Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Denise Marina [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90121
Resumo: O presente estudo objetivou analisar as tendências e perspectivas da produção acadêmica referente à temática educação de surdos, considerando-se as teses e dissertações constantes no Banco de Teses da CAPES segundo o ASSUNTO Educação de surdos e ANO BASE 2005 a 2009. Constitui-se em uma investigação de abordagens quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório descritivo e de natureza bibliográfica. Por meio das informações bibliográficas e com base nos resumos das produções acadêmicas, pretendeu-se, a partir da catalogação dos dados e da categorização dos temas principais, mapear o respectivo campo do conhecimento e identificar as tendências temáticas do mesmo. Os dados coletados permitiram observar a distribuição anual e por modalidade da produção acadêmica, a distribuição geográfica e segundo as universidades públicas e privadas, os níveis de financiamento, os programas de pós-graduação aos quais está vinculada essa produção, bem como, a identificação das temáticas mais relevantes tratadas nas produções analisadas. Os resultados obtidos corroboram os apontamentos de estudos que focalizaram aspectos como o crescimento constante no número de Mestrados e Doutorados no país; a prevalência de produções na modalidade de Mestrado Acadêmico; a distribuição geográfica e institucional dos estudos concentrada nas regiões Sudeste e Sul; e a insuficiência de aportes financeiros, por meio da concessão de bolsas de estudos, destinados à produção científica. Ressalta-se também, o percentual expressivo de instituições privadas; algumas das instituições com grande relevância na produção acadêmica acerca desta temática; a prevalência de estudos vinculados a programas em Educação, Letras e Linguística, bem como, a presença de programas comumente observados...
id UNSP_d7df33e683ddfc1ce2ed4e9ca503a61c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90121
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009)Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Brasil)Surdos - Educação - 2005-2009Publicações cientificasDeaf educationO presente estudo objetivou analisar as tendências e perspectivas da produção acadêmica referente à temática educação de surdos, considerando-se as teses e dissertações constantes no Banco de Teses da CAPES segundo o ASSUNTO Educação de surdos e ANO BASE 2005 a 2009. Constitui-se em uma investigação de abordagens quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório descritivo e de natureza bibliográfica. Por meio das informações bibliográficas e com base nos resumos das produções acadêmicas, pretendeu-se, a partir da catalogação dos dados e da categorização dos temas principais, mapear o respectivo campo do conhecimento e identificar as tendências temáticas do mesmo. Os dados coletados permitiram observar a distribuição anual e por modalidade da produção acadêmica, a distribuição geográfica e segundo as universidades públicas e privadas, os níveis de financiamento, os programas de pós-graduação aos quais está vinculada essa produção, bem como, a identificação das temáticas mais relevantes tratadas nas produções analisadas. Os resultados obtidos corroboram os apontamentos de estudos que focalizaram aspectos como o crescimento constante no número de Mestrados e Doutorados no país; a prevalência de produções na modalidade de Mestrado Acadêmico; a distribuição geográfica e institucional dos estudos concentrada nas regiões Sudeste e Sul; e a insuficiência de aportes financeiros, por meio da concessão de bolsas de estudos, destinados à produção científica. Ressalta-se também, o percentual expressivo de instituições privadas; algumas das instituições com grande relevância na produção acadêmica acerca desta temática; a prevalência de estudos vinculados a programas em Educação, Letras e Linguística, bem como, a presença de programas comumente observados...The present study aimed to analyze the tendencies and perspectives of academic production related to thematic of deaf education, considering the theses and dissertations contained in database of CAPES according to the SUBJECT Deaf education and BASE YEAR 2005 to 2009. It constitutes an investigation of quantitative and qualitative approaches, of exploratory descriptive character and bibliographic type. Through the bibliographic information and based on academic productions abstracts, it was intended from the data cataloging and from the categorization of the main themes, map the respective field of knowledge and identify thematic trends. The data collected allowed observe the annual distribution and by academic production modality, the geographical distribution and according to public and private universities, the funding levels, the graduate programs to which this production is bound, as well as the identification of most relevant thematics treated in the productions analyzed. The results obtained corroborate the studies appointments which focused aspects as the constant growth in the number of Masters and Doctorates in the country; the prevalence of productions in the Academic Master mode, the geographical distribution and institutional of studies concentrated in the Southeast and South regions; and the insufficiency financial contributions, through the granting of scholarships, destined to scientific production. We also emphasize the expressive percentage of private institutions; some institutions with great relevance in academic production on this thematic; the prevalence of studies related to programs in Education, Languages and Linguistics, as well as the presence of programs commonly observed in different research areas, such as programs in Computer Science, Engineering and Technology... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Laura Beatriz Fonseca de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Denise Marina [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2013-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis80 p. : il.application/pdfRAMOS, Denise Marina. Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009). 2013. 80 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.http://hdl.handle.net/11449/90121000709675ramos_dm_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90121Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:47:05.549118Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009)
title Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009)
spellingShingle Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009)
Ramos, Denise Marina [UNESP]
Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Brasil)
Surdos - Educação - 2005-2009
Publicações cientificas
Deaf education
title_short Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009)
title_full Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009)
title_fullStr Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009)
title_full_unstemmed Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009)
title_sort Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009)
author Ramos, Denise Marina [UNESP]
author_facet Ramos, Denise Marina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Laura Beatriz Fonseca de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Denise Marina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Brasil)
Surdos - Educação - 2005-2009
Publicações cientificas
Deaf education
topic Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Brasil)
Surdos - Educação - 2005-2009
Publicações cientificas
Deaf education
description O presente estudo objetivou analisar as tendências e perspectivas da produção acadêmica referente à temática educação de surdos, considerando-se as teses e dissertações constantes no Banco de Teses da CAPES segundo o ASSUNTO Educação de surdos e ANO BASE 2005 a 2009. Constitui-se em uma investigação de abordagens quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório descritivo e de natureza bibliográfica. Por meio das informações bibliográficas e com base nos resumos das produções acadêmicas, pretendeu-se, a partir da catalogação dos dados e da categorização dos temas principais, mapear o respectivo campo do conhecimento e identificar as tendências temáticas do mesmo. Os dados coletados permitiram observar a distribuição anual e por modalidade da produção acadêmica, a distribuição geográfica e segundo as universidades públicas e privadas, os níveis de financiamento, os programas de pós-graduação aos quais está vinculada essa produção, bem como, a identificação das temáticas mais relevantes tratadas nas produções analisadas. Os resultados obtidos corroboram os apontamentos de estudos que focalizaram aspectos como o crescimento constante no número de Mestrados e Doutorados no país; a prevalência de produções na modalidade de Mestrado Acadêmico; a distribuição geográfica e institucional dos estudos concentrada nas regiões Sudeste e Sul; e a insuficiência de aportes financeiros, por meio da concessão de bolsas de estudos, destinados à produção científica. Ressalta-se também, o percentual expressivo de instituições privadas; algumas das instituições com grande relevância na produção acadêmica acerca desta temática; a prevalência de estudos vinculados a programas em Educação, Letras e Linguística, bem como, a presença de programas comumente observados...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-21
2014-06-11T19:24:19Z
2014-06-11T19:24:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Denise Marina. Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009). 2013. 80 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/90121
000709675
ramos_dm_me_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv RAMOS, Denise Marina. Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009). 2013. 80 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
000709675
ramos_dm_me_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/90121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80 p. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129461783101440