Plataforma Creator4all na formação de professores: implicações didático-pedagógicas na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Eduardo Pereira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239184
Resumo: No atual momento histórico, as novas tecnologias de informação e comunicação estão presentes em praticamente todas as áreas; porém, na educação pública, em especial na EJA - Educação de Jovens e Adultos, tem predominado o ensino analógico, mesmo após todo o isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19. Nesse contexto, a pesquisa objetivou responder ao seguinte questionamento: Quais contribuições a Plataforma Creator4all poderia trazer na formação de professores, para a organização e desenvolvimento de Atividade de Estudo, na Educação de Jovens e Adultos? Os sujeitos da pesquisa foram professores e estudantes, inicialmente de uma escola da região de Presidente Prudente (SP), com interações online em razão do isolamento da pandemia de COVID-19; depois; com educadores de nove estados brasileiros na modalidade de ensino a distância, e, na sequência, de forma remota e presencialmente, com professores e estudantes do município de Umuarama (PR). Na busca de respostas, foi utilizada a metodologia “Experimento Didático-Formativo”, com os fundamentos da teoria Histórico-Cultural e da teoria da ED (Educação Desenvolvimental). O Experimento aconteceu em situações de formação de professores, em momentos de planejamento, organização e desenvolvimento de atividades transformadoras, articuladas entre teoria e prática, incentivando o uso da linguagem digital com estudantes. A geração, coleta e análise de dados foram realizadas por meio de formulários, observações, vídeos gravados, áudios de entrevistas e interações com estudantes e professores. Dentre os resultados da pesquisa, destacaram-se as contribuições da Plataforma Creator4all para formação de professores autônomos, sujeitos de suas produções digitais, dentro do contexto educacional da sistematização e organização das AOE (Atividades Orientadoras de Ensino) e do desenvolvimento de AE (Atividade de Estudo), na Educação de Jovens e Adultos. Adicionalmente, outros resultados relevantes foram: a criação de novas estratégias de organização das AOE (Atividades Orientadoras de Ensino) e a criação de novos recursos da Plataforma Creator4all, ambos para atendimento das necessidades educacionais surgidas no processo ensino-aprendizagem no contexto da pesquisa. Constatamos, portanto, que a Plataforma Creator4all contribuiu com os processos formativos de professores e ampliou as possibilidades das práticas pedagógicas, tanto na organização, quanto na utilização da Atividade de Estudo, com a abordagem da Educação Desenvolvimental, favorecendo a superação do ensino tradicional, com perspectivas de formação e desenvolvimento omnilateral dos estudantes. Essa é a realidade desnudada na pesquisa, que mostra que foram atingidos o objetivo geral e os objetivos específicos da investigação, mas é necessário avançar do aparente para a essência, que é a constatação das gravíssimas deficiências estruturais, como o descaso e abandono que as escolas vêm sofrendo; a ausência dos recursos mais básicos, tais como falta de bibliotecas, salas de leitura, laboratório de Ciências; as deficiências de novas tecnologias, como banda larga, laboratórios de informática, tablets; a falta de apoio e formação de professores, situação que expõe o caos da educação pública, verdadeiro espelho das mazelas governamentais. Assim, faz-se necessário apontar com veemência para a essência, ou seja, a urgência de reformas na sociedade brasileira que ensejem a mitigação das desigualdades sociais históricas, que proporcionem condições educacionais adequadas a todos os cidadãos brasileiros.
id UNSP_d7420319cd66c97a0fc6d9c6a74a9546
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239184
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Plataforma Creator4all na formação de professores: implicações didático-pedagógicas na educação de jovens e adultosCreator4all platform in teacher training: didactic-pedagogical implications in youth and adult educationEducaçãoFormação de professoresEducação de jovens e adultosTeoria histórico-culturalEducação desenvolvimentalAtividade de estudoExperimento didático-formativoEducationTeacher trainingYouth and adult educationHistorical-cultural theoryDevelopmental educationStudy activityDidactic-formative experimentNo atual momento histórico, as novas tecnologias de informação e comunicação estão presentes em praticamente todas as áreas; porém, na educação pública, em especial na EJA - Educação de Jovens e Adultos, tem predominado o ensino analógico, mesmo após todo o isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19. Nesse contexto, a pesquisa objetivou responder ao seguinte questionamento: Quais contribuições a Plataforma Creator4all poderia trazer na formação de professores, para a organização e desenvolvimento de Atividade de Estudo, na Educação de Jovens e Adultos? Os sujeitos da pesquisa foram professores e estudantes, inicialmente de uma escola da região de Presidente Prudente (SP), com interações online em razão do isolamento da pandemia de COVID-19; depois; com educadores de nove estados brasileiros na modalidade de ensino a distância, e, na sequência, de forma remota e presencialmente, com professores e estudantes do município de Umuarama (PR). Na busca de respostas, foi utilizada a metodologia “Experimento Didático-Formativo”, com os fundamentos da teoria Histórico-Cultural e da teoria da ED (Educação Desenvolvimental). O Experimento aconteceu em situações de formação de professores, em momentos de planejamento, organização e desenvolvimento de atividades transformadoras, articuladas entre teoria e prática, incentivando o uso da linguagem digital com estudantes. A geração, coleta e análise de dados foram realizadas por meio de formulários, observações, vídeos gravados, áudios de entrevistas e interações com estudantes e professores. Dentre os resultados da pesquisa, destacaram-se as contribuições da Plataforma Creator4all para formação de professores autônomos, sujeitos de suas produções digitais, dentro do contexto educacional da sistematização e organização das AOE (Atividades Orientadoras de Ensino) e do desenvolvimento de AE (Atividade de Estudo), na Educação de Jovens e Adultos. Adicionalmente, outros resultados relevantes foram: a criação de novas estratégias de organização das AOE (Atividades Orientadoras de Ensino) e a criação de novos recursos da Plataforma Creator4all, ambos para atendimento das necessidades educacionais surgidas no processo ensino-aprendizagem no contexto da pesquisa. Constatamos, portanto, que a Plataforma Creator4all contribuiu com os processos formativos de professores e ampliou as possibilidades das práticas pedagógicas, tanto na organização, quanto na utilização da Atividade de Estudo, com a abordagem da Educação Desenvolvimental, favorecendo a superação do ensino tradicional, com perspectivas de formação e desenvolvimento omnilateral dos estudantes. Essa é a realidade desnudada na pesquisa, que mostra que foram atingidos o objetivo geral e os objetivos específicos da investigação, mas é necessário avançar do aparente para a essência, que é a constatação das gravíssimas deficiências estruturais, como o descaso e abandono que as escolas vêm sofrendo; a ausência dos recursos mais básicos, tais como falta de bibliotecas, salas de leitura, laboratório de Ciências; as deficiências de novas tecnologias, como banda larga, laboratórios de informática, tablets; a falta de apoio e formação de professores, situação que expõe o caos da educação pública, verdadeiro espelho das mazelas governamentais. Assim, faz-se necessário apontar com veemência para a essência, ou seja, a urgência de reformas na sociedade brasileira que ensejem a mitigação das desigualdades sociais históricas, que proporcionem condições educacionais adequadas a todos os cidadãos brasileiros.In this current historical moment, new information and communication technologies are present in practically all areas; however, in public education, especially in Youth and Adult Education, analogue teaching has predominated, even after all the social isolation imposed by the COVID-19 pandemic. In this context, the research aimed to answer the following question: What contributions could the Creator4all Platform bring in teacher training, for the organization and development of Study Activity, in Youth and Adult Education? The research subjects were teachers and students, initially from a school in the Presidente Prudente (SP) region, with online interactions due to the isolation of the COVID-19 pandemic; later; with educators from nine Brazilian states in the distance learning modality, and, subsequently, remotely and in person, with teachers and students from the municipality of Umuarama (PR). In the search for answers, the methodology “Didactic-Formative Experience” was used, with the foundations of the Historical-Cultural theory and the theory of Developmental Education. The Experiment took place in teacher training situations, in moments of planning, organization and development of transforming activities, articulated between theory and practice, encouraging the use of digital language with students. The generation, collection and analysis of data were carried out through forms, observations, recorded videos, audio interviews and interactions with students and teachers. Among the research results, the contributions of the Creator4all technological platform for the training of autonomous teachers, subjects of their digital productions, within the educational context of the systematization and organization of Teaching Guiding Activities and the development of Study Activity, in Education of Youth and Adults. Additionally, other relevant results were the creation of new strategies for organizing the Teaching Guiding Activities and the creation of new resources for the Creator4all Platform, both to meet the educational needs arising in the teaching-learning process in the context of the research. Therefore, we found that the Creator4all technological platform contributed to the training processes of teachers and expanded the possibilities of pedagogical practices, both in the organization and in the use of Study Activity, with the approach of Developmental Education, favoring the overcoming of traditional teaching, with perspectives of training and omnilateral development of students. This is the reality laid bare in the research, which shows that the general objective and the specific objectives of the investigation were achieved, but it is necessary to move from the apparent to the essence, which is the verification of the very serious structural deficiencies, such as the neglect and abandonment that schools have been suffering; the absence of the most basic resources, such as lack of libraries, reading rooms, science laboratory; the shortcomings of new technologies, such as broadband, computer labs, tablets; the lack of support and training for teachers, a situation that exposes the chaos of public education, a true mirror of governmental ills. Thus, it is necessary to vehemently point to the essence, that is, the urgency for reforms in Brazilian society that give rise to the mitigation of historical social inequalities, which provide adequate educational conditions to all Brazilian citizens.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Miguel, José Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, José Eduardo Pereira de2023-01-31T18:29:00Z2023-01-31T18:29:00Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, José Eduardo Pereira de. Plataforma Creator4all na formação de professores: implicações didático-pedagógicas na educação de jovens e adultos. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/23918433004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-09T06:31:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239184Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-09T06:31:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Plataforma Creator4all na formação de professores: implicações didático-pedagógicas na educação de jovens e adultos
Creator4all platform in teacher training: didactic-pedagogical implications in youth and adult education
title Plataforma Creator4all na formação de professores: implicações didático-pedagógicas na educação de jovens e adultos
spellingShingle Plataforma Creator4all na formação de professores: implicações didático-pedagógicas na educação de jovens e adultos
Souza, José Eduardo Pereira de
Educação
Formação de professores
Educação de jovens e adultos
Teoria histórico-cultural
Educação desenvolvimental
Atividade de estudo
Experimento didático-formativo
Education
Teacher training
Youth and adult education
Historical-cultural theory
Developmental education
Study activity
Didactic-formative experiment
title_short Plataforma Creator4all na formação de professores: implicações didático-pedagógicas na educação de jovens e adultos
title_full Plataforma Creator4all na formação de professores: implicações didático-pedagógicas na educação de jovens e adultos
title_fullStr Plataforma Creator4all na formação de professores: implicações didático-pedagógicas na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Plataforma Creator4all na formação de professores: implicações didático-pedagógicas na educação de jovens e adultos
title_sort Plataforma Creator4all na formação de professores: implicações didático-pedagógicas na educação de jovens e adultos
author Souza, José Eduardo Pereira de
author_facet Souza, José Eduardo Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miguel, José Carlos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Eduardo Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores
Educação de jovens e adultos
Teoria histórico-cultural
Educação desenvolvimental
Atividade de estudo
Experimento didático-formativo
Education
Teacher training
Youth and adult education
Historical-cultural theory
Developmental education
Study activity
Didactic-formative experiment
topic Educação
Formação de professores
Educação de jovens e adultos
Teoria histórico-cultural
Educação desenvolvimental
Atividade de estudo
Experimento didático-formativo
Education
Teacher training
Youth and adult education
Historical-cultural theory
Developmental education
Study activity
Didactic-formative experiment
description No atual momento histórico, as novas tecnologias de informação e comunicação estão presentes em praticamente todas as áreas; porém, na educação pública, em especial na EJA - Educação de Jovens e Adultos, tem predominado o ensino analógico, mesmo após todo o isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19. Nesse contexto, a pesquisa objetivou responder ao seguinte questionamento: Quais contribuições a Plataforma Creator4all poderia trazer na formação de professores, para a organização e desenvolvimento de Atividade de Estudo, na Educação de Jovens e Adultos? Os sujeitos da pesquisa foram professores e estudantes, inicialmente de uma escola da região de Presidente Prudente (SP), com interações online em razão do isolamento da pandemia de COVID-19; depois; com educadores de nove estados brasileiros na modalidade de ensino a distância, e, na sequência, de forma remota e presencialmente, com professores e estudantes do município de Umuarama (PR). Na busca de respostas, foi utilizada a metodologia “Experimento Didático-Formativo”, com os fundamentos da teoria Histórico-Cultural e da teoria da ED (Educação Desenvolvimental). O Experimento aconteceu em situações de formação de professores, em momentos de planejamento, organização e desenvolvimento de atividades transformadoras, articuladas entre teoria e prática, incentivando o uso da linguagem digital com estudantes. A geração, coleta e análise de dados foram realizadas por meio de formulários, observações, vídeos gravados, áudios de entrevistas e interações com estudantes e professores. Dentre os resultados da pesquisa, destacaram-se as contribuições da Plataforma Creator4all para formação de professores autônomos, sujeitos de suas produções digitais, dentro do contexto educacional da sistematização e organização das AOE (Atividades Orientadoras de Ensino) e do desenvolvimento de AE (Atividade de Estudo), na Educação de Jovens e Adultos. Adicionalmente, outros resultados relevantes foram: a criação de novas estratégias de organização das AOE (Atividades Orientadoras de Ensino) e a criação de novos recursos da Plataforma Creator4all, ambos para atendimento das necessidades educacionais surgidas no processo ensino-aprendizagem no contexto da pesquisa. Constatamos, portanto, que a Plataforma Creator4all contribuiu com os processos formativos de professores e ampliou as possibilidades das práticas pedagógicas, tanto na organização, quanto na utilização da Atividade de Estudo, com a abordagem da Educação Desenvolvimental, favorecendo a superação do ensino tradicional, com perspectivas de formação e desenvolvimento omnilateral dos estudantes. Essa é a realidade desnudada na pesquisa, que mostra que foram atingidos o objetivo geral e os objetivos específicos da investigação, mas é necessário avançar do aparente para a essência, que é a constatação das gravíssimas deficiências estruturais, como o descaso e abandono que as escolas vêm sofrendo; a ausência dos recursos mais básicos, tais como falta de bibliotecas, salas de leitura, laboratório de Ciências; as deficiências de novas tecnologias, como banda larga, laboratórios de informática, tablets; a falta de apoio e formação de professores, situação que expõe o caos da educação pública, verdadeiro espelho das mazelas governamentais. Assim, faz-se necessário apontar com veemência para a essência, ou seja, a urgência de reformas na sociedade brasileira que ensejem a mitigação das desigualdades sociais históricas, que proporcionem condições educacionais adequadas a todos os cidadãos brasileiros.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
2023-01-31T18:29:00Z
2023-01-31T18:29:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, José Eduardo Pereira de. Plataforma Creator4all na formação de professores: implicações didático-pedagógicas na educação de jovens e adultos. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
http://hdl.handle.net/11449/239184
33004110040P5
identifier_str_mv SOUZA, José Eduardo Pereira de. Plataforma Creator4all na formação de professores: implicações didático-pedagógicas na educação de jovens e adultos. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/239184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650214747176960