TELEVISÃO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CULTURA DE MOVIMENTO: tecendo reflexões de uma trama no contexto da infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238551 |
Resumo: | O presente texto caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de cunho fundamentador, que teve como objetivo refletir a respeito das relações que envolvem a produção de representações sociais sobre a cultura de movimento/Educação Física, em função da centralidade da mídia televisiva na organização do cotidiano infantil e o modo como as experiências das crianças vêm se configurando neste contexto. Presentes em variados gêneros e programas, especialmente naqueles destinados à audiência infantil, essas informações e imagens sobre conteúdos e temáticas da cultura de movimento podem se constituir em representações que acabam colonizando o imaginário infantil. |
id |
UFSC_3b76b8129bea8b2a8cf7caa6d0058cc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/238551 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
TELEVISÃO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CULTURA DE MOVIMENTO: tecendo reflexões de uma trama no contexto da infânciaTelevisãoRepresentações SociaisEducação física escolarInfânciaO presente texto caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de cunho fundamentador, que teve como objetivo refletir a respeito das relações que envolvem a produção de representações sociais sobre a cultura de movimento/Educação Física, em função da centralidade da mídia televisiva na organização do cotidiano infantil e o modo como as experiências das crianças vêm se configurando neste contexto. Presentes em variados gêneros e programas, especialmente naqueles destinados à audiência infantil, essas informações e imagens sobre conteúdos e temáticas da cultura de movimento podem se constituir em representações que acabam colonizando o imaginário infantil.2022-08-30T12:16:34Z2022-08-30T12:16:34Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238551Lisbôa, Mariana MendonçaPires, Giovani De Lorenziporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T12:16:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238551Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-30T12:16:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TELEVISÃO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CULTURA DE MOVIMENTO: tecendo reflexões de uma trama no contexto da infância |
title |
TELEVISÃO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CULTURA DE MOVIMENTO: tecendo reflexões de uma trama no contexto da infância |
spellingShingle |
TELEVISÃO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CULTURA DE MOVIMENTO: tecendo reflexões de uma trama no contexto da infância Lisbôa, Mariana Mendonça Televisão Representações Sociais Educação física escolar Infância |
title_short |
TELEVISÃO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CULTURA DE MOVIMENTO: tecendo reflexões de uma trama no contexto da infância |
title_full |
TELEVISÃO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CULTURA DE MOVIMENTO: tecendo reflexões de uma trama no contexto da infância |
title_fullStr |
TELEVISÃO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CULTURA DE MOVIMENTO: tecendo reflexões de uma trama no contexto da infância |
title_full_unstemmed |
TELEVISÃO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CULTURA DE MOVIMENTO: tecendo reflexões de uma trama no contexto da infância |
title_sort |
TELEVISÃO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CULTURA DE MOVIMENTO: tecendo reflexões de uma trama no contexto da infância |
author |
Lisbôa, Mariana Mendonça |
author_facet |
Lisbôa, Mariana Mendonça Pires, Giovani De Lorenzi |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Giovani De Lorenzi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lisbôa, Mariana Mendonça Pires, Giovani De Lorenzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão Representações Sociais Educação física escolar Infância |
topic |
Televisão Representações Sociais Educação física escolar Infância |
description |
O presente texto caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de cunho fundamentador, que teve como objetivo refletir a respeito das relações que envolvem a produção de representações sociais sobre a cultura de movimento/Educação Física, em função da centralidade da mídia televisiva na organização do cotidiano infantil e o modo como as experiências das crianças vêm se configurando neste contexto. Presentes em variados gêneros e programas, especialmente naqueles destinados à audiência infantil, essas informações e imagens sobre conteúdos e temáticas da cultura de movimento podem se constituir em representações que acabam colonizando o imaginário infantil. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2022-08-30T12:16:34Z 2022-08-30T12:16:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238551 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652368336650240 |