'Venha cá' e comece a ensinar matemática: uma história da formação de professores na região de Barreiras/BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordignon, Fabio [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150317
Resumo: A presente dissertação conta uma história sobre a formação de professores de Matemática na região de Barreiras-Bahia, antes da institucionalização dos cursos de Licenciatura em Matemática, o que vem ocorrendo a partir de 2006. Mobilizando a metodologia da História Oral, foram entrevistadas sete professoras que atuaram e vêm atuando na região desde 1959. Essas entrevistas foram gravadas, transcritas, textualizadas e autorizadas pelas depoentes, seguindo-se procedimentos já validados pelo grupo de pesquisa GHOEM, que vem empreendendo um trabalho de mapeamento da formação e atuação dos professores de Matemática no Brasil. Este trabalho é o primeiro dentro do grupo a estudar uma região da Bahia. A partir dos depoimentos dados, foi realizada uma análise narrativa de narrativas, compondo-se outra narração com base nas narrativas dos principais pontos relatados pelas entrevistadas. Nessa narração, destaca-se a história da cidade a partir do surgimento das instituições de ensino, a atuação dos cursos da Escola Normal e, posteriormente, dos cursos de Magistério como formação inicial dessas professoras. Nesta, também se evidencia o fato de que, por conta da falta de professores que ensinassem Matemática, os professores eram capacitados para atuar com a disciplina, substituindo-se a Licenciatura e promovendo-se a adequação aos requisitos da legislação educacional vigente. Por fim, a narrativa ressalta quais foram os cursos, com destaque aos Estudos Adicionais e cursos de treinamento promovidos pela Secretaria Estadual de Educação e outros órgãos públicos. Este trabalho possibilitou compreender os caminhos da formação de professores de Matemática no interior do Brasil, os quais acabaram substituindo os cursos de Licenciatura na área.
id UNSP_d442340a916f91300390cd02960a2396
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150317
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling 'Venha cá' e comece a ensinar matemática: uma história da formação de professores na região de Barreiras/BA'Come here' and start to teaching mathematics: a history of teacher training in region of Barreiras/BAFormação de professoresHistória oralLegislação educacionalTeacher trainingOral historyEducational legislationA presente dissertação conta uma história sobre a formação de professores de Matemática na região de Barreiras-Bahia, antes da institucionalização dos cursos de Licenciatura em Matemática, o que vem ocorrendo a partir de 2006. Mobilizando a metodologia da História Oral, foram entrevistadas sete professoras que atuaram e vêm atuando na região desde 1959. Essas entrevistas foram gravadas, transcritas, textualizadas e autorizadas pelas depoentes, seguindo-se procedimentos já validados pelo grupo de pesquisa GHOEM, que vem empreendendo um trabalho de mapeamento da formação e atuação dos professores de Matemática no Brasil. Este trabalho é o primeiro dentro do grupo a estudar uma região da Bahia. A partir dos depoimentos dados, foi realizada uma análise narrativa de narrativas, compondo-se outra narração com base nas narrativas dos principais pontos relatados pelas entrevistadas. Nessa narração, destaca-se a história da cidade a partir do surgimento das instituições de ensino, a atuação dos cursos da Escola Normal e, posteriormente, dos cursos de Magistério como formação inicial dessas professoras. Nesta, também se evidencia o fato de que, por conta da falta de professores que ensinassem Matemática, os professores eram capacitados para atuar com a disciplina, substituindo-se a Licenciatura e promovendo-se a adequação aos requisitos da legislação educacional vigente. Por fim, a narrativa ressalta quais foram os cursos, com destaque aos Estudos Adicionais e cursos de treinamento promovidos pela Secretaria Estadual de Educação e outros órgãos públicos. Este trabalho possibilitou compreender os caminhos da formação de professores de Matemática no interior do Brasil, os quais acabaram substituindo os cursos de Licenciatura na área.This research tells a story about the training of mathematics teachers in the region of Barreiras, in the state of Bahia, Brazil, before the institutionalization of Degree courses in Mathematics, which has been taking place since 2006. According to the methodology of Oral History, we have interviewed seven female mathematics teachers who have worked and have been working in the region since 1959. These interviews were recorded, transcribed, textualized and approved by the interviewees. For that, we followed the procedures already validated by GHOEM research group, which has undertaking work to map the training and performance of mathematics teachers in Brazil. This research is the first work to study a region of Bahia in the group. From the given statements, a narrative analysis of narratives was carried out. It consisted of composing another narration based on the narratives of the main facts reported by all interviewees. This narrative presents the city’s history from the emergence of educational institutions, the performance of the Normal School courses and Teaching courses later, as initial training of these teachers. Due to lack of teachers to teach Mathematics in the region, the narrative also points out that teachers were trained to act in the discipline, replacing Degree and promoting adaptation to the requirements of the current educational legislation. Finally, it shows which these courses were, especially the Additional Studies and the training courses organized by the local State Board of Education and other public bodies. This work enabled us to understand the paths of mathematics teachers’ training in Brazil’s countryside, which ended up replacing Degree courses in the area.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salandim, Maria Edneia Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bordignon, Fabio [UNESP]2017-04-18T19:24:30Z2017-04-18T19:24:30Z2016-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15031700088430333004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-28T06:51:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150317Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:10:19.603873Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv 'Venha cá' e comece a ensinar matemática: uma história da formação de professores na região de Barreiras/BA
'Come here' and start to teaching mathematics: a history of teacher training in region of Barreiras/BA
title 'Venha cá' e comece a ensinar matemática: uma história da formação de professores na região de Barreiras/BA
spellingShingle 'Venha cá' e comece a ensinar matemática: uma história da formação de professores na região de Barreiras/BA
Bordignon, Fabio [UNESP]
Formação de professores
História oral
Legislação educacional
Teacher training
Oral history
Educational legislation
title_short 'Venha cá' e comece a ensinar matemática: uma história da formação de professores na região de Barreiras/BA
title_full 'Venha cá' e comece a ensinar matemática: uma história da formação de professores na região de Barreiras/BA
title_fullStr 'Venha cá' e comece a ensinar matemática: uma história da formação de professores na região de Barreiras/BA
title_full_unstemmed 'Venha cá' e comece a ensinar matemática: uma história da formação de professores na região de Barreiras/BA
title_sort 'Venha cá' e comece a ensinar matemática: uma história da formação de professores na região de Barreiras/BA
author Bordignon, Fabio [UNESP]
author_facet Bordignon, Fabio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salandim, Maria Edneia Martins [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordignon, Fabio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
História oral
Legislação educacional
Teacher training
Oral history
Educational legislation
topic Formação de professores
História oral
Legislação educacional
Teacher training
Oral history
Educational legislation
description A presente dissertação conta uma história sobre a formação de professores de Matemática na região de Barreiras-Bahia, antes da institucionalização dos cursos de Licenciatura em Matemática, o que vem ocorrendo a partir de 2006. Mobilizando a metodologia da História Oral, foram entrevistadas sete professoras que atuaram e vêm atuando na região desde 1959. Essas entrevistas foram gravadas, transcritas, textualizadas e autorizadas pelas depoentes, seguindo-se procedimentos já validados pelo grupo de pesquisa GHOEM, que vem empreendendo um trabalho de mapeamento da formação e atuação dos professores de Matemática no Brasil. Este trabalho é o primeiro dentro do grupo a estudar uma região da Bahia. A partir dos depoimentos dados, foi realizada uma análise narrativa de narrativas, compondo-se outra narração com base nas narrativas dos principais pontos relatados pelas entrevistadas. Nessa narração, destaca-se a história da cidade a partir do surgimento das instituições de ensino, a atuação dos cursos da Escola Normal e, posteriormente, dos cursos de Magistério como formação inicial dessas professoras. Nesta, também se evidencia o fato de que, por conta da falta de professores que ensinassem Matemática, os professores eram capacitados para atuar com a disciplina, substituindo-se a Licenciatura e promovendo-se a adequação aos requisitos da legislação educacional vigente. Por fim, a narrativa ressalta quais foram os cursos, com destaque aos Estudos Adicionais e cursos de treinamento promovidos pela Secretaria Estadual de Educação e outros órgãos públicos. Este trabalho possibilitou compreender os caminhos da formação de professores de Matemática no interior do Brasil, os quais acabaram substituindo os cursos de Licenciatura na área.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-23
2017-04-18T19:24:30Z
2017-04-18T19:24:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150317
000884303
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/150317
identifier_str_mv 000884303
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129591898800128