Calado! Música, tecnologia e política em três propostas composicionais para contrabaixo e outras mídias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calado, Ricardo Bigio [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234628
Resumo: Este trabalho traz três experiências composicionais realizadas ao longo da pesquisa do Doutorado. A primeira, Abstracts, para contrabaixo e eletrônica, opera sobre elementos de aleatoriedade. A segunda proposta, na realidade, são duas pequenas peças intituladas Micropeças Antivírus, para instrumentos variados, eletrônica e vídeo, produzidas durante o confinamento por ocasião da Pandemia de COVID - 19, e traçam olhares sobre o contexto de então. A terceira, a mais longa do grupo, chama-se CALADO! - Um Recital-Documentário para contrabaixo, eletrônica e vídeo, construída a partir do livro de mesmo nome, do jornalista Stenka Calado, sobre o assassinato de seu pai, o ativista político Jaime Calado, durante uma manifestação contra integralistas em Fortaleza, em 1949. A peça foi construída a partir de performances ocorridas durante o ano eleitoral de 2018, com modificações feitas a cada apresentação, como reação ao momento político vivido. A proposta é trazer uma discussão sobre os processos criativos das obras aqui apresentadas, relacionando-os com os assuntos mencionados - Música, Tecnologia e Política, a fim de refletir sobre a linguagem musical e sobre os papéis de performer e compositor, além do contexto político polarizado no Brasil, intensificado pelas consequências advindas da Pandemia ocorrida a partir de 2020.
id UNSP_d56a7cc03cf2e176e9473b438d133716
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/234628
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Calado! Música, tecnologia e política em três propostas composicionais para contrabaixo e outras mídiasCalado! (Shut up!) Music, technology and politics in three compositional proposals for double bass and other mediaMúsica e tecnologiaMúsica e políticaProcessos artísticosEste trabalho traz três experiências composicionais realizadas ao longo da pesquisa do Doutorado. A primeira, Abstracts, para contrabaixo e eletrônica, opera sobre elementos de aleatoriedade. A segunda proposta, na realidade, são duas pequenas peças intituladas Micropeças Antivírus, para instrumentos variados, eletrônica e vídeo, produzidas durante o confinamento por ocasião da Pandemia de COVID - 19, e traçam olhares sobre o contexto de então. A terceira, a mais longa do grupo, chama-se CALADO! - Um Recital-Documentário para contrabaixo, eletrônica e vídeo, construída a partir do livro de mesmo nome, do jornalista Stenka Calado, sobre o assassinato de seu pai, o ativista político Jaime Calado, durante uma manifestação contra integralistas em Fortaleza, em 1949. A peça foi construída a partir de performances ocorridas durante o ano eleitoral de 2018, com modificações feitas a cada apresentação, como reação ao momento político vivido. A proposta é trazer uma discussão sobre os processos criativos das obras aqui apresentadas, relacionando-os com os assuntos mencionados - Música, Tecnologia e Política, a fim de refletir sobre a linguagem musical e sobre os papéis de performer e compositor, além do contexto político polarizado no Brasil, intensificado pelas consequências advindas da Pandemia ocorrida a partir de 2020.This work brings three compositional experiences carried out throughout the Phd research. The first, Abstracts, for double bass and electronics, operates on elements of chance. The second proposal, in fact, are two small pieces entitled Micropeças Antivirus, for various instruments, electronics and video, produced in the lockdown during the COVID – 19 Pandemic, which draw views on the context of the time. The third, the longest in the group, is called CALADO! (SILENT!) - A Recital-Documentary for double bass, electronic and video, built from the book of the same name, by journalist Stenka Calado, about the murder of his father, the political activist Jaime Calado, during a demonstration against members of the "integralist" movement in Fortaleza, in 1949. The piece was built from performances during the election year 2018, with modifications made for each presentation, as a reaction to the political moment lived. The proposal is to bring a discussion about the creative processes of the works presented here, relating them to the mentioned elements - Music, Technology and Politics, in order to reflect on musical language and on the roles of performer and composer beyond the polarized political context in Brazil and intensified by the consequences of the Pandemic from 2020.Universidade Estadual Paulista (Unesp)De Bonis, Maurício Funcia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calado, Ricardo Bigio [UNESP]2022-05-09T15:40:20Z2022-05-09T15:40:20Z2022-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23462833004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-20T06:09:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234628Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:10:46.327158Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Calado! Música, tecnologia e política em três propostas composicionais para contrabaixo e outras mídias
Calado! (Shut up!) Music, technology and politics in three compositional proposals for double bass and other media
title Calado! Música, tecnologia e política em três propostas composicionais para contrabaixo e outras mídias
spellingShingle Calado! Música, tecnologia e política em três propostas composicionais para contrabaixo e outras mídias
Calado, Ricardo Bigio [UNESP]
Música e tecnologia
Música e política
Processos artísticos
title_short Calado! Música, tecnologia e política em três propostas composicionais para contrabaixo e outras mídias
title_full Calado! Música, tecnologia e política em três propostas composicionais para contrabaixo e outras mídias
title_fullStr Calado! Música, tecnologia e política em três propostas composicionais para contrabaixo e outras mídias
title_full_unstemmed Calado! Música, tecnologia e política em três propostas composicionais para contrabaixo e outras mídias
title_sort Calado! Música, tecnologia e política em três propostas composicionais para contrabaixo e outras mídias
author Calado, Ricardo Bigio [UNESP]
author_facet Calado, Ricardo Bigio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Bonis, Maurício Funcia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Calado, Ricardo Bigio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Música e tecnologia
Música e política
Processos artísticos
topic Música e tecnologia
Música e política
Processos artísticos
description Este trabalho traz três experiências composicionais realizadas ao longo da pesquisa do Doutorado. A primeira, Abstracts, para contrabaixo e eletrônica, opera sobre elementos de aleatoriedade. A segunda proposta, na realidade, são duas pequenas peças intituladas Micropeças Antivírus, para instrumentos variados, eletrônica e vídeo, produzidas durante o confinamento por ocasião da Pandemia de COVID - 19, e traçam olhares sobre o contexto de então. A terceira, a mais longa do grupo, chama-se CALADO! - Um Recital-Documentário para contrabaixo, eletrônica e vídeo, construída a partir do livro de mesmo nome, do jornalista Stenka Calado, sobre o assassinato de seu pai, o ativista político Jaime Calado, durante uma manifestação contra integralistas em Fortaleza, em 1949. A peça foi construída a partir de performances ocorridas durante o ano eleitoral de 2018, com modificações feitas a cada apresentação, como reação ao momento político vivido. A proposta é trazer uma discussão sobre os processos criativos das obras aqui apresentadas, relacionando-os com os assuntos mencionados - Música, Tecnologia e Política, a fim de refletir sobre a linguagem musical e sobre os papéis de performer e compositor, além do contexto político polarizado no Brasil, intensificado pelas consequências advindas da Pandemia ocorrida a partir de 2020.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-09T15:40:20Z
2022-05-09T15:40:20Z
2022-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/234628
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/234628
identifier_str_mv 33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128905256632320