A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Veronica Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90854
Resumo: A literatura tem indicado que o ensino tem maior significado quando se parte de temas presentes na realidade do aluno. No entanto, um fato pode fazer parte do cotidiano e não se tornar ponto de partida para o ensino, mesmo sendo importante. Diante disso, esta pesquisa buscou investigar como quatro escolas públicas de uma região contaminada por chumbo trabalhavam esta temática. Nestas escolas encontravam-se matriculadas mais de 300 crianças com histórico de contaminação por este metal, e as demais, em condições de exposição, por morarem em uma área de risco no interior paulista. Considerou-se portanto que a temática fazia parte da realidade desta população. De modo geral, verificou-se que, temas factuais podem ser ponto de partida para o ensino, desde que o professor esteja capacitado para lidar com estratégias e conteúdos envolvidos. Do contrário, será necessário capacitá-lo. O tema da contaminação por chumbo, apesar da relevância, sem a capacitação docente, correria o risco de não ser abordado pela escola. O apoio dos órgãos governamentais, foi e será importante para promover condições para formação permanente de professores, partindo de suas necessidades.
id UNSP_d5ebe5ffea2de7e0bc2ddfc47194bff8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90854
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científicaProfessores - FormaçãoEducação científicaChumbo - Contaminação - CriançaContamination by lead in childrenScientific educationTeaching practicesA literatura tem indicado que o ensino tem maior significado quando se parte de temas presentes na realidade do aluno. No entanto, um fato pode fazer parte do cotidiano e não se tornar ponto de partida para o ensino, mesmo sendo importante. Diante disso, esta pesquisa buscou investigar como quatro escolas públicas de uma região contaminada por chumbo trabalhavam esta temática. Nestas escolas encontravam-se matriculadas mais de 300 crianças com histórico de contaminação por este metal, e as demais, em condições de exposição, por morarem em uma área de risco no interior paulista. Considerou-se portanto que a temática fazia parte da realidade desta população. De modo geral, verificou-se que, temas factuais podem ser ponto de partida para o ensino, desde que o professor esteja capacitado para lidar com estratégias e conteúdos envolvidos. Do contrário, será necessário capacitá-lo. O tema da contaminação por chumbo, apesar da relevância, sem a capacitação docente, correria o risco de não ser abordado pela escola. O apoio dos órgãos governamentais, foi e será importante para promover condições para formação permanente de professores, partindo de suas necessidades.Literature has indicated that teaching has greater significance when it comes from the studentþs reality. However, a fact can be part of the daily life and not become a starting point for teaching, even being very important. Before this, this research tries to investigate how four public schools of a region contaminated by lead worked this subject. In these schools more than 300 children were registered with description of contamination by this metal, and the others in conditions of exposition to the metal for living in a risk area in São Paulo interior. It was considered, therefore, that the subject - contamination by lead - was part of this populationþs reality. The subject of contamination by lead, although relevant, without the teachersþ qualification, runs the risk of not being adopted by the school. The support of the governmental bodies was and will always be important to promote conditions for permanent qualification of teachers, starting from their necessities.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Daibem, Ana Maria Lombardi [UNESP]Rodrigues, Olga Maria Piazentim Rolim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Veronica Aparecida [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2006-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis190 f. : il.application/pdfPEREIRA, Veronica Aparecida. A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica. 2006. 190 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/90854000465943pereira_va_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T06:28:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90854Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:21:49.439162Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica
title A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica
spellingShingle A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica
Pereira, Veronica Aparecida [UNESP]
Professores - Formação
Educação científica
Chumbo - Contaminação - Criança
Contamination by lead in children
Scientific education
Teaching practices
title_short A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica
title_full A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica
title_fullStr A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica
title_full_unstemmed A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica
title_sort A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica
author Pereira, Veronica Aparecida [UNESP]
author_facet Pereira, Veronica Aparecida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daibem, Ana Maria Lombardi [UNESP]
Rodrigues, Olga Maria Piazentim Rolim [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Veronica Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação científica
Chumbo - Contaminação - Criança
Contamination by lead in children
Scientific education
Teaching practices
topic Professores - Formação
Educação científica
Chumbo - Contaminação - Criança
Contamination by lead in children
Scientific education
Teaching practices
description A literatura tem indicado que o ensino tem maior significado quando se parte de temas presentes na realidade do aluno. No entanto, um fato pode fazer parte do cotidiano e não se tornar ponto de partida para o ensino, mesmo sendo importante. Diante disso, esta pesquisa buscou investigar como quatro escolas públicas de uma região contaminada por chumbo trabalhavam esta temática. Nestas escolas encontravam-se matriculadas mais de 300 crianças com histórico de contaminação por este metal, e as demais, em condições de exposição, por morarem em uma área de risco no interior paulista. Considerou-se portanto que a temática fazia parte da realidade desta população. De modo geral, verificou-se que, temas factuais podem ser ponto de partida para o ensino, desde que o professor esteja capacitado para lidar com estratégias e conteúdos envolvidos. Do contrário, será necessário capacitá-lo. O tema da contaminação por chumbo, apesar da relevância, sem a capacitação docente, correria o risco de não ser abordado pela escola. O apoio dos órgãos governamentais, foi e será importante para promover condições para formação permanente de professores, partindo de suas necessidades.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-02-23
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Veronica Aparecida. A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica. 2006. 190 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/90854
000465943
pereira_va_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv PEREIRA, Veronica Aparecida. A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica. 2006. 190 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.
000465943
pereira_va_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 190 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129510402424832