Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Letícia de Castro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237493
Resumo: Este estudo busca evidenciar as possibilidades de trabalho com as emoções da criança de 4 a 5 anos, mais especificamente, a empatia. Objetiva-se pontuar a importância da participação do adulto frente as relações rotineiras do convívio escolar, que favoreçam situações representativas para compreensão e reprodução da empatia pela criança no seu processo de socialização e emancipação. Tal processo se inicia no ambiente familiar e se complexifica por meio das propositivas dentro dos espaços de educação infantil. Dessa forma, construímos um produto didático, em formato de um livro interativo, com situações-problemas para que as crianças participantes da pesquisa se manifestem evidenciando, através de resposta simples por meio de emojis, sobre o desenvolvimento desse sentimento. Contribuindo assim, com a aprendizagem da empatia de forma lúdica, e sendo disponibilizado tanto de forma digital, como impresso, interagindo diretamente com a criança.
id UNSP_d63c59f28ebeb7350d0fc5d9dfe222bf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/237493
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantilCognition and emotion: empathy as an emancipatory pedagogical practice in early childhood educationEmpatiaDesenvolvimento InfantilEducação infantilEmpathyChild developmentChild educationEste estudo busca evidenciar as possibilidades de trabalho com as emoções da criança de 4 a 5 anos, mais especificamente, a empatia. Objetiva-se pontuar a importância da participação do adulto frente as relações rotineiras do convívio escolar, que favoreçam situações representativas para compreensão e reprodução da empatia pela criança no seu processo de socialização e emancipação. Tal processo se inicia no ambiente familiar e se complexifica por meio das propositivas dentro dos espaços de educação infantil. Dessa forma, construímos um produto didático, em formato de um livro interativo, com situações-problemas para que as crianças participantes da pesquisa se manifestem evidenciando, através de resposta simples por meio de emojis, sobre o desenvolvimento desse sentimento. Contribuindo assim, com a aprendizagem da empatia de forma lúdica, e sendo disponibilizado tanto de forma digital, como impresso, interagindo diretamente com a criança.This study seeks to highlight the possibilities of working with the emotions of children aged 4 to 5 years, more specifically, empathy. The objective is to point out the importance of adult participation in the routine relationships of school life, which favor representative situations for understanding and reproduction of empathy for children in their socialization and emancipation process. This process begins in the family environment and becomes more complex through propositions within early childhood education spaces. In this way, we built a didactic product, in the form of an interactive book, with problem-situations for the children participating in the research to express themselves, evidencing, through a simple response through emojis, about the development of this feeling. Thus contributing to the learning of empathy in a playful way, and being made available both digitally and in print, interacting directly with the child.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Antonio Francisco [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Corrêa, Letícia de Castro2022-11-24T11:19:16Z2022-11-24T11:19:16Z2022-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23749333004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-03T06:22:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237493Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:00:56.913135Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil
Cognition and emotion: empathy as an emancipatory pedagogical practice in early childhood education
title Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil
spellingShingle Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil
Corrêa, Letícia de Castro
Empatia
Desenvolvimento Infantil
Educação infantil
Empathy
Child development
Child education
title_short Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil
title_full Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil
title_fullStr Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil
title_full_unstemmed Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil
title_sort Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil
author Corrêa, Letícia de Castro
author_facet Corrêa, Letícia de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Antonio Francisco [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Letícia de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Empatia
Desenvolvimento Infantil
Educação infantil
Empathy
Child development
Child education
topic Empatia
Desenvolvimento Infantil
Educação infantil
Empathy
Child development
Child education
description Este estudo busca evidenciar as possibilidades de trabalho com as emoções da criança de 4 a 5 anos, mais especificamente, a empatia. Objetiva-se pontuar a importância da participação do adulto frente as relações rotineiras do convívio escolar, que favoreçam situações representativas para compreensão e reprodução da empatia pela criança no seu processo de socialização e emancipação. Tal processo se inicia no ambiente familiar e se complexifica por meio das propositivas dentro dos espaços de educação infantil. Dessa forma, construímos um produto didático, em formato de um livro interativo, com situações-problemas para que as crianças participantes da pesquisa se manifestem evidenciando, através de resposta simples por meio de emojis, sobre o desenvolvimento desse sentimento. Contribuindo assim, com a aprendizagem da empatia de forma lúdica, e sendo disponibilizado tanto de forma digital, como impresso, interagindo diretamente com a criança.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-24T11:19:16Z
2022-11-24T11:19:16Z
2022-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/237493
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/237493
identifier_str_mv 33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129384108785664