Competências necessárias ao regente coral: a realidade da Etec de Artes de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tineo, Emerson Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194407
Resumo: Temos como objetivo, nesta pesquisa, discutir acerca das competências necessárias ao regente coral, olhando para o Curso Técnico em Regência, estabelecido na Etec de Artes, e para a formação musical do aluno, considerando os fatores que podem contribuir para que o estudante se torne um regente coral. O trabalho e a atuação do regente coral demandam uma série de competências que se interligam de modo dinâmico, de acordo com as diversas situações que se apresentam a ele no exercício de sua atividade. Ao olharmos de maneira reflexiva para elas, temos a possibilidade de aprimorar e compreender os percursos formativos desse profissional do canto coral. Por meio de um levantamento bibliográfico, esperamos trazer à tona as falas mais recorrentes a respeito desses saberes presentes em livros ou textos de regência coral a partir de Kaplan (1985); Thomas (1971); Rocha (2004); Figueiredo (2006); Russo (1979); Zander (2008); Mathias (1986); Grau (2005); e Kerr (2006). Ao interligar e favorecer outros olhares para o percurso de formação musical, temos os pensamentos de Koellreutter (1997) sobre o ensino pré-figurativo e o conceito de rizoma (DELEUZE; GUATTARI, 2011) como vias para discutir as diversas variáveis que interferem na rota de formação do regente coral. O Curso Técnico em Regência oferecido pela Etec de Artes de São Paulo é o locus de nossa pesquisa, caracterizando nosso trabalho como um estudo de caso (YIN, 2005; RICHARDSON, 1990). Ao verificarmos os desdobramentos que os alunos egressos desse curso trilharam, fizemos uso de uma abordagem qualitativa, considerando as diversas interferências que atuam nesse percurso. Os participantes selecionados para nosso estudo compõem uma amostra não probabilística de recorte intencional. Por meio de questionários semiestruturados pudemos coletar e consolidar os dados e informações dos ex-alunos participantes. As falas recebidas nos indicaram que a abordagem pedagógica, o foco no desenvolvimento de competências e o ambiente são diferenciais, mas não descartam a necessidade de um maior aprofundamento nas disciplinas de base. O curso é um ponto de partida importante, mas a função do regente exige tempo e envolvimento, que vão além do curso técnico.
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Ao olharmos de maneira reflexiva para elas, temos a possibilidade de aprimorar e compreender os percursos formativos desse profissional do canto coral. Por meio de um levantamento bibliográfico, esperamos trazer à tona as falas mais recorrentes a respeito desses saberes presentes em livros ou textos de regência coral a partir de Kaplan (1985); Thomas (1971); Rocha (2004); Figueiredo (2006); Russo (1979); Zander (2008); Mathias (1986); Grau (2005); e Kerr (2006). Ao interligar e favorecer outros olhares para o percurso de formação musical, temos os pensamentos de Koellreutter (1997) sobre o ensino pré-figurativo e o conceito de rizoma (DELEUZE; GUATTARI, 2011) como vias para discutir as diversas variáveis que interferem na rota de formação do regente coral. O Curso Técnico em Regência oferecido pela Etec de Artes de São Paulo é o locus de nossa pesquisa, caracterizando nosso trabalho como um estudo de caso (YIN, 2005; RICHARDSON, 1990). Ao verificarmos os desdobramentos que os alunos egressos desse curso trilharam, fizemos uso de uma abordagem qualitativa, considerando as diversas interferências que atuam nesse percurso. Os participantes selecionados para nosso estudo compõem uma amostra não probabilística de recorte intencional. Por meio de questionários semiestruturados pudemos coletar e consolidar os dados e informações dos ex-alunos participantes. As falas recebidas nos indicaram que a abordagem pedagógica, o foco no desenvolvimento de competências e o ambiente são diferenciais, mas não descartam a necessidade de um maior aprofundamento nas disciplinas de base. O curso é um ponto de partida importante, mas a função do regente exige tempo e envolvimento, que vão além do curso técnico.In this research, we aim to discuss the competences needed by the choral conductor through the analysis of the curriculum of the professionalizing course in conducting at Etec de Artes, and the musical background of its students, considering the factors that can contribute for the students to become choral conductors. The choir conductor's work and performance demand a series of competences that are dynamically interconnected according to the different situations presented to him in the exercise of his activity. By looking at them in a reflexive way, it enables us to improve and understand the training paths of this profession in Choral Singing. By means of a bibliographic survey, we hope to bring up the most recurrent points of view regarding the knowledge present in books or texts of choral conducting from Kaplan (1985); Thomas (1971); Rocha (2004); Figueiredo (2006); Russo (1979); Zander (2008); Mathias (1986); Grau (2005); and Kerr (2006). By interconnecting and favoring other perspectives for the musical formation path, Koellreutter's (1997) thoughts about pre-figurative teaching and the concept of rhizome (DELEUZE; GUATTARI, 2011), as ways to discuss the several variables that interfere in the formation path of the choral conductor. The Technical Course in Conducting offered by Etec de Artes of São Paulo is the locus of our research, characterizing our work as a case study (YIN, 2005); (RICHARDSON, 1990). We made use of a qualitative approach to verifying the development demonstrated by the students who graduated from Etec, considering various interferences that might have influenced this educational path. The participants selected for our study comprise a non-probabilistic sample of an intentional clipping. Through semi-structured questionnaires, we were able to collect and consolidate the data and information from the participating alumni. The statements received indicated that the pedagogical approach, the focus on the development of competences, and the environment are significant elements, but they do not exclude the need for further study in the basic disciplines. The course is an important starting point, but the role of the conductor requires time and involvement that go beyond the technical course.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miguel, Fábio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tineo, Emerson Pereira [UNESP]2020-11-25T19:10:36Z2020-11-25T19:10:36Z2020-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19440733004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-19T06:34:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194407Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:26:24.963165Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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