O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha Solteira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141544 |
Resumo: | Neste trabalho são discutidas as experiências vividas pelos bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESP ao longo do desenvolvimento do projeto numa escola pública estadual da cidade de Ilha Solteira, no Estado de São Paulo e as contribuições dessas experiências para a sua formação inicial. Para isso, apresentamos as ações que foram desenvolvidas desde agosto de 2011 até julho de 2013 e os resultados obtidos. O objetivo central do projeto é incentivar a participação do licenciando em Matemática no cotidiano da escola pública, contribuindo para o desenvolvimento de um processo de formação que incentive a docência, tomando-se por base a valorização da carreira do magistério. Com base nas ações realizadas na Escola e nas reflexões dos bolsistas, apontamos possíveis contribuições do PIBID para o estabelecimento de um processo de formação que propicie o desenvolvimento de uma postura de professor-pesquisador e que incentive o licenciando no exercício da docência. Para a construção de nossa análise e discussão, consideramos os dados obtidos por meio dos relatórios mensais individuais dos bolsistas, atas das reuniões quinzenais, anotações de campo das atividades e reuniões na escola e relatórios semestrais da professora supervisora da Escola. |
id |
UNSP_d42681bd4f605f1098ba6a8f0bcd5469 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141544 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha SolteiraNeste trabalho são discutidas as experiências vividas pelos bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESP ao longo do desenvolvimento do projeto numa escola pública estadual da cidade de Ilha Solteira, no Estado de São Paulo e as contribuições dessas experiências para a sua formação inicial. Para isso, apresentamos as ações que foram desenvolvidas desde agosto de 2011 até julho de 2013 e os resultados obtidos. O objetivo central do projeto é incentivar a participação do licenciando em Matemática no cotidiano da escola pública, contribuindo para o desenvolvimento de um processo de formação que incentive a docência, tomando-se por base a valorização da carreira do magistério. Com base nas ações realizadas na Escola e nas reflexões dos bolsistas, apontamos possíveis contribuições do PIBID para o estabelecimento de um processo de formação que propicie o desenvolvimento de uma postura de professor-pesquisador e que incentive o licenciando no exercício da docência. Para a construção de nossa análise e discussão, consideramos os dados obtidos por meio dos relatórios mensais individuais dos bolsistas, atas das reuniões quinzenais, anotações de campo das atividades e reuniões na escola e relatórios semestrais da professora supervisora da Escola.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]2016-07-19T12:59:23Z2016-07-19T12:59:23Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2667-2678application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2667-26782357-7819http://hdl.handle.net/11449/141544ISSN2357-7819-2014-2667-2678.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T15:42:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141544Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:34:46.813835Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha Solteira |
title |
O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha Solteira |
spellingShingle |
O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha Solteira Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP] |
title_short |
O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha Solteira |
title_full |
O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha Solteira |
title_fullStr |
O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha Solteira |
title_full_unstemmed |
O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha Solteira |
title_sort |
O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha Solteira |
author |
Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP] |
author_facet |
Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP] |
description |
Neste trabalho são discutidas as experiências vividas pelos bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESP ao longo do desenvolvimento do projeto numa escola pública estadual da cidade de Ilha Solteira, no Estado de São Paulo e as contribuições dessas experiências para a sua formação inicial. Para isso, apresentamos as ações que foram desenvolvidas desde agosto de 2011 até julho de 2013 e os resultados obtidos. O objetivo central do projeto é incentivar a participação do licenciando em Matemática no cotidiano da escola pública, contribuindo para o desenvolvimento de um processo de formação que incentive a docência, tomando-se por base a valorização da carreira do magistério. Com base nas ações realizadas na Escola e nas reflexões dos bolsistas, apontamos possíveis contribuições do PIBID para o estabelecimento de um processo de formação que propicie o desenvolvimento de uma postura de professor-pesquisador e que incentive o licenciando no exercício da docência. Para a construção de nossa análise e discussão, consideramos os dados obtidos por meio dos relatórios mensais individuais dos bolsistas, atas das reuniões quinzenais, anotações de campo das atividades e reuniões na escola e relatórios semestrais da professora supervisora da Escola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:23Z 2016-07-19T12:59:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2667-2678 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141544 ISSN2357-7819-2014-2667-2678.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141544 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2667-2678 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-2667-2678.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2667-2678 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128535251910656 |