Desdobramentos do SARESP na prática docente: percepções de professores e coordenadores pedagógicos de escolas estaduais paulistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torrezan, Hayla Emanuelle [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/166173
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo central analisar as percepções de professores de salas regulares e professores coordenadores que atuavam junto aos anos iniciais do Ensino Fundamental (2º ao 5º ano) em escolas estaduais de um município localizado no interior do estado de São Paulo acerca das repercussões do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) na prática docente. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, a qual se deu, inicialmente, mediante um mapeamento da produção científica (dissertações e teses) que trata dessa avaliação em larga escala em dois níveis: a) Nacional: por meio do banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e, b) Estadual: por meio das bases de dados de três universidades estaduais paulistas (USP, UNESP e UNICAMP), em ambos os casos no período de 1996 a 2016, considerando vinte anos de aplicação dessa avaliação. Posteriormente, analisamos os trabalhos que tinham como foco as repercussões do SARESP na prática de docentes dos anos inicias. O contato com os pontos de vista dos professores e professores coordenadores ocorreu por intermédio de entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas com base na metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Por meio dessas duas fontes de dados, os referenciais teóricos e as entrevistas com os referidos profissionais do campo educacional, identificamos, em síntese, os seguintes desdobramentos decorrentes da avaliação em questão no trabalho pedagógico realizado pelos docentes: uso dos resultados para planejar e replanejar as práticas pedagógicas; foco estritamente nos componentes curriculares avaliados; padronização do ensino; direcionamento e controle do trabalho docente; limitação da autonomia dos professores em sala de aula; corrobora com um ensino baseado na repetição e memorização de conteúdos; imposição de um ritmo único para aprender, ocasionando a exclusão de determinados estudantes; treinamento dos estudantes para participarem desse processo avaliativo, contemplando, inclusive, as turmas não avaliadas no ano vigente; desacomodação de práticas docentes; incidência sobre as práticas avaliativas desenvolvidas nas escolas, convertendo-se em um parâmetro para as mesmas; adoção de mecanismos e estratégias para elevar os resultados; e, influência nas relações interpessoais no interior das escolas e entre escolas da rede.
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Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, a qual se deu, inicialmente, mediante um mapeamento da produção científica (dissertações e teses) que trata dessa avaliação em larga escala em dois níveis: a) Nacional: por meio do banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e, b) Estadual: por meio das bases de dados de três universidades estaduais paulistas (USP, UNESP e UNICAMP), em ambos os casos no período de 1996 a 2016, considerando vinte anos de aplicação dessa avaliação. Posteriormente, analisamos os trabalhos que tinham como foco as repercussões do SARESP na prática de docentes dos anos inicias. O contato com os pontos de vista dos professores e professores coordenadores ocorreu por intermédio de entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas com base na metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Por meio dessas duas fontes de dados, os referenciais teóricos e as entrevistas com os referidos profissionais do campo educacional, identificamos, em síntese, os seguintes desdobramentos decorrentes da avaliação em questão no trabalho pedagógico realizado pelos docentes: uso dos resultados para planejar e replanejar as práticas pedagógicas; foco estritamente nos componentes curriculares avaliados; padronização do ensino; direcionamento e controle do trabalho docente; limitação da autonomia dos professores em sala de aula; corrobora com um ensino baseado na repetição e memorização de conteúdos; imposição de um ritmo único para aprender, ocasionando a exclusão de determinados estudantes; treinamento dos estudantes para participarem desse processo avaliativo, contemplando, inclusive, as turmas não avaliadas no ano vigente; desacomodação de práticas docentes; incidência sobre as práticas avaliativas desenvolvidas nas escolas, convertendo-se em um parâmetro para as mesmas; adoção de mecanismos e estratégias para elevar os resultados; e, influência nas relações interpessoais no interior das escolas e entre escolas da rede.The main objective of this research was to verify and analyze the perception of teachers of regular classrooms and coordinating teachers who worked together in the early years of Elementary School (2nd to 5th year) in state schools of a county located in the interior of the state of São Paulo about the repercussions of the School Performance Evaluation System of the State of São Paulo (SARESP) in teaching practice. In order to do so, we carried out a qualitative research, which was initially based on a mapping of the scientific production (dissertations and theses) that deals with this evaluation on a large scale at two levels: a) National: through the theses bank and dissertations from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES); and, b) State: through the databases of three state universities in the state of São Paulo (USP, UNESP and UNICAMP), in both cases from 1996 to 2016, considering twenty years of application of this evaluation. Subsequently, we analyzed the work that focused on the repercussions of SARESP on the teaching practice of the early years. The contact with the points of view of the coordinating teachers and teachers occurred through semi-structured interviews, which were analyzed based on the content analysis methodology proposed by Bardin (2009). Through these two sources of data, the theoretical references and the interviews with these professionals in the field of education, we have identified, in synthesis, the following developments resulting from the evaluation in question in the pedagogical work carried out by the teachers: use of the results to plan and re-design the pedagogical practices; focus strictly on the evaluated curricular components; standardization of teaching; directing and controlling teaching work; limiting the autonomy of teachers in class; corroborates with a teaching based on the repetition and memorization of contents; imposing a single rhythm to learn, leading to the exclusion of certain students; training of students to participate in this evaluation process, including, non-evaluated classes in the current year; dismantling of teaching practices; incidence on the evaluation practices developed in schools, becoming a parameter for them; adoption of mechanisms and strategies to increase results; and, influence on interpersonal relationships within schools and among network schools.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Torrezan, Hayla Emanuelle [UNESP]2018-11-29T17:25:42Z2018-11-29T17:25:42Z2018-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/16617300091051533004137064P245380181500387180000-0003-4415-0978porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-10T06:21:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/166173Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:58:02.173016Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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