Aprendendo xadrez: entre a abordagem metodológica presencial e a tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sciascio, Jorge Henrique de Magalhães Sasso [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/123243
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/06-05-2015/000828966.pdf
Resumo: Despite its ancient origins, ways of teaching and playing chess evolved somewhat in recent centuries. However, with the advent of the New Technologies of Information and Communication, especially the personal computer and the internet, chess tried new ways to be played and studied. Based on these data, we carried out this research with the objective of evaluating the students' satisfaction in playing the traditional and technological forms, as well as determine the preference among different way to play it. Therefore, two classes of elementary school 4th I received 20 lessons of chess, the methodological approaches: classroom and technology. The methodology was qualitative, such as Not Probabilistic and typicality, using the scale of a Likert 'and remote access application type SaaS , the Google docs . Results revealed that children had a significantly higher level of satisfaction in playing the traditional way, preferring it to the in detriment of technological, demonstrating a high level of satisfaction with the inclusion of this content in everyday school life
id UNSP_d7acc3a8766db20726a0b2bcf8e7b5a0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/123243
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aprendendo xadrez: entre a abordagem metodológica presencial e a tecnológicaChessXadrezXadrez - Estudo e ensinoAprendizagemSatisfaçãoTecnologias de informação e comunicaçãoDespite its ancient origins, ways of teaching and playing chess evolved somewhat in recent centuries. However, with the advent of the New Technologies of Information and Communication, especially the personal computer and the internet, chess tried new ways to be played and studied. Based on these data, we carried out this research with the objective of evaluating the students' satisfaction in playing the traditional and technological forms, as well as determine the preference among different way to play it. Therefore, two classes of elementary school 4th I received 20 lessons of chess, the methodological approaches: classroom and technology. The methodology was qualitative, such as Not Probabilistic and typicality, using the scale of a Likert 'and remote access application type SaaS , the Google docs . Results revealed that children had a significantly higher level of satisfaction in playing the traditional way, preferring it to the in detriment of technological, demonstrating a high level of satisfaction with the inclusion of this content in everyday school lifeApesar de sua origem remota, as formas de ensinar e de jogar xadrez evoluíram pouco nos últimos séculos. Entretanto, com o advento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente do computador pessoal e da internet, o xadrez experimentou novas formas de ser jogado e estudado. Baseado nestes dados, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de avaliar a satisfação dos alunos em jogar pelas formas tradicional e tecnológica, bem como, determinar a preferência entre as diferentes formas de jogá-lo. Para tanto, duas classes de 4º do Ensino Fundamental I receberam 20 aulas de xadrez, pelas abordagens metodológicas: presencial e tecnológica. A metodologia utilizada foi a qualitativa, do tipo “Não Probabilística” e por “Tipicidade”, utilizando-se a escala do tipo “Likert’ e o aplicativo de acesso remoto do tipo “SaaS”, o “Google docs”. Os resultados revelaram que as crianças apresentaram um nível de satisfação significativamente maior em jogar pela forma tradicional, preferindo-a em detrimento da tecnológica, demonstrando um alto nível de satisfação com a inserção deste conteúdo no cotidiano escolarUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sciascio, Jorge Henrique de Magalhães Sasso [UNESP]2015-05-14T16:53:11Z2015-05-14T16:53:11Z2014-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis108 f. : gráfs., il.application/pdfSCIASCIO, Jorge Henrique de Magalhães Sasso. Aprendendo xadrez: entre a abordagem metodológica presencial e a tecnológica. 2014. 108 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.http://hdl.handle.net/11449/123243000828966http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/06-05-2015/000828966.pdf33004137066P57067580329376825Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-30T06:07:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/123243Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-09-30T06:07:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo xadrez: entre a abordagem metodológica presencial e a tecnológica
title Aprendendo xadrez: entre a abordagem metodológica presencial e a tecnológica
spellingShingle Aprendendo xadrez: entre a abordagem metodológica presencial e a tecnológica
Sciascio, Jorge Henrique de Magalhães Sasso [UNESP]
Chess
Xadrez
Xadrez - Estudo e ensino
Aprendizagem
Satisfação
Tecnologias de informação e comunicação
title_short Aprendendo xadrez: entre a abordagem metodológica presencial e a tecnológica
title_full Aprendendo xadrez: entre a abordagem metodológica presencial e a tecnológica
title_fullStr Aprendendo xadrez: entre a abordagem metodológica presencial e a tecnológica
title_full_unstemmed Aprendendo xadrez: entre a abordagem metodológica presencial e a tecnológica
title_sort Aprendendo xadrez: entre a abordagem metodológica presencial e a tecnológica
author Sciascio, Jorge Henrique de Magalhães Sasso [UNESP]
author_facet Sciascio, Jorge Henrique de Magalhães Sasso [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sciascio, Jorge Henrique de Magalhães Sasso [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Chess
Xadrez
Xadrez - Estudo e ensino
Aprendizagem
Satisfação
Tecnologias de informação e comunicação
topic Chess
Xadrez
Xadrez - Estudo e ensino
Aprendizagem
Satisfação
Tecnologias de informação e comunicação
description Despite its ancient origins, ways of teaching and playing chess evolved somewhat in recent centuries. However, with the advent of the New Technologies of Information and Communication, especially the personal computer and the internet, chess tried new ways to be played and studied. Based on these data, we carried out this research with the objective of evaluating the students' satisfaction in playing the traditional and technological forms, as well as determine the preference among different way to play it. Therefore, two classes of elementary school 4th I received 20 lessons of chess, the methodological approaches: classroom and technology. The methodology was qualitative, such as Not Probabilistic and typicality, using the scale of a Likert 'and remote access application type SaaS , the Google docs . Results revealed that children had a significantly higher level of satisfaction in playing the traditional way, preferring it to the in detriment of technological, demonstrating a high level of satisfaction with the inclusion of this content in everyday school life
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-26
2015-05-14T16:53:11Z
2015-05-14T16:53:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCIASCIO, Jorge Henrique de Magalhães Sasso. Aprendendo xadrez: entre a abordagem metodológica presencial e a tecnológica. 2014. 108 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/123243
000828966
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/06-05-2015/000828966.pdf
33004137066P5
7067580329376825
identifier_str_mv SCIASCIO, Jorge Henrique de Magalhães Sasso. Aprendendo xadrez: entre a abordagem metodológica presencial e a tecnológica. 2014. 108 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.
000828966
33004137066P5
7067580329376825
url http://hdl.handle.net/11449/123243
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/06-05-2015/000828966.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 108 f. : gráfs., il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649272903630848