Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90121 |
Resumo: | O presente estudo objetivou analisar as tendências e perspectivas da produção acadêmica referente à temática educação de surdos, considerando-se as teses e dissertações constantes no Banco de Teses da CAPES segundo o ASSUNTO Educação de surdos e ANO BASE 2005 a 2009. Constitui-se em uma investigação de abordagens quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório descritivo e de natureza bibliográfica. Por meio das informações bibliográficas e com base nos resumos das produções acadêmicas, pretendeu-se, a partir da catalogação dos dados e da categorização dos temas principais, mapear o respectivo campo do conhecimento e identificar as tendências temáticas do mesmo. Os dados coletados permitiram observar a distribuição anual e por modalidade da produção acadêmica, a distribuição geográfica e segundo as universidades públicas e privadas, os níveis de financiamento, os programas de pós-graduação aos quais está vinculada essa produção, bem como, a identificação das temáticas mais relevantes tratadas nas produções analisadas. Os resultados obtidos corroboram os apontamentos de estudos que focalizaram aspectos como o crescimento constante no número de Mestrados e Doutorados no país; a prevalência de produções na modalidade de Mestrado Acadêmico; a distribuição geográfica e institucional dos estudos concentrada nas regiões Sudeste e Sul; e a insuficiência de aportes financeiros, por meio da concessão de bolsas de estudos, destinados à produção científica. Ressalta-se também, o percentual expressivo de instituições privadas; algumas das instituições com grande relevância na produção acadêmica acerca desta temática; a prevalência de estudos vinculados a programas em Educação, Letras e Linguística, bem como, a presença de programas comumente observados... |
id |
UNSP_d7df33e683ddfc1ce2ed4e9ca503a61c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90121 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009)Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Brasil)Surdos - Educação - 2005-2009Publicações cientificasDeaf educationO presente estudo objetivou analisar as tendências e perspectivas da produção acadêmica referente à temática educação de surdos, considerando-se as teses e dissertações constantes no Banco de Teses da CAPES segundo o ASSUNTO Educação de surdos e ANO BASE 2005 a 2009. Constitui-se em uma investigação de abordagens quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório descritivo e de natureza bibliográfica. Por meio das informações bibliográficas e com base nos resumos das produções acadêmicas, pretendeu-se, a partir da catalogação dos dados e da categorização dos temas principais, mapear o respectivo campo do conhecimento e identificar as tendências temáticas do mesmo. Os dados coletados permitiram observar a distribuição anual e por modalidade da produção acadêmica, a distribuição geográfica e segundo as universidades públicas e privadas, os níveis de financiamento, os programas de pós-graduação aos quais está vinculada essa produção, bem como, a identificação das temáticas mais relevantes tratadas nas produções analisadas. Os resultados obtidos corroboram os apontamentos de estudos que focalizaram aspectos como o crescimento constante no número de Mestrados e Doutorados no país; a prevalência de produções na modalidade de Mestrado Acadêmico; a distribuição geográfica e institucional dos estudos concentrada nas regiões Sudeste e Sul; e a insuficiência de aportes financeiros, por meio da concessão de bolsas de estudos, destinados à produção científica. Ressalta-se também, o percentual expressivo de instituições privadas; algumas das instituições com grande relevância na produção acadêmica acerca desta temática; a prevalência de estudos vinculados a programas em Educação, Letras e Linguística, bem como, a presença de programas comumente observados...The present study aimed to analyze the tendencies and perspectives of academic production related to thematic of deaf education, considering the theses and dissertations contained in database of CAPES according to the SUBJECT Deaf education and BASE YEAR 2005 to 2009. It constitutes an investigation of quantitative and qualitative approaches, of exploratory descriptive character and bibliographic type. Through the bibliographic information and based on academic productions abstracts, it was intended from the data cataloging and from the categorization of the main themes, map the respective field of knowledge and identify thematic trends. The data collected allowed observe the annual distribution and by academic production modality, the geographical distribution and according to public and private universities, the funding levels, the graduate programs to which this production is bound, as well as the identification of most relevant thematics treated in the productions analyzed. The results obtained corroborate the studies appointments which focused aspects as the constant growth in the number of Masters and Doctorates in the country; the prevalence of productions in the Academic Master mode, the geographical distribution and institutional of studies concentrated in the Southeast and South regions; and the insufficiency financial contributions, through the granting of scholarships, destined to scientific production. We also emphasize the expressive percentage of private institutions; some institutions with great relevance in academic production on this thematic; the prevalence of studies related to programs in Education, Languages and Linguistics, as well as the presence of programs commonly observed in different research areas, such as programs in Computer Science, Engineering and Technology... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Laura Beatriz Fonseca de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Denise Marina [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2013-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis80 p. : il.application/pdfRAMOS, Denise Marina. Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009). 2013. 80 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.http://hdl.handle.net/11449/90121000709675ramos_dm_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90121Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:47:05.549118Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009) |
title |
Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009) |
spellingShingle |
Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009) Ramos, Denise Marina [UNESP] Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Brasil) Surdos - Educação - 2005-2009 Publicações cientificas Deaf education |
title_short |
Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009) |
title_full |
Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009) |
title_fullStr |
Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009) |
title_full_unstemmed |
Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009) |
title_sort |
Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009) |
author |
Ramos, Denise Marina [UNESP] |
author_facet |
Ramos, Denise Marina [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Laura Beatriz Fonseca de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Denise Marina [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Brasil) Surdos - Educação - 2005-2009 Publicações cientificas Deaf education |
topic |
Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Brasil) Surdos - Educação - 2005-2009 Publicações cientificas Deaf education |
description |
O presente estudo objetivou analisar as tendências e perspectivas da produção acadêmica referente à temática educação de surdos, considerando-se as teses e dissertações constantes no Banco de Teses da CAPES segundo o ASSUNTO Educação de surdos e ANO BASE 2005 a 2009. Constitui-se em uma investigação de abordagens quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório descritivo e de natureza bibliográfica. Por meio das informações bibliográficas e com base nos resumos das produções acadêmicas, pretendeu-se, a partir da catalogação dos dados e da categorização dos temas principais, mapear o respectivo campo do conhecimento e identificar as tendências temáticas do mesmo. Os dados coletados permitiram observar a distribuição anual e por modalidade da produção acadêmica, a distribuição geográfica e segundo as universidades públicas e privadas, os níveis de financiamento, os programas de pós-graduação aos quais está vinculada essa produção, bem como, a identificação das temáticas mais relevantes tratadas nas produções analisadas. Os resultados obtidos corroboram os apontamentos de estudos que focalizaram aspectos como o crescimento constante no número de Mestrados e Doutorados no país; a prevalência de produções na modalidade de Mestrado Acadêmico; a distribuição geográfica e institucional dos estudos concentrada nas regiões Sudeste e Sul; e a insuficiência de aportes financeiros, por meio da concessão de bolsas de estudos, destinados à produção científica. Ressalta-se também, o percentual expressivo de instituições privadas; algumas das instituições com grande relevância na produção acadêmica acerca desta temática; a prevalência de estudos vinculados a programas em Educação, Letras e Linguística, bem como, a presença de programas comumente observados... |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-21 2014-06-11T19:24:19Z 2014-06-11T19:24:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAMOS, Denise Marina. Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009). 2013. 80 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013. http://hdl.handle.net/11449/90121 000709675 ramos_dm_me_arafcl.pdf 33004030079P2 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Denise Marina. Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da Capes segundo o assunto educação de surdos (2005-2009). 2013. 80 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013. 000709675 ramos_dm_me_arafcl.pdf 33004030079P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
80 p. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129461783101440 |