O papel da escola na vida de adolescentes vítimas de violência sexual: risco e proteção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Alex Sandro Gomes [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97523
Resumo: Este estudo está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente, mais especificamente à linha de pesquisa Processos Formativos, Diferença e Valores. O objetivo da pesquisa foi analisar o papel da escola na vida de adolescentes com histórico de violência sexual, considerando tanto os casos de abuso quanto exploração. O referencial teórico adotado articula-se com os pressupostos dos estudos da Resiliência, pautados principalmente numa abordagem cultural. Apresentamos ainda, a perspectiva das Sete Tensões, proposta originalmente pelo pesquisador canadense Michael Ungar, assim como sua aplicabilidade no contexto brasileiro. Trata-se de um Estudo de Casos Múltiplos, com a utilização das abordagens qualitativa e quantitativa. Para atender os objetivos propostos, a pesquisa se dividiu em dois estudos. No Estudo I, participaram 31 adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 12 e 17 anos, que freqüentavam um projeto de atendimento a crianças e adolescentes vitimas de violência sexual. Nessa etapa, os participantes responderam a dois questionários. O primeiro, denominado CYRM (Child and Youth Resilience Measure), investigou o acionamento de processos de resiliência em adolescentes. Já o segundo material, intitulado Fatores de Risco e Proteção em Crianças e Adolescentes, buscou caracterizar o contexto dos participantes, explicitando os indicadores de risco e proteção em suas vidas. Á partir do primeiro questionário utilizado no Estudo I, selecionamos, por meio da Análise de Cluster, os sujeitos que mais indicavam processos de Resiliência, sendo 6 do sexo feminino e 1 do sexo masculino. Com esse grupo, foram realizadas entrevistas estruturadas individuais, sendo que o roteiro de perguntas investigou...
id UNSP_d650bfb8bd222f54a77483d40a67f85a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97523
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O papel da escola na vida de adolescentes vítimas de violência sexual: risco e proteçãoEducaçãoAdolescentes e violênciaViolência sexual - Papel da escolaResiliencia (Traço da personalidade)Sexual violence - Role of the schoolResilienceEste estudo está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente, mais especificamente à linha de pesquisa Processos Formativos, Diferença e Valores. O objetivo da pesquisa foi analisar o papel da escola na vida de adolescentes com histórico de violência sexual, considerando tanto os casos de abuso quanto exploração. O referencial teórico adotado articula-se com os pressupostos dos estudos da Resiliência, pautados principalmente numa abordagem cultural. Apresentamos ainda, a perspectiva das Sete Tensões, proposta originalmente pelo pesquisador canadense Michael Ungar, assim como sua aplicabilidade no contexto brasileiro. Trata-se de um Estudo de Casos Múltiplos, com a utilização das abordagens qualitativa e quantitativa. Para atender os objetivos propostos, a pesquisa se dividiu em dois estudos. No Estudo I, participaram 31 adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 12 e 17 anos, que freqüentavam um projeto de atendimento a crianças e adolescentes vitimas de violência sexual. Nessa etapa, os participantes responderam a dois questionários. O primeiro, denominado CYRM (Child and Youth Resilience Measure), investigou o acionamento de processos de resiliência em adolescentes. Já o segundo material, intitulado Fatores de Risco e Proteção em Crianças e Adolescentes, buscou caracterizar o contexto dos participantes, explicitando os indicadores de risco e proteção em suas vidas. Á partir do primeiro questionário utilizado no Estudo I, selecionamos, por meio da Análise de Cluster, os sujeitos que mais indicavam processos de Resiliência, sendo 6 do sexo feminino e 1 do sexo masculino. Com esse grupo, foram realizadas entrevistas estruturadas individuais, sendo que o roteiro de perguntas investigou...This study was conducted in the Graduate Program in Education at the Universidade Estadual Paulista, Campus of Presidente Prudente, it is linked to the research topic of “Formation Processes, Diversity and Values”. The research objective was to analyze the role of schools for adolescents exposed to sexual violence, considering both cases of abuse and exploitation. The theoretical framework is structured with the assumptions of the studies of resilience, which are primarily based on a cultural approach. We also present the perspective of Seven Tensions, originally proposed by the Canadian researcher Michael Ungar, as well as its applicability in the Brazilian context. This is a Multiple Case Study with the use of qualitative and quantitative approaches. The research was divided into two studies to meet the objectives proposed. In the first study, there were 31 adolescents participating of both sexes, aged between 12 and 17 years, they were all attending a service project for children and adolescents victims of sexual violence. At this stage, participants answered two questionnaires. The first, called CYRM (Child and Youth Resilience Measure), investigated the activation processes of resilience in adolescents. The second material, entitled Risk and Protective Factors in Children and Adolescents, aimed to characterize the context of the participants, explaining the indicators of risk and protection in their lives. Out of the first questionnaire used in the study, we selected, by means of cluster analysis, participants who showed more resilience processes, including 6 females and 1 male. Within this group, we conducted structured interviews, and the script of questions investigated how elements from... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pessoa, Alex Sandro Gomes [UNESP]2014-06-11T19:29:01Z2014-06-11T19:29:01Z2011-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 f. : il.application/pdfPESSOA, Alex Sandro Gomes. O papel da escola na vida de adolescentes vítimas de violência sexual: risco e proteção. 2011. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/97523000680806pessoa_asg_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97523Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:44:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da escola na vida de adolescentes vítimas de violência sexual: risco e proteção
title O papel da escola na vida de adolescentes vítimas de violência sexual: risco e proteção
spellingShingle O papel da escola na vida de adolescentes vítimas de violência sexual: risco e proteção
Pessoa, Alex Sandro Gomes [UNESP]
Educação
Adolescentes e violência
Violência sexual - Papel da escola
Resiliencia (Traço da personalidade)
Sexual violence - Role of the school
Resilience
title_short O papel da escola na vida de adolescentes vítimas de violência sexual: risco e proteção
title_full O papel da escola na vida de adolescentes vítimas de violência sexual: risco e proteção
title_fullStr O papel da escola na vida de adolescentes vítimas de violência sexual: risco e proteção
title_full_unstemmed O papel da escola na vida de adolescentes vítimas de violência sexual: risco e proteção
title_sort O papel da escola na vida de adolescentes vítimas de violência sexual: risco e proteção
author Pessoa, Alex Sandro Gomes [UNESP]
author_facet Pessoa, Alex Sandro Gomes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Alex Sandro Gomes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Adolescentes e violência
Violência sexual - Papel da escola
Resiliencia (Traço da personalidade)
Sexual violence - Role of the school
Resilience
topic Educação
Adolescentes e violência
Violência sexual - Papel da escola
Resiliencia (Traço da personalidade)
Sexual violence - Role of the school
Resilience
description Este estudo está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente, mais especificamente à linha de pesquisa Processos Formativos, Diferença e Valores. O objetivo da pesquisa foi analisar o papel da escola na vida de adolescentes com histórico de violência sexual, considerando tanto os casos de abuso quanto exploração. O referencial teórico adotado articula-se com os pressupostos dos estudos da Resiliência, pautados principalmente numa abordagem cultural. Apresentamos ainda, a perspectiva das Sete Tensões, proposta originalmente pelo pesquisador canadense Michael Ungar, assim como sua aplicabilidade no contexto brasileiro. Trata-se de um Estudo de Casos Múltiplos, com a utilização das abordagens qualitativa e quantitativa. Para atender os objetivos propostos, a pesquisa se dividiu em dois estudos. No Estudo I, participaram 31 adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 12 e 17 anos, que freqüentavam um projeto de atendimento a crianças e adolescentes vitimas de violência sexual. Nessa etapa, os participantes responderam a dois questionários. O primeiro, denominado CYRM (Child and Youth Resilience Measure), investigou o acionamento de processos de resiliência em adolescentes. Já o segundo material, intitulado Fatores de Risco e Proteção em Crianças e Adolescentes, buscou caracterizar o contexto dos participantes, explicitando os indicadores de risco e proteção em suas vidas. Á partir do primeiro questionário utilizado no Estudo I, selecionamos, por meio da Análise de Cluster, os sujeitos que mais indicavam processos de Resiliência, sendo 6 do sexo feminino e 1 do sexo masculino. Com esse grupo, foram realizadas entrevistas estruturadas individuais, sendo que o roteiro de perguntas investigou...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-16
2014-06-11T19:29:01Z
2014-06-11T19:29:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PESSOA, Alex Sandro Gomes. O papel da escola na vida de adolescentes vítimas de violência sexual: risco e proteção. 2011. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/97523
000680806
pessoa_asg_me_prud.pdf
33004129044P6
identifier_str_mv PESSOA, Alex Sandro Gomes. O papel da escola na vida de adolescentes vítimas de violência sexual: risco e proteção. 2011. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
000680806
pessoa_asg_me_prud.pdf
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/97523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045476524621824