Música antiga : linhas de orientação para uma abordagem pedagógica ao contrabaixo barroco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ricardo Jorge Duarte de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6485
Resumo: O presente Relatório Final do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART-IPCB) é constituído por duas partes distintas. A primeira parte, denominada de Prática de Ensino Supervisionada, apresenta, descreve e reflete o trabalho desenvolvido ao longo do estágio de prática de ensino realizado na Academia de Música e Dança do Fundão [AMDF], orientado e supervisionado, respetivamente, pelo Professor Carlos Branco e pelo Professor Doutor Adriano Aguiar. Nesta parte, é feita a caracterização da escola e do meio onde esta está situada, a cidade do Fundão, apresenta-se a caracterização dos alunos envolvidos no nosso estágio, bem como a descrição das atividades realizadas com os mesmos durante as aulas de instrumento e as aulas de classe de conjunto. A segunda parte, denominada “Linhas de Orientação para uma Abordagem Pedagógica ao Contrabaixo Barroco”, reúne um conjunto de informações orientadoras para a iniciação do estudo e interpretação do instrumento Contrabaixo no âmbito da Música Antiga. Engloba o contexto da interpretação dos reportórios dos séculos XVI, XVII e XVIII, as características da sua linguagem e os alicerces que permitem uma aproximação a uma abordagem pedagógica com características históricas. Sendo direcionado para o Contrabaixo, o trabalho foca a principal linha de interpretação deste instrumento versando a conceptualização da realização de um baixo contínuo. Tenta, igualmente, explanar a origem da designação do instrumento bem como as características dos materiais para a sua prática musical.
id RCAP_da2ec1bf09d691cbdbce89c87d4663ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6485
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Música antiga : linhas de orientação para uma abordagem pedagógica ao contrabaixo barrocoEnsino de músicaMúsica antigaContrabaixo barrocoBaixo contínuoInterpretação de música antigaTeaching of musicEarly musicBaroque double bassBasso continuoInterpretation of early musicDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente Relatório Final do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART-IPCB) é constituído por duas partes distintas. A primeira parte, denominada de Prática de Ensino Supervisionada, apresenta, descreve e reflete o trabalho desenvolvido ao longo do estágio de prática de ensino realizado na Academia de Música e Dança do Fundão [AMDF], orientado e supervisionado, respetivamente, pelo Professor Carlos Branco e pelo Professor Doutor Adriano Aguiar. Nesta parte, é feita a caracterização da escola e do meio onde esta está situada, a cidade do Fundão, apresenta-se a caracterização dos alunos envolvidos no nosso estágio, bem como a descrição das atividades realizadas com os mesmos durante as aulas de instrumento e as aulas de classe de conjunto. A segunda parte, denominada “Linhas de Orientação para uma Abordagem Pedagógica ao Contrabaixo Barroco”, reúne um conjunto de informações orientadoras para a iniciação do estudo e interpretação do instrumento Contrabaixo no âmbito da Música Antiga. Engloba o contexto da interpretação dos reportórios dos séculos XVI, XVII e XVIII, as características da sua linguagem e os alicerces que permitem uma aproximação a uma abordagem pedagógica com características históricas. Sendo direcionado para o Contrabaixo, o trabalho foca a principal linha de interpretação deste instrumento versando a conceptualização da realização de um baixo contínuo. Tenta, igualmente, explanar a origem da designação do instrumento bem como as características dos materiais para a sua prática musical.Abstract : This is the Final Report of the Master's degree in Teaching of Music accomplished at the Higher School of Arts of the Polytechnic Institute of Castelo Branco, Portugal (ESART-IPCB) and it is made up of two different parts. The first part is called “Supervised Teaching Practice” and it presents, describes and reflects on the work developed along the apprenticeship of teaching practice carried out in the Academy of Music and Dance of Fundão, Portugal [AMDF], guided and supervised by Teacher Carlos Branco and by Doctor Adriano Aguiar. In this part, we make the characterization of the school and its location, the city of Fundão. Simultaneously, the students' characterization involved in our apprenticeship, along with the description of the activities accomplished with those same students during the instrument classes and in the group classes are made. The second part, denominated “Early Music – Lines of orientation for a pedagogical approach to the Baroque Double Bass”, gathers guiding information for the initiation of the study and interpretation of the instrument double bass in the scope of Ancient Music. It includes the context of the interpretation of the repertoires of the 16th, 17th and 18th centuries, the characteristics of the language and it tries to find a way to approach the interpretation with historical characteristics. Specified for the Double Bass, this work focuses on the main line of the interpretation of this instrument, approaching the conceptualization of the accomplishment of a bass continuous line. It tries to explain the origin of the designation of the instrument as well as the characteristics of the materials for musical practice.Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daSantos, João Paulo Janeiro dosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSousa, Ricardo Jorge Duarte de2019-04-22T10:29:18Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6485TID:202246698porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:33Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:09.375492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Música antiga : linhas de orientação para uma abordagem pedagógica ao contrabaixo barroco
title Música antiga : linhas de orientação para uma abordagem pedagógica ao contrabaixo barroco
spellingShingle Música antiga : linhas de orientação para uma abordagem pedagógica ao contrabaixo barroco
Sousa, Ricardo Jorge Duarte de
Ensino de música
Música antiga
Contrabaixo barroco
Baixo contínuo
Interpretação de música antiga
Teaching of music
Early music
Baroque double bass
Basso continuo
Interpretation of early music
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Música antiga : linhas de orientação para uma abordagem pedagógica ao contrabaixo barroco
title_full Música antiga : linhas de orientação para uma abordagem pedagógica ao contrabaixo barroco
title_fullStr Música antiga : linhas de orientação para uma abordagem pedagógica ao contrabaixo barroco
title_full_unstemmed Música antiga : linhas de orientação para uma abordagem pedagógica ao contrabaixo barroco
title_sort Música antiga : linhas de orientação para uma abordagem pedagógica ao contrabaixo barroco
author Sousa, Ricardo Jorge Duarte de
author_facet Sousa, Ricardo Jorge Duarte de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
Santos, João Paulo Janeiro dos
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ricardo Jorge Duarte de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Música antiga
Contrabaixo barroco
Baixo contínuo
Interpretação de música antiga
Teaching of music
Early music
Baroque double bass
Basso continuo
Interpretation of early music
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Ensino de música
Música antiga
Contrabaixo barroco
Baixo contínuo
Interpretação de música antiga
Teaching of music
Early music
Baroque double bass
Basso continuo
Interpretation of early music
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente Relatório Final do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART-IPCB) é constituído por duas partes distintas. A primeira parte, denominada de Prática de Ensino Supervisionada, apresenta, descreve e reflete o trabalho desenvolvido ao longo do estágio de prática de ensino realizado na Academia de Música e Dança do Fundão [AMDF], orientado e supervisionado, respetivamente, pelo Professor Carlos Branco e pelo Professor Doutor Adriano Aguiar. Nesta parte, é feita a caracterização da escola e do meio onde esta está situada, a cidade do Fundão, apresenta-se a caracterização dos alunos envolvidos no nosso estágio, bem como a descrição das atividades realizadas com os mesmos durante as aulas de instrumento e as aulas de classe de conjunto. A segunda parte, denominada “Linhas de Orientação para uma Abordagem Pedagógica ao Contrabaixo Barroco”, reúne um conjunto de informações orientadoras para a iniciação do estudo e interpretação do instrumento Contrabaixo no âmbito da Música Antiga. Engloba o contexto da interpretação dos reportórios dos séculos XVI, XVII e XVIII, as características da sua linguagem e os alicerces que permitem uma aproximação a uma abordagem pedagógica com características históricas. Sendo direcionado para o Contrabaixo, o trabalho foca a principal linha de interpretação deste instrumento versando a conceptualização da realização de um baixo contínuo. Tenta, igualmente, explanar a origem da designação do instrumento bem como as características dos materiais para a sua prática musical.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-22T10:29:18Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6485
TID:202246698
url http://hdl.handle.net/10400.11/6485
identifier_str_mv TID:202246698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130833649401856