Niveis de construção dialetica espaço-temporal no jogo de xadrez e desenvolvimento de possiveis em escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Iron Pedreira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604450
Resumo: Orientador: Rosely Palermo Brenelli
id UNICAMP-30_9481e3ad1ac9d5e07db4736c5c645947
oai_identifier_str oai::396335
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Niveis de construção dialetica espaço-temporal no jogo de xadrez e desenvolvimento de possiveis em escolaresLevels of space-time dialectical construction in the chess games and development of possibles in studentsJogosXadrezEscolasGamesChessSchoolsDevelopmentOrientador: Rosely Palermo BrenelliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Tendo como quadro de referência a teoria psicogenética de Jean Piaget, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a relação entre os níveis de construção dialética espaço-temporal desencadeados pelo ensino do jogo de xadrez e o desenvolvimento dos possíveis em escolares, além de confrontar cada um desses aspectos com a idade, o gênero e a série destes alunos. Participaram do estudo 30 crianças, escolhidas mediante sorteio, cursando a 2a, 3a e 4a séries do ensino fundamental, sendo dez de cada série, com idades variando em torno dos oito aos dez anos, de ambos os gêneros e que freqüentavam regularmente aulas de xadrez, uma vez por semana, com duração de 50 minutos cada aula. Os participantes foram avaliados por meio de uma prova de arranjos espaciais e eqüidistância e por uma partida de xadrez. Os resultados mostraram não haver relação estatisticamente significativa entre os níveis dialéticos e os níveis de possíveis, tendo sido significante apenas a relação entre os níveis dialéticos e o gênero, sendo que os meninos alcançaram níveis mais altos que as meninas. Ao final, discute-se a importância desses resultados para o ensino do xadrez escolar.Abstract: Taking as its framework the psychogenetic theory of Jean Piaget, this research aimed at evaluating the relationship between the levels of space-time dialectical construction triggered by the teaching of chess and the development of possibles in students; moreover, it also aimed at correlating each of the aforementioned aspects studied with the age, the gender and the school level of the students. The research involved 30 subjects, chosen ramdomly from the 2nd, 3rd and 4th grades of a basic school in Brazil; there were 10 students from each grade, with ages varying between 8 to 10 years old, from both genders and who attended weekly classes of chess, with the duration of 50 minutes each class. The subjects were evaluated by means of a test of spatial arrangements and equidistance and by a match of chess. The analysis of the results indicates that there is no meaningful statistical correlation between the dialectic levels and the levels of possibles, and that the only meaningful relation obtained between dialectic levels and gender, once the boys had significantly higher levels of achievement than the girls. The work is concluded with a reflection on the importance of such findings to the teaching of school chess.MestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Brenelli, Rosely Palermo, 1949-Macedo, Lino deAssis, Orly Zucatto Mantovani deZaia, Lia LemeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlves, Iron Pedreira20062006-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf142p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604450ALVES, Iron Pedreira. Niveis de construção dialetica espaço-temporal no jogo de xadrez e desenvolvimento de possiveis em escolares. 2006. 142p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604450. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/396335porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:48:01Zoai::396335Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:48:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Niveis de construção dialetica espaço-temporal no jogo de xadrez e desenvolvimento de possiveis em escolares
Levels of space-time dialectical construction in the chess games and development of possibles in students
title Niveis de construção dialetica espaço-temporal no jogo de xadrez e desenvolvimento de possiveis em escolares
spellingShingle Niveis de construção dialetica espaço-temporal no jogo de xadrez e desenvolvimento de possiveis em escolares
Alves, Iron Pedreira
Jogos
Xadrez
Escolas
Games
Chess
Schools
Development
title_short Niveis de construção dialetica espaço-temporal no jogo de xadrez e desenvolvimento de possiveis em escolares
title_full Niveis de construção dialetica espaço-temporal no jogo de xadrez e desenvolvimento de possiveis em escolares
title_fullStr Niveis de construção dialetica espaço-temporal no jogo de xadrez e desenvolvimento de possiveis em escolares
title_full_unstemmed Niveis de construção dialetica espaço-temporal no jogo de xadrez e desenvolvimento de possiveis em escolares
title_sort Niveis de construção dialetica espaço-temporal no jogo de xadrez e desenvolvimento de possiveis em escolares
author Alves, Iron Pedreira
author_facet Alves, Iron Pedreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brenelli, Rosely Palermo, 1949-
Macedo, Lino de
Assis, Orly Zucatto Mantovani de
Zaia, Lia Leme
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Iron Pedreira
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Xadrez
Escolas
Games
Chess
Schools
Development
topic Jogos
Xadrez
Escolas
Games
Chess
Schools
Development
description Orientador: Rosely Palermo Brenelli
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-08-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604450
ALVES, Iron Pedreira. Niveis de construção dialetica espaço-temporal no jogo de xadrez e desenvolvimento de possiveis em escolares. 2006. 142p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604450. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604450
identifier_str_mv ALVES, Iron Pedreira. Niveis de construção dialetica espaço-temporal no jogo de xadrez e desenvolvimento de possiveis em escolares. 2006. 142p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604450. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/396335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
142p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188960828653568