O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha Solteira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141544
Resumo: Neste trabalho são discutidas as experiências vividas pelos bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESP ao longo do desenvolvimento do projeto numa escola pública estadual da cidade de Ilha Solteira, no Estado de São Paulo e as contribuições dessas experiências para a sua formação inicial. Para isso, apresentamos as ações que foram desenvolvidas desde agosto de 2011 até julho de 2013 e os resultados obtidos. O objetivo central do projeto é incentivar a participação do licenciando em Matemática no cotidiano da escola pública, contribuindo para o desenvolvimento de um processo de formação que incentive a docência, tomando-se por base a valorização da carreira do magistério. Com base nas ações realizadas na Escola e nas reflexões dos bolsistas, apontamos possíveis contribuições do PIBID para o estabelecimento de um processo de formação que propicie o desenvolvimento de uma postura de professor-pesquisador e que incentive o licenciando no exercício da docência. Para a construção de nossa análise e discussão, consideramos os dados obtidos por meio dos relatórios mensais individuais dos bolsistas, atas das reuniões quinzenais, anotações de campo das atividades e reuniões na escola e relatórios semestrais da professora supervisora da Escola.
id UNSP_d42681bd4f605f1098ba6a8f0bcd5469
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141544
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha SolteiraNeste trabalho são discutidas as experiências vividas pelos bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESP ao longo do desenvolvimento do projeto numa escola pública estadual da cidade de Ilha Solteira, no Estado de São Paulo e as contribuições dessas experiências para a sua formação inicial. Para isso, apresentamos as ações que foram desenvolvidas desde agosto de 2011 até julho de 2013 e os resultados obtidos. O objetivo central do projeto é incentivar a participação do licenciando em Matemática no cotidiano da escola pública, contribuindo para o desenvolvimento de um processo de formação que incentive a docência, tomando-se por base a valorização da carreira do magistério. Com base nas ações realizadas na Escola e nas reflexões dos bolsistas, apontamos possíveis contribuições do PIBID para o estabelecimento de um processo de formação que propicie o desenvolvimento de uma postura de professor-pesquisador e que incentive o licenciando no exercício da docência. Para a construção de nossa análise e discussão, consideramos os dados obtidos por meio dos relatórios mensais individuais dos bolsistas, atas das reuniões quinzenais, anotações de campo das atividades e reuniões na escola e relatórios semestrais da professora supervisora da Escola.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]2016-07-19T12:59:23Z2016-07-19T12:59:23Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2667-2678application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2667-26782357-7819http://hdl.handle.net/11449/141544ISSN2357-7819-2014-2667-2678.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T15:42:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141544Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:34:46.813835Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha Solteira
title O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha Solteira
spellingShingle O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha Solteira
Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]
title_short O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha Solteira
title_full O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha Solteira
title_fullStr O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha Solteira
title_full_unstemmed O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha Solteira
title_sort O PIBID e as contribuições para a formação inicial dos licenciandos em matemática: o caso do subprojeto de matemática de Ilha Solteira
author Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]
author_facet Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]
description Neste trabalho são discutidas as experiências vividas pelos bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESP ao longo do desenvolvimento do projeto numa escola pública estadual da cidade de Ilha Solteira, no Estado de São Paulo e as contribuições dessas experiências para a sua formação inicial. Para isso, apresentamos as ações que foram desenvolvidas desde agosto de 2011 até julho de 2013 e os resultados obtidos. O objetivo central do projeto é incentivar a participação do licenciando em Matemática no cotidiano da escola pública, contribuindo para o desenvolvimento de um processo de formação que incentive a docência, tomando-se por base a valorização da carreira do magistério. Com base nas ações realizadas na Escola e nas reflexões dos bolsistas, apontamos possíveis contribuições do PIBID para o estabelecimento de um processo de formação que propicie o desenvolvimento de uma postura de professor-pesquisador e que incentive o licenciando no exercício da docência. Para a construção de nossa análise e discussão, consideramos os dados obtidos por meio dos relatórios mensais individuais dos bolsistas, atas das reuniões quinzenais, anotações de campo das atividades e reuniões na escola e relatórios semestrais da professora supervisora da Escola.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:23Z
2016-07-19T12:59:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2667-2678
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141544
ISSN2357-7819-2014-2667-2678.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141544
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2667-2678
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-2667-2678.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2667-2678
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128535251910656