Curso de educação a distância Educação Ambiental: princípios e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e6.htm http://hdl.handle.net/11449/148309 |
Resumo: | Introdução: A educação a distância é uma alternativa educacional capaz de atender as demandas sociais de formação geral e atualização profissional nesta sociedade que produz conhecimento de forma intensa e rápida. Essa modalidade de educação e ensino está num avançado processo de institucionalização. Além disso, a problemática ambiental vem sendo preocupação de vários setores sociais, inclusive a universidade. Entre as estratégias buscadas para enfrentar esses problemas, estão as ações educativas ambientais. Para isso, é necessário formar educadores ambientais. A universidade também vem se responsabilizando pela formação desses educadores, realizada em diferentes modalidades. Uma alternativa é a modalidade a distância. Objetivos: proporcionar aperfeiçoamento e atualização de estudantes e profissionais de várias áreas em educação ambiental; proporcionar troca de experiências entre indivíduos preocupados com o ambiente; refletir os fundamentos teórico-metodológicos da educação ambiental; construir propostas de atualização em educação ambiental utilizando os recursos tecnológicos e pedagógicos da educação à distância; contribuir para o desenvolvimento de metodologias de ensino inovadoras, do ponto de vista pedagógico, para a educação à distância; Métodos: O curso será desenvolvido pela modalidade a distância refletindo sobre os fundamentos teórico-metodológicos da educação ambiental e discutindo tópicos específicos ambientais e aspectos teórico-práticos da educação ambiental. Utilizando a interface WEBCT serão propostas atividades de leitura, análise e discussão de textos e filmes, discussões em grupos (chats e listas de discussão), sugestão de links e pesquisas on-line. Os alunos serão convidados a desenvolver trabalhos individuais e coletivos, tais como textos, análise de páginas na Internet, entrevistas com educadores ambientais e produções plásticas. Esses trabalhos serão disponibilizados em páginas do ambiente WEBCT. Resultados esperados: Atualização de profissionais e alunos das diferentes áreas em educação ambiental. Considerando o perfil dos alunos inscritos na primeira turma (alunos de muitas regiões do Brasil e até do exterior), um dos resultados esperados é a possibilidade de intensa troca de experiências acerca das ações educativas ambientais nos diferentes espaços sociais. A organização do curso já trouxe resultados quanto ao desenvolvimento de metodologias de ensino para a educação à distância: os recursos oferecidos pela plataforma escolhida (WEBCT) e pela Internet, mostraram a possibilidade de ampliar as atividades do ensino a distância incorporando atividades de trabalho conjunto e cooperativo entre os alunos, superando a idéia de que a educação à distância seja uma modalidade de ensino individualizado. |
id |
UNSP_d4b0af23677077c125145642fc2837cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148309 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Curso de educação a distância Educação Ambiental: princípios e práticasIntrodução: A educação a distância é uma alternativa educacional capaz de atender as demandas sociais de formação geral e atualização profissional nesta sociedade que produz conhecimento de forma intensa e rápida. Essa modalidade de educação e ensino está num avançado processo de institucionalização. Além disso, a problemática ambiental vem sendo preocupação de vários setores sociais, inclusive a universidade. Entre as estratégias buscadas para enfrentar esses problemas, estão as ações educativas ambientais. Para isso, é necessário formar educadores ambientais. A universidade também vem se responsabilizando pela formação desses educadores, realizada em diferentes modalidades. Uma alternativa é a modalidade a distância. Objetivos: proporcionar aperfeiçoamento e atualização de estudantes e profissionais de várias áreas em educação ambiental; proporcionar troca de experiências entre indivíduos preocupados com o ambiente; refletir os fundamentos teórico-metodológicos da educação ambiental; construir propostas de atualização em educação ambiental utilizando os recursos tecnológicos e pedagógicos da educação à distância; contribuir para o desenvolvimento de metodologias de ensino inovadoras, do ponto de vista pedagógico, para a educação à distância; Métodos: O curso será desenvolvido pela modalidade a distância refletindo sobre os fundamentos teórico-metodológicos da educação ambiental e discutindo tópicos específicos ambientais e aspectos teórico-práticos da educação ambiental. Utilizando a interface WEBCT serão propostas atividades de leitura, análise e discussão de textos e filmes, discussões em grupos (chats e listas de discussão), sugestão de links e pesquisas on-line. Os alunos serão convidados a desenvolver trabalhos individuais e coletivos, tais como textos, análise de páginas na Internet, entrevistas com educadores ambientais e produções plásticas. Esses trabalhos serão disponibilizados em páginas do ambiente WEBCT. Resultados esperados: Atualização de profissionais e alunos das diferentes áreas em educação ambiental. Considerando o perfil dos alunos inscritos na primeira turma (alunos de muitas regiões do Brasil e até do exterior), um dos resultados esperados é a possibilidade de intensa troca de experiências acerca das ações educativas ambientais nos diferentes espaços sociais. A organização do curso já trouxe resultados quanto ao desenvolvimento de metodologias de ensino para a educação à distância: os recursos oferecidos pela plataforma escolhida (WEBCT) e pela Internet, mostraram a possibilidade de ampliar as atividades do ensino a distância incorporando atividades de trabalho conjunto e cooperativo entre os alunos, superando a idéia de que a educação à distância seja uma modalidade de ensino individualizado.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Aristeu Vieira da [UNESP]Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP]2017-01-18T18:09:38Z2017-01-18T18:09:38Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e6.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148309PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T08:05:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148309Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:03:25.787797Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curso de educação a distância Educação Ambiental: princípios e práticas |
title |
Curso de educação a distância Educação Ambiental: princípios e práticas |
spellingShingle |
Curso de educação a distância Educação Ambiental: princípios e práticas Silva, Aristeu Vieira da [UNESP] |
title_short |
Curso de educação a distância Educação Ambiental: princípios e práticas |
title_full |
Curso de educação a distância Educação Ambiental: princípios e práticas |
title_fullStr |
Curso de educação a distância Educação Ambiental: princípios e práticas |
title_full_unstemmed |
Curso de educação a distância Educação Ambiental: princípios e práticas |
title_sort |
Curso de educação a distância Educação Ambiental: princípios e práticas |
author |
Silva, Aristeu Vieira da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Aristeu Vieira da [UNESP] Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aristeu Vieira da [UNESP] Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP] |
description |
Introdução: A educação a distância é uma alternativa educacional capaz de atender as demandas sociais de formação geral e atualização profissional nesta sociedade que produz conhecimento de forma intensa e rápida. Essa modalidade de educação e ensino está num avançado processo de institucionalização. Além disso, a problemática ambiental vem sendo preocupação de vários setores sociais, inclusive a universidade. Entre as estratégias buscadas para enfrentar esses problemas, estão as ações educativas ambientais. Para isso, é necessário formar educadores ambientais. A universidade também vem se responsabilizando pela formação desses educadores, realizada em diferentes modalidades. Uma alternativa é a modalidade a distância. Objetivos: proporcionar aperfeiçoamento e atualização de estudantes e profissionais de várias áreas em educação ambiental; proporcionar troca de experiências entre indivíduos preocupados com o ambiente; refletir os fundamentos teórico-metodológicos da educação ambiental; construir propostas de atualização em educação ambiental utilizando os recursos tecnológicos e pedagógicos da educação à distância; contribuir para o desenvolvimento de metodologias de ensino inovadoras, do ponto de vista pedagógico, para a educação à distância; Métodos: O curso será desenvolvido pela modalidade a distância refletindo sobre os fundamentos teórico-metodológicos da educação ambiental e discutindo tópicos específicos ambientais e aspectos teórico-práticos da educação ambiental. Utilizando a interface WEBCT serão propostas atividades de leitura, análise e discussão de textos e filmes, discussões em grupos (chats e listas de discussão), sugestão de links e pesquisas on-line. Os alunos serão convidados a desenvolver trabalhos individuais e coletivos, tais como textos, análise de páginas na Internet, entrevistas com educadores ambientais e produções plásticas. Esses trabalhos serão disponibilizados em páginas do ambiente WEBCT. Resultados esperados: Atualização de profissionais e alunos das diferentes áreas em educação ambiental. Considerando o perfil dos alunos inscritos na primeira turma (alunos de muitas regiões do Brasil e até do exterior), um dos resultados esperados é a possibilidade de intensa troca de experiências acerca das ações educativas ambientais nos diferentes espaços sociais. A organização do curso já trouxe resultados quanto ao desenvolvimento de metodologias de ensino para a educação à distância: os recursos oferecidos pela plataforma escolhida (WEBCT) e pela Internet, mostraram a possibilidade de ampliar as atividades do ensino a distância incorporando atividades de trabalho conjunto e cooperativo entre os alunos, superando a idéia de que a educação à distância seja uma modalidade de ensino individualizado. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:09:38Z 2017-01-18T18:09:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e6.htm http://hdl.handle.net/11449/148309 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e6.htm http://hdl.handle.net/11449/148309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129278552834048 |