A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90854 |
Resumo: | A literatura tem indicado que o ensino tem maior significado quando se parte de temas presentes na realidade do aluno. No entanto, um fato pode fazer parte do cotidiano e não se tornar ponto de partida para o ensino, mesmo sendo importante. Diante disso, esta pesquisa buscou investigar como quatro escolas públicas de uma região contaminada por chumbo trabalhavam esta temática. Nestas escolas encontravam-se matriculadas mais de 300 crianças com histórico de contaminação por este metal, e as demais, em condições de exposição, por morarem em uma área de risco no interior paulista. Considerou-se portanto que a temática fazia parte da realidade desta população. De modo geral, verificou-se que, temas factuais podem ser ponto de partida para o ensino, desde que o professor esteja capacitado para lidar com estratégias e conteúdos envolvidos. Do contrário, será necessário capacitá-lo. O tema da contaminação por chumbo, apesar da relevância, sem a capacitação docente, correria o risco de não ser abordado pela escola. O apoio dos órgãos governamentais, foi e será importante para promover condições para formação permanente de professores, partindo de suas necessidades. |
id |
UNSP_d5ebe5ffea2de7e0bc2ddfc47194bff8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90854 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científicaProfessores - FormaçãoEducação científicaChumbo - Contaminação - CriançaContamination by lead in childrenScientific educationTeaching practicesA literatura tem indicado que o ensino tem maior significado quando se parte de temas presentes na realidade do aluno. No entanto, um fato pode fazer parte do cotidiano e não se tornar ponto de partida para o ensino, mesmo sendo importante. Diante disso, esta pesquisa buscou investigar como quatro escolas públicas de uma região contaminada por chumbo trabalhavam esta temática. Nestas escolas encontravam-se matriculadas mais de 300 crianças com histórico de contaminação por este metal, e as demais, em condições de exposição, por morarem em uma área de risco no interior paulista. Considerou-se portanto que a temática fazia parte da realidade desta população. De modo geral, verificou-se que, temas factuais podem ser ponto de partida para o ensino, desde que o professor esteja capacitado para lidar com estratégias e conteúdos envolvidos. Do contrário, será necessário capacitá-lo. O tema da contaminação por chumbo, apesar da relevância, sem a capacitação docente, correria o risco de não ser abordado pela escola. O apoio dos órgãos governamentais, foi e será importante para promover condições para formação permanente de professores, partindo de suas necessidades.Literature has indicated that teaching has greater significance when it comes from the studentþs reality. However, a fact can be part of the daily life and not become a starting point for teaching, even being very important. Before this, this research tries to investigate how four public schools of a region contaminated by lead worked this subject. In these schools more than 300 children were registered with description of contamination by this metal, and the others in conditions of exposition to the metal for living in a risk area in São Paulo interior. It was considered, therefore, that the subject - contamination by lead - was part of this populationþs reality. The subject of contamination by lead, although relevant, without the teachersþ qualification, runs the risk of not being adopted by the school. The support of the governmental bodies was and will always be important to promote conditions for permanent qualification of teachers, starting from their necessities.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Daibem, Ana Maria Lombardi [UNESP]Rodrigues, Olga Maria Piazentim Rolim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Veronica Aparecida [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2006-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis190 f. : il.application/pdfPEREIRA, Veronica Aparecida. A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica. 2006. 190 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/90854000465943pereira_va_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T06:28:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90854Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:21:49.439162Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica |
title |
A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica |
spellingShingle |
A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica Pereira, Veronica Aparecida [UNESP] Professores - Formação Educação científica Chumbo - Contaminação - Criança Contamination by lead in children Scientific education Teaching practices |
title_short |
A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica |
title_full |
A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica |
title_fullStr |
A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica |
title_full_unstemmed |
A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica |
title_sort |
A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica |
author |
Pereira, Veronica Aparecida [UNESP] |
author_facet |
Pereira, Veronica Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Daibem, Ana Maria Lombardi [UNESP] Rodrigues, Olga Maria Piazentim Rolim [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Veronica Aparecida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Educação científica Chumbo - Contaminação - Criança Contamination by lead in children Scientific education Teaching practices |
topic |
Professores - Formação Educação científica Chumbo - Contaminação - Criança Contamination by lead in children Scientific education Teaching practices |
description |
A literatura tem indicado que o ensino tem maior significado quando se parte de temas presentes na realidade do aluno. No entanto, um fato pode fazer parte do cotidiano e não se tornar ponto de partida para o ensino, mesmo sendo importante. Diante disso, esta pesquisa buscou investigar como quatro escolas públicas de uma região contaminada por chumbo trabalhavam esta temática. Nestas escolas encontravam-se matriculadas mais de 300 crianças com histórico de contaminação por este metal, e as demais, em condições de exposição, por morarem em uma área de risco no interior paulista. Considerou-se portanto que a temática fazia parte da realidade desta população. De modo geral, verificou-se que, temas factuais podem ser ponto de partida para o ensino, desde que o professor esteja capacitado para lidar com estratégias e conteúdos envolvidos. Do contrário, será necessário capacitá-lo. O tema da contaminação por chumbo, apesar da relevância, sem a capacitação docente, correria o risco de não ser abordado pela escola. O apoio dos órgãos governamentais, foi e será importante para promover condições para formação permanente de professores, partindo de suas necessidades. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-02-23 2014-06-11T19:24:48Z 2014-06-11T19:24:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Veronica Aparecida. A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica. 2006. 190 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006. http://hdl.handle.net/11449/90854 000465943 pereira_va_me_bauru.pdf 33004056079P0 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Veronica Aparecida. A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica. 2006. 190 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006. 000465943 pereira_va_me_bauru.pdf 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
190 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129510402424832 |