Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Jessyca Bissoli Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244115
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, cujo objetivo é discutir e analisar o conceito de afetividade nos processos de ensino-aprendizagem, à luz da perspectiva walloniana. As teorias de Henri Wallon sobre emoção e afetividade são de singular relevância para o entendimento das formas de aprendizagem no ambiente escolar, tendo em vista que a afetividade, em especial na educação infantil, surge como um fator de suma importância, uma vez que se faz presente em todas as fases do desenvolvimento humano. Através deste trabalho, buscamos compreender o processo ensino-aprendizagem a partir das contribuições wallonianas à teoria psicogenética e seu contributo para uma educação integral do ser humano, logo muito mais frutífera.
id UNSP_d6cc125c88b66921071d4c36045cf531
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244115
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educaçãoHenry Wallon's contributions to teaching-learning relationship and affectiveness in educationWallonEducaçãoAfetividadeAprendizagemEducationAffectivityLearningO presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, cujo objetivo é discutir e analisar o conceito de afetividade nos processos de ensino-aprendizagem, à luz da perspectiva walloniana. As teorias de Henri Wallon sobre emoção e afetividade são de singular relevância para o entendimento das formas de aprendizagem no ambiente escolar, tendo em vista que a afetividade, em especial na educação infantil, surge como um fator de suma importância, uma vez que se faz presente em todas as fases do desenvolvimento humano. Através deste trabalho, buscamos compreender o processo ensino-aprendizagem a partir das contribuições wallonianas à teoria psicogenética e seu contributo para uma educação integral do ser humano, logo muito mais frutífera.The present work is a bibliographic research of qualitative nature whose objective is to discuss and analyze the concept of affectivity in the teaching-learning processes in the light of the Wallonian perspective. The theories of Henri Wallon on emotion and affectivity are of singular relevance to the understanding of learning forms in the school environment, considering that affectivity, especially in early childhood education, emerges as a factor of utmost importance, since it is present in all phases of human development. Through this work, we seek to understand the teaching-learning process based on Wallonian contributions to the psychogenetic theory and its contribution to an integral education of the human being, which is much more fruitful.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizeti Pereira [UNESP]Prado, Ana Lucia Penteado Brandão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Branco, Jessyca Bissoli Gomes2023-06-19T14:07:10Z2023-06-19T14:07:10Z2023-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244115porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-01T14:18:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244115Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:13:07.756361Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação
Henry Wallon's contributions to teaching-learning relationship and affectiveness in education
title Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação
spellingShingle Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação
Branco, Jessyca Bissoli Gomes
Wallon
Educação
Afetividade
Aprendizagem
Education
Affectivity
Learning
title_short Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação
title_full Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação
title_fullStr Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação
title_full_unstemmed Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação
title_sort Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação
author Branco, Jessyca Bissoli Gomes
author_facet Branco, Jessyca Bissoli Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, César Donizeti Pereira [UNESP]
Prado, Ana Lucia Penteado Brandão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Jessyca Bissoli Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Wallon
Educação
Afetividade
Aprendizagem
Education
Affectivity
Learning
topic Wallon
Educação
Afetividade
Aprendizagem
Education
Affectivity
Learning
description O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, cujo objetivo é discutir e analisar o conceito de afetividade nos processos de ensino-aprendizagem, à luz da perspectiva walloniana. As teorias de Henri Wallon sobre emoção e afetividade são de singular relevância para o entendimento das formas de aprendizagem no ambiente escolar, tendo em vista que a afetividade, em especial na educação infantil, surge como um fator de suma importância, uma vez que se faz presente em todas as fases do desenvolvimento humano. Através deste trabalho, buscamos compreender o processo ensino-aprendizagem a partir das contribuições wallonianas à teoria psicogenética e seu contributo para uma educação integral do ser humano, logo muito mais frutífera.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-19T14:07:10Z
2023-06-19T14:07:10Z
2023-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244115
url http://hdl.handle.net/11449/244115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129405867786240