Bambolê: do truque a cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Beatriz Duarte de [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rega, Geovane Carlos [UNESP]
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253321
Resumo: A prática do bambolê no Brasil tem aumentado nos últimos anos, ganhando destaque na pandemia, quando as pessoas se viram restritas às suas casas em busca de atividades físicas e formas de expressão artística. Por ser um aparelho muito versátil, hoje está presente em diversas esferas, como no circo, na dança, na ginástica artística, na arte de rua e até em academias. No entanto, apesar de sua crescente popularidade, a disponibilidade de materiais didáticos, seja para professores ou para pessoas autodidatas, permanece escassa. Este trabalho buscou analisar as trajetórias de seis bambolistas, selecionadas com base em critérios representativos da diversidade de práticas e estilos. Além disso, foi estabelecido um laboratório de pesquisa dedicado à manipulação de bambolês. No laboratório, testamos com participantes externos alguns jogos e atividades relacionadas, criados com o intuito de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem do bambolê, e de elaborar um conjunto de fichas/cartas para o ensino de movimentos codificados (truques). Mas o propósito central deste laboratório e do conjunto de cartas desenvolvido foi explorar não apenas os movimentos técnicos, mas também propor estímulos que modificassem as sequências criadas e adicionassem camadas às ações, o que resultou no que chamamos de “cartas modificadoras de ações”. Acreditamos que essa abordagem pode enriquecer e transformar as sequências de bambolê, trazendo mais camadas cênicas e aprofundando conhecimento em processos de criação em artes circenses.
id UNSP_d61d120f22fac9755642d1cf7d6620d7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253321
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Bambolê: do truque a cenaHula hoop: del truco al escenarioArtes cênicasBambolêsMalabarismoEnsinoA prática do bambolê no Brasil tem aumentado nos últimos anos, ganhando destaque na pandemia, quando as pessoas se viram restritas às suas casas em busca de atividades físicas e formas de expressão artística. Por ser um aparelho muito versátil, hoje está presente em diversas esferas, como no circo, na dança, na ginástica artística, na arte de rua e até em academias. No entanto, apesar de sua crescente popularidade, a disponibilidade de materiais didáticos, seja para professores ou para pessoas autodidatas, permanece escassa. Este trabalho buscou analisar as trajetórias de seis bambolistas, selecionadas com base em critérios representativos da diversidade de práticas e estilos. Além disso, foi estabelecido um laboratório de pesquisa dedicado à manipulação de bambolês. No laboratório, testamos com participantes externos alguns jogos e atividades relacionadas, criados com o intuito de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem do bambolê, e de elaborar um conjunto de fichas/cartas para o ensino de movimentos codificados (truques). Mas o propósito central deste laboratório e do conjunto de cartas desenvolvido foi explorar não apenas os movimentos técnicos, mas também propor estímulos que modificassem as sequências criadas e adicionassem camadas às ações, o que resultou no que chamamos de “cartas modificadoras de ações”. Acreditamos que essa abordagem pode enriquecer e transformar as sequências de bambolê, trazendo mais camadas cênicas e aprofundando conhecimento em processos de criação em artes circenses.La práctica del hula hoop en Brasil ha aumentado en los últimos años, adquiriendo relevancia durante la pandemia, cuando las personas se vieron restringidas a sus hogares en busca de actividades físicas y formas de expresión artística. Debido a ser un dispositivo muy versátil, hoy en día se encuentra presente en diversas esferas, como el circo, la danza, la gimnasia artística, el arte callejero e incluso en gimnasios. Sin embargo, a pesar de su creciente popularidad, la disponibilidad de materiales didácticos, ya sea para profesores o para personas autodidactas, sigue siendo escasa. Este trabajo tuvo como objetivo analizar las trayectorias de seis practicantes de hula hoop, seleccionadas en base a criterios representativos de la diversidad de prácticas y estilos. Además, se estableció un laboratorio de investigación dedicado a la manipulación de hula. En el laboratorio, probamos juegos y actividades relacionadas, creados con el propósito de mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje del hula hoop y elaborar fichas para enseñar movimientos codificados (trucos). Sin embargo, el propósito central de este laboratorio fue explorar no solo los movimientos técnicos, sino también proponer estímulos que modificaran las secuencias creadas y añadieran capas a las acciones, lo que resultó en lo que llamamos "cartas modificadoras de acciones". Creemos que este enfoque puede enriquecer y transformar las secuencias de hula hoop, haciéndolas más escénicas.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vasconcelos-Oliveira, Maria Carolina [UNESP]Oliveira, Beatriz Duarte de [UNESP]Rega, Geovane Carlos [UNESP]2024-02-16T18:07:30Z2024-02-16T18:07:30Z2023-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Beatriz Duarte de; REGA, Geovane Carlos. Bambolê: do truque à cena. 2023. 105 f. TCC (Graduação) - Curso de Arte-Teatro, Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2023.https://hdl.handle.net/11449/253321porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-17T06:07:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253321Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:21:01.242927Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bambolê: do truque a cena
Hula hoop: del truco al escenario
title Bambolê: do truque a cena
spellingShingle Bambolê: do truque a cena
Oliveira, Beatriz Duarte de [UNESP]
Artes cênicas
Bambolês
Malabarismo
Ensino
title_short Bambolê: do truque a cena
title_full Bambolê: do truque a cena
title_fullStr Bambolê: do truque a cena
title_full_unstemmed Bambolê: do truque a cena
title_sort Bambolê: do truque a cena
author Oliveira, Beatriz Duarte de [UNESP]
author_facet Oliveira, Beatriz Duarte de [UNESP]
Rega, Geovane Carlos [UNESP]
author_role author
author2 Rega, Geovane Carlos [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos-Oliveira, Maria Carolina [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Beatriz Duarte de [UNESP]
Rega, Geovane Carlos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Artes cênicas
Bambolês
Malabarismo
Ensino
topic Artes cênicas
Bambolês
Malabarismo
Ensino
description A prática do bambolê no Brasil tem aumentado nos últimos anos, ganhando destaque na pandemia, quando as pessoas se viram restritas às suas casas em busca de atividades físicas e formas de expressão artística. Por ser um aparelho muito versátil, hoje está presente em diversas esferas, como no circo, na dança, na ginástica artística, na arte de rua e até em academias. No entanto, apesar de sua crescente popularidade, a disponibilidade de materiais didáticos, seja para professores ou para pessoas autodidatas, permanece escassa. Este trabalho buscou analisar as trajetórias de seis bambolistas, selecionadas com base em critérios representativos da diversidade de práticas e estilos. Além disso, foi estabelecido um laboratório de pesquisa dedicado à manipulação de bambolês. No laboratório, testamos com participantes externos alguns jogos e atividades relacionadas, criados com o intuito de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem do bambolê, e de elaborar um conjunto de fichas/cartas para o ensino de movimentos codificados (truques). Mas o propósito central deste laboratório e do conjunto de cartas desenvolvido foi explorar não apenas os movimentos técnicos, mas também propor estímulos que modificassem as sequências criadas e adicionassem camadas às ações, o que resultou no que chamamos de “cartas modificadoras de ações”. Acreditamos que essa abordagem pode enriquecer e transformar as sequências de bambolê, trazendo mais camadas cênicas e aprofundando conhecimento em processos de criação em artes circenses.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-08
2024-02-16T18:07:30Z
2024-02-16T18:07:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Beatriz Duarte de; REGA, Geovane Carlos. Bambolê: do truque à cena. 2023. 105 f. TCC (Graduação) - Curso de Arte-Teatro, Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/253321
identifier_str_mv OLIVEIRA, Beatriz Duarte de; REGA, Geovane Carlos. Bambolê: do truque à cena. 2023. 105 f. TCC (Graduação) - Curso de Arte-Teatro, Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/253321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128795609137152