A Educação Rumo à Parceria Público Privada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1407 http://hdl.handle.net/11449/106786 |
Resumo: | O processo do neoliberalismo revela, no seu momento mais intenso, a submissão de todos os níveis da vida humana a transações mercantis, a inclinação capitalista à mercantilização mundial. Desse modo, as propostas neoliberais objetivam, sobretudo, a criação de um sentimento único para garantir o sucesso de seus ideais de globalização, de livre-economia e de Estado mínimo, não interventor nas políticas sociais, mas servidor do mercado. Dentre os artifícios utilizados pelos propositores neoliberais encontram-se as Parcerias Público-Privadas (PPPs) com as quais este artigo se ocupa. A partir da conceituação e da caracterização do instrumento Parcerias Público-Privadas (PPPs), foram analisados projetos nacionais e europeus desenvolvidos através das PPPs.Os temas desses projetos envolvem Tecnologia de Informática e Comunicação e eLearning (ensino + tecnologia + a distância). As reflexões evidenciaram que as parcerias entre governos e empresas multinacionais podem levar a uma perda de controle por parte do Estado sobre a formação educacional dos cidadãos e da perda de identidade de seus currículos. Por outro lado, essas parcerias trazem ganhos políticos aos Estados e econômicos às empresas. |
id |
UNSP_d4f02fd363b809851a1dbb7339ad063b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/106786 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A Educação Rumo à Parceria Público PrivadaEducation in the Direction of Public-Private PartnershipParceria público-privadaTICeLearningPolítica educacionalO processo do neoliberalismo revela, no seu momento mais intenso, a submissão de todos os níveis da vida humana a transações mercantis, a inclinação capitalista à mercantilização mundial. Desse modo, as propostas neoliberais objetivam, sobretudo, a criação de um sentimento único para garantir o sucesso de seus ideais de globalização, de livre-economia e de Estado mínimo, não interventor nas políticas sociais, mas servidor do mercado. Dentre os artifícios utilizados pelos propositores neoliberais encontram-se as Parcerias Público-Privadas (PPPs) com as quais este artigo se ocupa. A partir da conceituação e da caracterização do instrumento Parcerias Público-Privadas (PPPs), foram analisados projetos nacionais e europeus desenvolvidos através das PPPs.Os temas desses projetos envolvem Tecnologia de Informática e Comunicação e eLearning (ensino + tecnologia + a distância). As reflexões evidenciaram que as parcerias entre governos e empresas multinacionais podem levar a uma perda de controle por parte do Estado sobre a formação educacional dos cidadãos e da perda de identidade de seus currículos. Por outro lado, essas parcerias trazem ganhos políticos aos Estados e econômicos às empresas.The process of the neoliberalism reveals, at its more intense moment, the submission of all the levels of the life human being the mercantile transactions, the capitalist inclination to the world-wide trading. In this manner, the neoliberal proposals objectify, over all, the creation of an only feeling to guarantee the success of its ideals of globalization, free-economy and State minimum, not inhibit the social politics, but partnership of the market. Amongst the artifices used for the neoliberal proposers, placed the Public-Private Partnerships (PPPs) with which this article concerns. From the conceptualization and characterization of the instrument Public-Private Partnerships (PPPs), national and European projects, developed through the PPPs, had been analyzed. The subjects of these projects involve Technology of Computer science and Communication and eLearning (education + technology + in the distance). Reflections had evidenced that the partnerships between governments and multinationals companies can lead to a loss of control on the part of the State on the educational formation of the citizens and the loss of identity of its resumes. The explanation for this phenomenon happens of the trend to the globalization. On the other hand, these partnerships bring profits politicians to the governments and economic to the companies.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Eiras, Norma Suely Siqueira [UNESP]2014-06-24T19:53:34Z2014-06-24T19:53:34Z2008-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1407Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 30, 2008, p. 127.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106786ISSN1981-8106-2008-18-30-127-139.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T06:23:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106786Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:05:14.987751Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Rumo à Parceria Público Privada Education in the Direction of Public-Private Partnership |
title |
A Educação Rumo à Parceria Público Privada |
spellingShingle |
A Educação Rumo à Parceria Público Privada Eiras, Norma Suely Siqueira [UNESP] Parceria público-privada TIC eLearning Política educacional |
title_short |
A Educação Rumo à Parceria Público Privada |
title_full |
A Educação Rumo à Parceria Público Privada |
title_fullStr |
A Educação Rumo à Parceria Público Privada |
title_full_unstemmed |
A Educação Rumo à Parceria Público Privada |
title_sort |
A Educação Rumo à Parceria Público Privada |
author |
Eiras, Norma Suely Siqueira [UNESP] |
author_facet |
Eiras, Norma Suely Siqueira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eiras, Norma Suely Siqueira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parceria público-privada TIC eLearning Política educacional |
topic |
Parceria público-privada TIC eLearning Política educacional |
description |
O processo do neoliberalismo revela, no seu momento mais intenso, a submissão de todos os níveis da vida humana a transações mercantis, a inclinação capitalista à mercantilização mundial. Desse modo, as propostas neoliberais objetivam, sobretudo, a criação de um sentimento único para garantir o sucesso de seus ideais de globalização, de livre-economia e de Estado mínimo, não interventor nas políticas sociais, mas servidor do mercado. Dentre os artifícios utilizados pelos propositores neoliberais encontram-se as Parcerias Público-Privadas (PPPs) com as quais este artigo se ocupa. A partir da conceituação e da caracterização do instrumento Parcerias Público-Privadas (PPPs), foram analisados projetos nacionais e europeus desenvolvidos através das PPPs.Os temas desses projetos envolvem Tecnologia de Informática e Comunicação e eLearning (ensino + tecnologia + a distância). As reflexões evidenciaram que as parcerias entre governos e empresas multinacionais podem levar a uma perda de controle por parte do Estado sobre a formação educacional dos cidadãos e da perda de identidade de seus currículos. Por outro lado, essas parcerias trazem ganhos políticos aos Estados e econômicos às empresas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-22 2014-06-24T19:53:34Z 2014-06-24T19:53:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1407 Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 30, 2008, p. 127. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/106786 ISSN1981-8106-2008-18-30-127-139.pdf |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1407 http://hdl.handle.net/11449/106786 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 30, 2008, p. 127. 1981-8106 ISSN1981-8106-2008-18-30-127-139.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129390996881408 |