Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244115 |
Resumo: | O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, cujo objetivo é discutir e analisar o conceito de afetividade nos processos de ensino-aprendizagem, à luz da perspectiva walloniana. As teorias de Henri Wallon sobre emoção e afetividade são de singular relevância para o entendimento das formas de aprendizagem no ambiente escolar, tendo em vista que a afetividade, em especial na educação infantil, surge como um fator de suma importância, uma vez que se faz presente em todas as fases do desenvolvimento humano. Através deste trabalho, buscamos compreender o processo ensino-aprendizagem a partir das contribuições wallonianas à teoria psicogenética e seu contributo para uma educação integral do ser humano, logo muito mais frutífera. |
id |
UNSP_d6cc125c88b66921071d4c36045cf531 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244115 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educaçãoHenry Wallon's contributions to teaching-learning relationship and affectiveness in educationWallonEducaçãoAfetividadeAprendizagemEducationAffectivityLearningO presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, cujo objetivo é discutir e analisar o conceito de afetividade nos processos de ensino-aprendizagem, à luz da perspectiva walloniana. As teorias de Henri Wallon sobre emoção e afetividade são de singular relevância para o entendimento das formas de aprendizagem no ambiente escolar, tendo em vista que a afetividade, em especial na educação infantil, surge como um fator de suma importância, uma vez que se faz presente em todas as fases do desenvolvimento humano. Através deste trabalho, buscamos compreender o processo ensino-aprendizagem a partir das contribuições wallonianas à teoria psicogenética e seu contributo para uma educação integral do ser humano, logo muito mais frutífera.The present work is a bibliographic research of qualitative nature whose objective is to discuss and analyze the concept of affectivity in the teaching-learning processes in the light of the Wallonian perspective. The theories of Henri Wallon on emotion and affectivity are of singular relevance to the understanding of learning forms in the school environment, considering that affectivity, especially in early childhood education, emerges as a factor of utmost importance, since it is present in all phases of human development. Through this work, we seek to understand the teaching-learning process based on Wallonian contributions to the psychogenetic theory and its contribution to an integral education of the human being, which is much more fruitful.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizeti Pereira [UNESP]Prado, Ana Lucia Penteado Brandão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Branco, Jessyca Bissoli Gomes2023-06-19T14:07:10Z2023-06-19T14:07:10Z2023-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244115porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-01T14:18:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244115Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:13:07.756361Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação Henry Wallon's contributions to teaching-learning relationship and affectiveness in education |
title |
Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação |
spellingShingle |
Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação Branco, Jessyca Bissoli Gomes Wallon Educação Afetividade Aprendizagem Education Affectivity Learning |
title_short |
Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação |
title_full |
Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação |
title_fullStr |
Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação |
title_full_unstemmed |
Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação |
title_sort |
Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação |
author |
Branco, Jessyca Bissoli Gomes |
author_facet |
Branco, Jessyca Bissoli Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, César Donizeti Pereira [UNESP] Prado, Ana Lucia Penteado Brandão [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Jessyca Bissoli Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Wallon Educação Afetividade Aprendizagem Education Affectivity Learning |
topic |
Wallon Educação Afetividade Aprendizagem Education Affectivity Learning |
description |
O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, cujo objetivo é discutir e analisar o conceito de afetividade nos processos de ensino-aprendizagem, à luz da perspectiva walloniana. As teorias de Henri Wallon sobre emoção e afetividade são de singular relevância para o entendimento das formas de aprendizagem no ambiente escolar, tendo em vista que a afetividade, em especial na educação infantil, surge como um fator de suma importância, uma vez que se faz presente em todas as fases do desenvolvimento humano. Através deste trabalho, buscamos compreender o processo ensino-aprendizagem a partir das contribuições wallonianas à teoria psicogenética e seu contributo para uma educação integral do ser humano, logo muito mais frutífera. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-19T14:07:10Z 2023-06-19T14:07:10Z 2023-06-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/244115 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/244115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129405867786240 |