Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/237493 |
Resumo: | Este estudo busca evidenciar as possibilidades de trabalho com as emoções da criança de 4 a 5 anos, mais especificamente, a empatia. Objetiva-se pontuar a importância da participação do adulto frente as relações rotineiras do convívio escolar, que favoreçam situações representativas para compreensão e reprodução da empatia pela criança no seu processo de socialização e emancipação. Tal processo se inicia no ambiente familiar e se complexifica por meio das propositivas dentro dos espaços de educação infantil. Dessa forma, construímos um produto didático, em formato de um livro interativo, com situações-problemas para que as crianças participantes da pesquisa se manifestem evidenciando, através de resposta simples por meio de emojis, sobre o desenvolvimento desse sentimento. Contribuindo assim, com a aprendizagem da empatia de forma lúdica, e sendo disponibilizado tanto de forma digital, como impresso, interagindo diretamente com a criança. |
id |
UNSP_d63c59f28ebeb7350d0fc5d9dfe222bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/237493 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantilCognition and emotion: empathy as an emancipatory pedagogical practice in early childhood educationEmpatiaDesenvolvimento InfantilEducação infantilEmpathyChild developmentChild educationEste estudo busca evidenciar as possibilidades de trabalho com as emoções da criança de 4 a 5 anos, mais especificamente, a empatia. Objetiva-se pontuar a importância da participação do adulto frente as relações rotineiras do convívio escolar, que favoreçam situações representativas para compreensão e reprodução da empatia pela criança no seu processo de socialização e emancipação. Tal processo se inicia no ambiente familiar e se complexifica por meio das propositivas dentro dos espaços de educação infantil. Dessa forma, construímos um produto didático, em formato de um livro interativo, com situações-problemas para que as crianças participantes da pesquisa se manifestem evidenciando, através de resposta simples por meio de emojis, sobre o desenvolvimento desse sentimento. Contribuindo assim, com a aprendizagem da empatia de forma lúdica, e sendo disponibilizado tanto de forma digital, como impresso, interagindo diretamente com a criança.This study seeks to highlight the possibilities of working with the emotions of children aged 4 to 5 years, more specifically, empathy. The objective is to point out the importance of adult participation in the routine relationships of school life, which favor representative situations for understanding and reproduction of empathy for children in their socialization and emancipation process. This process begins in the family environment and becomes more complex through propositions within early childhood education spaces. In this way, we built a didactic product, in the form of an interactive book, with problem-situations for the children participating in the research to express themselves, evidencing, through a simple response through emojis, about the development of this feeling. Thus contributing to the learning of empathy in a playful way, and being made available both digitally and in print, interacting directly with the child.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Antonio Francisco [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Corrêa, Letícia de Castro2022-11-24T11:19:16Z2022-11-24T11:19:16Z2022-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23749333004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-03T06:22:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237493Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:00:56.913135Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil Cognition and emotion: empathy as an emancipatory pedagogical practice in early childhood education |
title |
Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil |
spellingShingle |
Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil Corrêa, Letícia de Castro Empatia Desenvolvimento Infantil Educação infantil Empathy Child development Child education |
title_short |
Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil |
title_full |
Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil |
title_fullStr |
Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil |
title_sort |
Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil |
author |
Corrêa, Letícia de Castro |
author_facet |
Corrêa, Letícia de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Antonio Francisco [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Letícia de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empatia Desenvolvimento Infantil Educação infantil Empathy Child development Child education |
topic |
Empatia Desenvolvimento Infantil Educação infantil Empathy Child development Child education |
description |
Este estudo busca evidenciar as possibilidades de trabalho com as emoções da criança de 4 a 5 anos, mais especificamente, a empatia. Objetiva-se pontuar a importância da participação do adulto frente as relações rotineiras do convívio escolar, que favoreçam situações representativas para compreensão e reprodução da empatia pela criança no seu processo de socialização e emancipação. Tal processo se inicia no ambiente familiar e se complexifica por meio das propositivas dentro dos espaços de educação infantil. Dessa forma, construímos um produto didático, em formato de um livro interativo, com situações-problemas para que as crianças participantes da pesquisa se manifestem evidenciando, através de resposta simples por meio de emojis, sobre o desenvolvimento desse sentimento. Contribuindo assim, com a aprendizagem da empatia de forma lúdica, e sendo disponibilizado tanto de forma digital, como impresso, interagindo diretamente com a criança. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-24T11:19:16Z 2022-11-24T11:19:16Z 2022-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/237493 33004056091P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/237493 |
identifier_str_mv |
33004056091P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129384108785664 |