Projeto de formação esportiva em voleibol e voleibol de praia na cidade de Rio Claro/SP: o caso do MAPA Vôlei
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251786 |
Resumo: | O voleibol, amplamente difundido e praticado no Brasil, ocupa um lugar de destaque em diversos ambientes, dentre eles os de formação, como os projetos de iniciação esportiva. Nota-se que esses programas frequentemente adotam uma abordagem tradicional, focando nas técnicas específicas da modalidade, e posteriormente, introduzindo os aspectos táticos do jogo, porém, há outras formas de ensinar, com foco na compreensão do jogo. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi analisar a proposta formativa em voleibol no projeto MAPA Vôlei/Rio Claro. De natureza qualitativa, foi realizada uma análise comparativa entre o planejamento do projeto MAPA Vôlei (documento específico) e uma proposta formativa geral para esportes coletivos (documento geral), das quais foram considerados os aspectos técnico-táticos das formações, levando em consideração as diferentes faixas etárias e estágios da formação esportiva, esses que foram selecionados, analisados e comparados. Foi possível identificar diferentes perspectivas ao observar os momentos em que aparecem os aspectos técnicos e táticos propostos para cada fase, sendo que, no modelo geral, o início da aprendizagem ocorre por meio da compreensão tática, para posteriormente, acrescentar as habilidades técnicas da modalidade. Já no projeto do MAPA Vôlei, a ênfase desde as categorias iniciais está na aprendizagem dos gestos técnicos, repetidos para serem automatizados. De comum entre os documentos, podemos observar que existe uma progressão das habilidades, e que os aspectos táticos estão presentes desde o início do aprendizado, mesmo que, no caso do MAPA Vôlei, em uma circunstância diferente do documento geral. Por fim, considera-se que a formação esportiva em voleibol deve promover o ensino da técnica e tática e é notável que uma boa compreensão do jogo nas suas fases iniciais pode revelar-se mais eficaz, aprimorando as técnicas ao longo da sua formação. Destaca-se que não existe uma abordagem correta ou incorreta, no entanto, dadas as pesquisas mais recentes, o modelo atual demonstra ser capaz de proporcionar uma melhor compreensão do jogo e um avanço técnico mais efetivo, desde que se ajuste às necessidades de cada etapa de formação. |
id |
UNSP_d7c502c81b460e958fbe4ae9b56ef463 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/251786 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Projeto de formação esportiva em voleibol e voleibol de praia na cidade de Rio Claro/SP: o caso do MAPA VôleiSports training project in volleyball and beach volleyball in the city of Rio Claro/SP: the case of MAPA VôleiVoleibolIniciação EsportivaProjetos EsportivosTécnicaTáticaVolleyballSports initiationsSports projectsO voleibol, amplamente difundido e praticado no Brasil, ocupa um lugar de destaque em diversos ambientes, dentre eles os de formação, como os projetos de iniciação esportiva. Nota-se que esses programas frequentemente adotam uma abordagem tradicional, focando nas técnicas específicas da modalidade, e posteriormente, introduzindo os aspectos táticos do jogo, porém, há outras formas de ensinar, com foco na compreensão do jogo. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi analisar a proposta formativa em voleibol no projeto MAPA Vôlei/Rio Claro. De natureza qualitativa, foi realizada uma análise comparativa entre o planejamento do projeto MAPA Vôlei (documento específico) e uma proposta formativa geral para esportes coletivos (documento geral), das quais foram considerados os aspectos técnico-táticos das formações, levando em consideração as diferentes faixas etárias e estágios da formação esportiva, esses que foram selecionados, analisados e comparados. Foi possível identificar diferentes perspectivas ao observar os momentos em que aparecem os aspectos técnicos e táticos propostos para cada fase, sendo que, no modelo geral, o início da aprendizagem ocorre por meio da compreensão tática, para posteriormente, acrescentar as habilidades técnicas da modalidade. Já no projeto do MAPA Vôlei, a ênfase desde as categorias iniciais está na aprendizagem dos gestos técnicos, repetidos para serem automatizados. De comum entre os documentos, podemos observar que existe uma progressão das habilidades, e que os aspectos táticos estão presentes desde o início do aprendizado, mesmo que, no caso do MAPA Vôlei, em uma circunstância diferente do documento geral. Por fim, considera-se que a formação esportiva em voleibol deve promover o ensino da técnica e tática e é notável que uma boa compreensão do jogo nas suas fases iniciais pode revelar-se mais eficaz, aprimorando as técnicas ao longo da sua formação. Destaca-se que não existe uma abordagem correta ou incorreta, no entanto, dadas as pesquisas mais recentes, o modelo atual demonstra ser capaz de proporcionar uma melhor compreensão do jogo e um avanço técnico mais efetivo, desde que se ajuste às necessidades de cada etapa de formação.Volleyball, widely spread and practiced in Brazil, holds a prominent place in various settings, including sports development programs such as sports initiation projects. It is noticeable that these programs often adopt a traditional approach, focusing on the specific techniques of the sport, and later introducing the tactical aspects of the game. However, there are alternative teaching methods that emphasize a deeper understanding of the game. Therefore, the objective of this work was to analyze the volleyball training and educational approach within the MAPA Vôlei/Rio Claro project. So, a qualitative research study was conducted. This study involved a comparative analysis between the MAPA Vôlei project plan (specific document) and a general educational proposal for team sports (general document). The technical and tactical aspects of player development were considered, taking into account different age groups and stages of sports education. These aspects were selected, analyzed, and compared. Different perspectives were identified based on when technical and tactical aspects were introduced during each phase. In general, learning begins with tactics understanding, before adding the technical skills of the sport. In the MAPA Vôlei project, the emphasis from the early categories is on learning technical movements, repeated to be automated. A common thread in both documents is the progression of skills, with specific tactical aspects being present from the beginning of the learning process, even in the MAPA Vôlei case in a different circumstance than the general document. Ultimately, it is considered that volleyball sports education should encompass both technique and tactics. It is noteworthy that a solid understanding of the game in its early phases can prove more effective in refining techniques over the course of one's development. It is important to emphasize that there is no one-size-fits-all approach; however, based on recent research, the current general model appears capable of providing a better understanding of the game and more effective technical progress, provided it adapts to the needs of each developmental stage.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]Parente, Thomás AugustoMontesso, Isabela Gouveia2023-12-08T18:04:01Z2023-12-08T18:04:01Z2023-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMONTESSO, I. G. Projeto de formação esportiva em voleibol e voleibol de praia na cidade de Rio Claro/SP: o caso do MAPA Vôlei. 2023, 39 p. Trabalho de Conclusção de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-17T14:58:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251786Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:21:50.342531Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de formação esportiva em voleibol e voleibol de praia na cidade de Rio Claro/SP: o caso do MAPA Vôlei Sports training project in volleyball and beach volleyball in the city of Rio Claro/SP: the case of MAPA Vôlei |
title |
Projeto de formação esportiva em voleibol e voleibol de praia na cidade de Rio Claro/SP: o caso do MAPA Vôlei |
spellingShingle |
Projeto de formação esportiva em voleibol e voleibol de praia na cidade de Rio Claro/SP: o caso do MAPA Vôlei Montesso, Isabela Gouveia Voleibol Iniciação Esportiva Projetos Esportivos Técnica Tática Volleyball Sports initiations Sports projects |
title_short |
Projeto de formação esportiva em voleibol e voleibol de praia na cidade de Rio Claro/SP: o caso do MAPA Vôlei |
title_full |
Projeto de formação esportiva em voleibol e voleibol de praia na cidade de Rio Claro/SP: o caso do MAPA Vôlei |
title_fullStr |
Projeto de formação esportiva em voleibol e voleibol de praia na cidade de Rio Claro/SP: o caso do MAPA Vôlei |
title_full_unstemmed |
Projeto de formação esportiva em voleibol e voleibol de praia na cidade de Rio Claro/SP: o caso do MAPA Vôlei |
title_sort |
Projeto de formação esportiva em voleibol e voleibol de praia na cidade de Rio Claro/SP: o caso do MAPA Vôlei |
author |
Montesso, Isabela Gouveia |
author_facet |
Montesso, Isabela Gouveia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP] Parente, Thomás Augusto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montesso, Isabela Gouveia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voleibol Iniciação Esportiva Projetos Esportivos Técnica Tática Volleyball Sports initiations Sports projects |
topic |
Voleibol Iniciação Esportiva Projetos Esportivos Técnica Tática Volleyball Sports initiations Sports projects |
description |
O voleibol, amplamente difundido e praticado no Brasil, ocupa um lugar de destaque em diversos ambientes, dentre eles os de formação, como os projetos de iniciação esportiva. Nota-se que esses programas frequentemente adotam uma abordagem tradicional, focando nas técnicas específicas da modalidade, e posteriormente, introduzindo os aspectos táticos do jogo, porém, há outras formas de ensinar, com foco na compreensão do jogo. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi analisar a proposta formativa em voleibol no projeto MAPA Vôlei/Rio Claro. De natureza qualitativa, foi realizada uma análise comparativa entre o planejamento do projeto MAPA Vôlei (documento específico) e uma proposta formativa geral para esportes coletivos (documento geral), das quais foram considerados os aspectos técnico-táticos das formações, levando em consideração as diferentes faixas etárias e estágios da formação esportiva, esses que foram selecionados, analisados e comparados. Foi possível identificar diferentes perspectivas ao observar os momentos em que aparecem os aspectos técnicos e táticos propostos para cada fase, sendo que, no modelo geral, o início da aprendizagem ocorre por meio da compreensão tática, para posteriormente, acrescentar as habilidades técnicas da modalidade. Já no projeto do MAPA Vôlei, a ênfase desde as categorias iniciais está na aprendizagem dos gestos técnicos, repetidos para serem automatizados. De comum entre os documentos, podemos observar que existe uma progressão das habilidades, e que os aspectos táticos estão presentes desde o início do aprendizado, mesmo que, no caso do MAPA Vôlei, em uma circunstância diferente do documento geral. Por fim, considera-se que a formação esportiva em voleibol deve promover o ensino da técnica e tática e é notável que uma boa compreensão do jogo nas suas fases iniciais pode revelar-se mais eficaz, aprimorando as técnicas ao longo da sua formação. Destaca-se que não existe uma abordagem correta ou incorreta, no entanto, dadas as pesquisas mais recentes, o modelo atual demonstra ser capaz de proporcionar uma melhor compreensão do jogo e um avanço técnico mais efetivo, desde que se ajuste às necessidades de cada etapa de formação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-08T18:04:01Z 2023-12-08T18:04:01Z 2023-11-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MONTESSO, I. G. Projeto de formação esportiva em voleibol e voleibol de praia na cidade de Rio Claro/SP: o caso do MAPA Vôlei. 2023, 39 p. Trabalho de Conclusção de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, 2023. https://hdl.handle.net/11449/251786 |
identifier_str_mv |
MONTESSO, I. G. Projeto de formação esportiva em voleibol e voleibol de praia na cidade de Rio Claro/SP: o caso do MAPA Vôlei. 2023, 39 p. Trabalho de Conclusção de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/251786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129059168714752 |