O trabalho do professor universitário: percepções e sentimentos de assistentes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Josiani Julião Alves de [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/106101
Resumo: O trabalho do professor universitário é de vital importância para a formação integral de seus alunos. Partindo desse pressuposto, o objetivo desta investigação é conhecer a contribuição dos professores na formação de assistentes sociais considerando como eixo de análise, o que Luckesi (1990) denomina de compromisso político e compromisso pedagógico que os professores têm que desenvolver em seu trabalho. O caminho escolhido para conduzir este estudo foi o de privilegiar os sentimentos e percepções de assistentes sociais sobre o papel dos professores em suas vidas. A partir de um referencial que privilegia o humano, desenvolvemos uma pesquisa de campo com 14 assistentes sociais da região de São José do Rio Preto-SP, sendo os dados coletados através de entrevistas semi-estruturadas. As falas foram submetidas a análise temática de conteúdos. A pesquisa revelou que a maioria das assistentes sociais percebe de forma positiva a contribuição do trabalho do professor em sua formação pessoal e profissional, destacando o valor dos professores na facilitação desse processo graças ao compromisso político e pedagógico dos mesmos.
id UNSP_d4e7959f261db0f78f785e74903d50a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106101
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O trabalho do professor universitário: percepções e sentimentos de assistentes sociaisServiço social - Estudo e ensinoAssistentes sociais - Formação profissionalProfessores universitarios - Compromisso (Ética)Professor universitário - TrabalhoCompromisso políticoCompromisso pedagógicoUniversity teacher - WorkPolitical commitmentPedagogic commitmentSocial ServiceO trabalho do professor universitário é de vital importância para a formação integral de seus alunos. Partindo desse pressuposto, o objetivo desta investigação é conhecer a contribuição dos professores na formação de assistentes sociais considerando como eixo de análise, o que Luckesi (1990) denomina de compromisso político e compromisso pedagógico que os professores têm que desenvolver em seu trabalho. O caminho escolhido para conduzir este estudo foi o de privilegiar os sentimentos e percepções de assistentes sociais sobre o papel dos professores em suas vidas. A partir de um referencial que privilegia o humano, desenvolvemos uma pesquisa de campo com 14 assistentes sociais da região de São José do Rio Preto-SP, sendo os dados coletados através de entrevistas semi-estruturadas. As falas foram submetidas a análise temática de conteúdos. A pesquisa revelou que a maioria das assistentes sociais percebe de forma positiva a contribuição do trabalho do professor em sua formação pessoal e profissional, destacando o valor dos professores na facilitação desse processo graças ao compromisso político e pedagógico dos mesmos.The university teacher's work is of vital importance for the students' integral formation. Leaving of that presupposition, the objective of this investigation is to know the teachers' contribution in the social workers formation considering as analysis axis, which Luckesi (1990) denominate of political commitment and pedagogic commitment that the teachers have to develop in its work. The way chosen to drive this study was it of privileging the feelings and the social workers perceptions on the teachers' paper in its lives. Starting from a referential that privileges the human, we developed a field research with 14 social workers of the area of São José do Rio Preto-SP, being the data collected through semi-structured interviews. The speeches were submitted the thematic analysis of contents. The research revealed that most of the social workers perceives in a positive way the contribution of the teacher's work in its personal and professional formation, highlighting the teachers' value in the facilitation of that process thanks to the political and pedagogic commitment of the same ones.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gera, Maria Zita Figueiredo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Josiani Julião Alves de [UNESP]2014-06-11T19:35:14Z2014-06-11T19:35:14Z2004-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis100 f.application/pdfOLIVEIRA, Josiani Julião Alves de. O trabalho do professor universitário: percepções e sentimentos de assistentes sociais. 2004. 100 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2004.http://hdl.handle.net/11449/106101000221453oliveira_jja_dr_fran.pdf33004072067P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T19:37:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106101Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:49:19.075350Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho do professor universitário: percepções e sentimentos de assistentes sociais
title O trabalho do professor universitário: percepções e sentimentos de assistentes sociais
spellingShingle O trabalho do professor universitário: percepções e sentimentos de assistentes sociais
Oliveira, Josiani Julião Alves de [UNESP]
Serviço social - Estudo e ensino
Assistentes sociais - Formação profissional
Professores universitarios - Compromisso (Ética)
Professor universitário - Trabalho
Compromisso político
Compromisso pedagógico
University teacher - Work
Political commitment
Pedagogic commitment
Social Service
title_short O trabalho do professor universitário: percepções e sentimentos de assistentes sociais
title_full O trabalho do professor universitário: percepções e sentimentos de assistentes sociais
title_fullStr O trabalho do professor universitário: percepções e sentimentos de assistentes sociais
title_full_unstemmed O trabalho do professor universitário: percepções e sentimentos de assistentes sociais
title_sort O trabalho do professor universitário: percepções e sentimentos de assistentes sociais
author Oliveira, Josiani Julião Alves de [UNESP]
author_facet Oliveira, Josiani Julião Alves de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gera, Maria Zita Figueiredo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Josiani Julião Alves de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço social - Estudo e ensino
Assistentes sociais - Formação profissional
Professores universitarios - Compromisso (Ética)
Professor universitário - Trabalho
Compromisso político
Compromisso pedagógico
University teacher - Work
Political commitment
Pedagogic commitment
Social Service
topic Serviço social - Estudo e ensino
Assistentes sociais - Formação profissional
Professores universitarios - Compromisso (Ética)
Professor universitário - Trabalho
Compromisso político
Compromisso pedagógico
University teacher - Work
Political commitment
Pedagogic commitment
Social Service
description O trabalho do professor universitário é de vital importância para a formação integral de seus alunos. Partindo desse pressuposto, o objetivo desta investigação é conhecer a contribuição dos professores na formação de assistentes sociais considerando como eixo de análise, o que Luckesi (1990) denomina de compromisso político e compromisso pedagógico que os professores têm que desenvolver em seu trabalho. O caminho escolhido para conduzir este estudo foi o de privilegiar os sentimentos e percepções de assistentes sociais sobre o papel dos professores em suas vidas. A partir de um referencial que privilegia o humano, desenvolvemos uma pesquisa de campo com 14 assistentes sociais da região de São José do Rio Preto-SP, sendo os dados coletados através de entrevistas semi-estruturadas. As falas foram submetidas a análise temática de conteúdos. A pesquisa revelou que a maioria das assistentes sociais percebe de forma positiva a contribuição do trabalho do professor em sua formação pessoal e profissional, destacando o valor dos professores na facilitação desse processo graças ao compromisso político e pedagógico dos mesmos.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03-24
2014-06-11T19:35:14Z
2014-06-11T19:35:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Josiani Julião Alves de. O trabalho do professor universitário: percepções e sentimentos de assistentes sociais. 2004. 100 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2004.
http://hdl.handle.net/11449/106101
000221453
oliveira_jja_dr_fran.pdf
33004072067P2
identifier_str_mv OLIVEIRA, Josiani Julião Alves de. O trabalho do professor universitário: percepções e sentimentos de assistentes sociais. 2004. 100 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2004.
000221453
oliveira_jja_dr_fran.pdf
33004072067P2
url http://hdl.handle.net/11449/106101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129253694242816