Cultura lúdica e televisão: mediações no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bochorny, Jucileny [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92257
Resumo: O presente trabalho desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP, Campus de Presidente Prudente, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, vincula-se à linha de pesquisa intitulada Práticas Educativas e Formação de Professores. O objeto da pesquisa é a cultura lúdica da infância e tem como principal eixo a cultura de pares. Estabelece como objetivo geral compreender a presença da televisão nas atividades lúdicas das crianças e buscou verificar como as crianças exercem o processo de mediação junto aos seus pares, contemplando os conteúdos presentes nessa mídia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, dentre as estratégias adotamos observação participante no interior da escola e entrevistas com as famílias e as crianças, sujeitos da pesquisa, quanto ao armazenamento dos dados, optamos pela produção de vídeos, gravações, fotografias e o diário de campo. Os referenciais teóricos que amparam, tanto a análise como o desenvolvimento da pesquisa foram a Sociologia da Infância e a Teoria das Múltiplas Mediações. Desenvolvemos esta pesquisa na luta e na...
id UNSP_d5659b64ee3736aea004fe0aebd2eae4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92257
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cultura lúdica e televisão: mediações no contexto escolarEducaçãoTelevisão na educaçãoTelevisão e criançasInfânciaO presente trabalho desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP, Campus de Presidente Prudente, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, vincula-se à linha de pesquisa intitulada Práticas Educativas e Formação de Professores. O objeto da pesquisa é a cultura lúdica da infância e tem como principal eixo a cultura de pares. Estabelece como objetivo geral compreender a presença da televisão nas atividades lúdicas das crianças e buscou verificar como as crianças exercem o processo de mediação junto aos seus pares, contemplando os conteúdos presentes nessa mídia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, dentre as estratégias adotamos observação participante no interior da escola e entrevistas com as famílias e as crianças, sujeitos da pesquisa, quanto ao armazenamento dos dados, optamos pela produção de vídeos, gravações, fotografias e o diário de campo. Os referenciais teóricos que amparam, tanto a análise como o desenvolvimento da pesquisa foram a Sociologia da Infância e a Teoria das Múltiplas Mediações. Desenvolvemos esta pesquisa na luta e na...This work with the graduate program in education from Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP, Campus de Presidente Prudente, with financial assistance from the Fundação Amparo à Pesquisa de São Paulo – FAPESP, links to the search line entitled educational practices and teacher training. The object of the search is the playful culture of childhood and has as main axis the peer culture. Establishes the general objective to understand the presence of television on children's leisure activities and sought to ascertain how children engage in the mediation process with their peers, contemplating the content present in this media. It is a qualitative research of ethnographic nature, among the strategies we have adopted participant observation within the school and interviews with families and children, subject of the research, data storage, we opted for the production of videos, recordings, photographs and the field journal. The theoretical reference guide, both the analysis and the development of research were the sociology of childhood and the theory of Multiplicity. We have developed this research in fighting and in seeking recognition of childhood and his playful culture, we believe that the understanding and acceptance of ludic... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, José Milton de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bochorny, Jucileny [UNESP]2014-06-11T19:25:38Z2014-06-11T19:25:38Z2012-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis157 f. : il.application/pdfBOCHORNY, Jucileny. Cultura lúdica e televisão: mediações no contexto escolar. 2012. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.http://hdl.handle.net/11449/92257000694759bochorny_j_me_prud.pdf33004129044P67758444123838079Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92257Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:22:34.477074Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura lúdica e televisão: mediações no contexto escolar
title Cultura lúdica e televisão: mediações no contexto escolar
spellingShingle Cultura lúdica e televisão: mediações no contexto escolar
Bochorny, Jucileny [UNESP]
Educação
Televisão na educação
Televisão e crianças
Infância
title_short Cultura lúdica e televisão: mediações no contexto escolar
title_full Cultura lúdica e televisão: mediações no contexto escolar
title_fullStr Cultura lúdica e televisão: mediações no contexto escolar
title_full_unstemmed Cultura lúdica e televisão: mediações no contexto escolar
title_sort Cultura lúdica e televisão: mediações no contexto escolar
author Bochorny, Jucileny [UNESP]
author_facet Bochorny, Jucileny [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, José Milton de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bochorny, Jucileny [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Televisão na educação
Televisão e crianças
Infância
topic Educação
Televisão na educação
Televisão e crianças
Infância
description O presente trabalho desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP, Campus de Presidente Prudente, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, vincula-se à linha de pesquisa intitulada Práticas Educativas e Formação de Professores. O objeto da pesquisa é a cultura lúdica da infância e tem como principal eixo a cultura de pares. Estabelece como objetivo geral compreender a presença da televisão nas atividades lúdicas das crianças e buscou verificar como as crianças exercem o processo de mediação junto aos seus pares, contemplando os conteúdos presentes nessa mídia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, dentre as estratégias adotamos observação participante no interior da escola e entrevistas com as famílias e as crianças, sujeitos da pesquisa, quanto ao armazenamento dos dados, optamos pela produção de vídeos, gravações, fotografias e o diário de campo. Os referenciais teóricos que amparam, tanto a análise como o desenvolvimento da pesquisa foram a Sociologia da Infância e a Teoria das Múltiplas Mediações. Desenvolvemos esta pesquisa na luta e na...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-21
2014-06-11T19:25:38Z
2014-06-11T19:25:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOCHORNY, Jucileny. Cultura lúdica e televisão: mediações no contexto escolar. 2012. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/92257
000694759
bochorny_j_me_prud.pdf
33004129044P6
7758444123838079
identifier_str_mv BOCHORNY, Jucileny. Cultura lúdica e televisão: mediações no contexto escolar. 2012. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.
000694759
bochorny_j_me_prud.pdf
33004129044P6
7758444123838079
url http://hdl.handle.net/11449/92257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 157 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128640181862400