Dezan, Elisabete B. [UNESP] |
author_facet |
Dezan, Elisabete B. [UNESP] Borges, Vera T. M. [UNESP] Nakashima, Antonio H. R. [UNESP] Torres, Albina, Silva [UNESP] Vanessa, S. [UNESP] Padovani, Flavia H. P. [UNESP] Aristides A. N. [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Vera T. M. [UNESP] Nakashima, Antonio H. R. [UNESP] Torres, Albina, Silva [UNESP] Vanessa, S. [UNESP] Padovani, Flavia H. P. [UNESP] Aristides A. N. [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dezan, Elisabete B. [UNESP] Borges, Vera T. M. [UNESP] Nakashima, Antonio H. R. [UNESP] Torres, Albina, Silva [UNESP] Vanessa, S. [UNESP] Padovani, Flavia H. P. [UNESP] Aristides A. N. [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Avaliação Capacitação docente |
topic |
Ensino Avaliação Capacitação docente |
description |
Objetivo: Apresentar o histórico do processo de avaliação da Faculdade de Medicina da UNESP (FMB) de Botucatu. Metodologia: Desde 2001, a Frente de Avaliação (FA) do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da FMB aplica instrumento de avaliação das disciplinas do curso de graduação em medicina da FMB, segundo a percepção dos alunos. A avaliação é feita por meio de questionário que o FA envia aos alunos ao final de cada rodízio/ módulo/ disciplina. Os dados obtidos nos questionários são organizados em gráficos e as questões abertas são categorizadas, analisadas, sintetizadas e apresentadas em reuniões periódicas para docentes preceptores envolvidos na graduação e discentes. Os aspectos referentes às fragilidades e fortalezas são detectados e analisados pela equipe da FA (docente, pedagogo e psicólogo) e devolvidos em forma de relatório sob a denominação de “Pontos a Ponderar”, as quais solicita-se ao docente responsável especial atenção. Em 2006, iniciou a avaliação longitudinal do Internato, em 2007, avaliação do 4º ano e 2009, avaliação do 3° ano. A FA também realiza reuniões periódicas para discussões e análise dos resultados da avaliação e conta com assessoria externa Resultado: O relatório vem se mostrando importante recurso pedagógico, instrumento de reflexão e aprimoramento dos cursos, principalmente quando compila dados longitudinais. Essa prática orienta preceptores em relação à qualidade do curso e aos problemas a serem equacionados, assim como os órgãos colegiados da Instituição na tomada de decisões, subsidiando importantes discussões sobre mudanças curriculares, socialização dos resultados à comunidade acadêmica e incentivado a melhoria e aprimoramento de cada estágio. Também tem proporcionado à criação uma cultura avaliativa, compartilhada entre alunos e docentes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:31:21Z 2016-06-28T17:31:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6229-6235 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139699 ISSN2236-9708-2011-6229-6235.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139699 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6229-6235 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-6229-6235.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6229-6235 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129084978364416 |