A Educação Rumo à Parceria Público Privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eiras, Norma Suely Siqueira [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1407
http://hdl.handle.net/11449/106786
Resumo: O processo do neoliberalismo revela, no seu momento mais intenso, a submissão de todos os níveis da vida humana a transações mercantis, a inclinação capitalista à mercantilização mundial. Desse modo, as propostas neoliberais objetivam, sobretudo, a criação de um sentimento único para garantir o sucesso de seus ideais de globalização, de livre-economia e de Estado mínimo, não interventor nas políticas sociais, mas servidor do mercado. Dentre os artifícios utilizados pelos propositores neoliberais encontram-se as Parcerias Público-Privadas (PPPs) com as quais este artigo se ocupa. A partir da conceituação e da caracterização do instrumento Parcerias Público-Privadas (PPPs), foram analisados projetos nacionais e europeus desenvolvidos através das PPPs.Os temas desses projetos envolvem Tecnologia de Informática e Comunicação e eLearning (ensino + tecnologia + a distância). As reflexões evidenciaram que as parcerias entre governos e empresas multinacionais podem levar a uma perda de controle por parte do Estado sobre a formação educacional dos cidadãos e da perda de identidade de seus currículos. Por outro lado, essas parcerias trazem ganhos políticos aos Estados e econômicos às empresas.
id UNSP_d4f02fd363b809851a1dbb7339ad063b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106786
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Educação Rumo à Parceria Público PrivadaEducation in the Direction of Public-Private PartnershipParceria público-privadaTICeLearningPolítica educacionalO processo do neoliberalismo revela, no seu momento mais intenso, a submissão de todos os níveis da vida humana a transações mercantis, a inclinação capitalista à mercantilização mundial. Desse modo, as propostas neoliberais objetivam, sobretudo, a criação de um sentimento único para garantir o sucesso de seus ideais de globalização, de livre-economia e de Estado mínimo, não interventor nas políticas sociais, mas servidor do mercado. Dentre os artifícios utilizados pelos propositores neoliberais encontram-se as Parcerias Público-Privadas (PPPs) com as quais este artigo se ocupa. A partir da conceituação e da caracterização do instrumento Parcerias Público-Privadas (PPPs), foram analisados projetos nacionais e europeus desenvolvidos através das PPPs.Os temas desses projetos envolvem Tecnologia de Informática e Comunicação e eLearning (ensino + tecnologia + a distância). As reflexões evidenciaram que as parcerias entre governos e empresas multinacionais podem levar a uma perda de controle por parte do Estado sobre a formação educacional dos cidadãos e da perda de identidade de seus currículos. Por outro lado, essas parcerias trazem ganhos políticos aos Estados e econômicos às empresas.The process of the neoliberalism reveals, at its more intense moment, the submission of all the levels of the life human being the mercantile transactions, the capitalist inclination to the world-wide trading. In this manner, the neoliberal proposals objectify, over all, the creation of an only feeling to guarantee the success of its ideals of globalization, free-economy and State minimum, not inhibit the social politics, but partnership of the market. Amongst the artifices used for the neoliberal proposers, placed the Public-Private Partnerships (PPPs) with which this article concerns. From the conceptualization and characterization of the instrument Public-Private Partnerships (PPPs), national and European projects, developed through the PPPs, had been analyzed. The subjects of these projects involve Technology of Computer science and Communication and eLearning (education + technology + in the distance). Reflections had evidenced that the partnerships between governments and multinationals companies can lead to a loss of control on the part of the State on the educational formation of the citizens and the loss of identity of its resumes. The explanation for this phenomenon happens of the trend to the globalization. On the other hand, these partnerships bring profits politicians to the governments and economic to the companies.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Eiras, Norma Suely Siqueira [UNESP]2014-06-24T19:53:34Z2014-06-24T19:53:34Z2008-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1407Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 30, 2008, p. 127.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106786ISSN1981-8106-2008-18-30-127-139.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T06:23:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106786Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:05:14.987751Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Rumo à Parceria Público Privada
Education in the Direction of Public-Private Partnership
title A Educação Rumo à Parceria Público Privada
spellingShingle A Educação Rumo à Parceria Público Privada
Eiras, Norma Suely Siqueira [UNESP]
Parceria público-privada
TIC
eLearning
Política educacional
title_short A Educação Rumo à Parceria Público Privada
title_full A Educação Rumo à Parceria Público Privada
title_fullStr A Educação Rumo à Parceria Público Privada
title_full_unstemmed A Educação Rumo à Parceria Público Privada
title_sort A Educação Rumo à Parceria Público Privada
author Eiras, Norma Suely Siqueira [UNESP]
author_facet Eiras, Norma Suely Siqueira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Eiras, Norma Suely Siqueira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Parceria público-privada
TIC
eLearning
Política educacional
topic Parceria público-privada
TIC
eLearning
Política educacional
description O processo do neoliberalismo revela, no seu momento mais intenso, a submissão de todos os níveis da vida humana a transações mercantis, a inclinação capitalista à mercantilização mundial. Desse modo, as propostas neoliberais objetivam, sobretudo, a criação de um sentimento único para garantir o sucesso de seus ideais de globalização, de livre-economia e de Estado mínimo, não interventor nas políticas sociais, mas servidor do mercado. Dentre os artifícios utilizados pelos propositores neoliberais encontram-se as Parcerias Público-Privadas (PPPs) com as quais este artigo se ocupa. A partir da conceituação e da caracterização do instrumento Parcerias Público-Privadas (PPPs), foram analisados projetos nacionais e europeus desenvolvidos através das PPPs.Os temas desses projetos envolvem Tecnologia de Informática e Comunicação e eLearning (ensino + tecnologia + a distância). As reflexões evidenciaram que as parcerias entre governos e empresas multinacionais podem levar a uma perda de controle por parte do Estado sobre a formação educacional dos cidadãos e da perda de identidade de seus currículos. Por outro lado, essas parcerias trazem ganhos políticos aos Estados e econômicos às empresas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-22
2014-06-24T19:53:34Z
2014-06-24T19:53:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1407
Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 30, 2008, p. 127.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/106786
ISSN1981-8106-2008-18-30-127-139.pdf
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1407
http://hdl.handle.net/11449/106786
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 30, 2008, p. 127.
1981-8106
ISSN1981-8106-2008-18-30-127-139.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129390996881408