Projetos de lei sobre medicalização da educação: biopolítica, controle e resistência na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Murilo Galvão Amancio [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ferrazza, Daniele de Andrade [UNESP], Cardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2645
http://hdl.handle.net/11449/126736
Resumo: At present, the processes of medicalization of childhood have reached the school spaces where diagnostic labeling accompanied of prescription of psychotropic drugs proliferate. The present work aims to study through the Foucauldian genealogical approach, the process of medicalization of education, with a special attention to analysis of Brazilian bills which serve to the medicalization logics and to the study of resistance movements which emerged with the purpose of denouncing psychopathology-causing strategies. It is considered that the school spaces, subject to the disciplining processes and standardization of bodies, have gained through bills, new devices of support to the psychiatric discourses. These, by appropriating of the childhood considered problem, have spawned diagnoses and psychopharmacological drugs, process that has been faced by resistance movements identified with proposals for enhancement of the plurality of life.
id UNSP_d7fa753b083695ed653aad9b78d041a3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/126736
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Projetos de lei sobre medicalização da educação: biopolítica, controle e resistência na contemporaneidadeBills on education medicalization: biopolitics, control and resistance in contemporaneityProyecto de ley de educación medicalización: biopolítica, control y resistencia en contemporáneoMedicalization of educationPsychiatric diagnosesBiopolitical controlBillsResistance movementsMedicalización de la educaciónDiagnósticos psiquiátricosControl biopolíticoProyectos de leyMovimientos de resistenciaMedicalização da educaçãoDiagnósticos psiquiátricosControle biopolíticoProjetos de leiMovimentos de resistênciaAt present, the processes of medicalization of childhood have reached the school spaces where diagnostic labeling accompanied of prescription of psychotropic drugs proliferate. The present work aims to study through the Foucauldian genealogical approach, the process of medicalization of education, with a special attention to analysis of Brazilian bills which serve to the medicalization logics and to the study of resistance movements which emerged with the purpose of denouncing psychopathology-causing strategies. It is considered that the school spaces, subject to the disciplining processes and standardization of bodies, have gained through bills, new devices of support to the psychiatric discourses. These, by appropriating of the childhood considered problem, have spawned diagnoses and psychopharmacological drugs, process that has been faced by resistance movements identified with proposals for enhancement of the plurality of life.Actualmente, los procesos de medicalización de la infancia han penetrado espacios escolares, donde proliferan rotulaciones diagnósticas acompañadas de la prescripción de psicofármacos. El presente trabajo tiene como objetivo estudiar, por medio de la perspectiva genealógica foucaultiana, los procesos de medicalización de la educación. Para ello dedicaremos una atención especial al análisis de los proyectos de ley brasileños que sirven a la lógica medicalizante, así como al estudio de los movimientos de resistencia que surgieron con la intención de denunciar las estrategias psicopatologizantes. Consideramos que los espacios escolares, sometidos a los procesos de normalización y disciplinamiento de los cuerpos, han ganado, a través de dichos proyectos de ley, nuevos dispositivos de apoyo al discurso psiquiátrico. Estos, al apropiarse de la infancia considerada problemática, han difundido diagnósticos y drogas psicofarmacológicas, proceso que encuentra resistencia en los movimientos que se identifican con propuestas de potencialización de la pluralidad de la vida.Na atualidade, os processos de medicalização da infância têm atingido os espaços escolares onde se proliferam rotulações diagnósticas acompanhadas da prescrição de psicofármacos. O presente trabalho tem como objetivo estudar, por meio da perspectiva genealógica foucaultiana, processos de medicalização da educação, com especial atenção a análise de projetos brasileiros de lei que servem à lógica medicalizante e ao estudo dos movimentos de resistência que surgiram com o intuito de denunciar as estratégias psicopatologizantes. Considera-se que os espaços escolares já submetidos aos processos de disciplinamento e normalização de corpos têm ganhado, através de projetos de lei, novos dispositivos de apoio aos discursos psiquiátricos. Estes, ao se apropriarem da infância considerada problema, têm disseminado diagnósticos e drogas psicofarmacológicas, processo que tem sido enfrentado por movimentos de resistência identificados com propostas de potencialização da pluralidade da vida.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de História, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antônio 2001, Campus Universitário, CEP 19806173, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de História, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antônio 2001, Campus Universitário, CEP 19806173, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cruz, Murilo Galvão Amancio [UNESP]Ferrazza, Daniele de Andrade [UNESP]Cardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP]2015-08-21T17:53:00Z2015-08-21T17:53:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article210-233application/pdfhttp://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2645Nuances, v. 25, n. 2, p. 210-233, 2014.2236-0441http://hdl.handle.net/11449/12673610.14572/nuances.v25i2.2645ISSN2236-0441-2014-25-02-210-233.pdf7428964121614007Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporNuancesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T19:29:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126736Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T19:29:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos de lei sobre medicalização da educação: biopolítica, controle e resistência na contemporaneidade
Bills on education medicalization: biopolitics, control and resistance in contemporaneity
Proyecto de ley de educación medicalización: biopolítica, control y resistencia en contemporáneo
title Projetos de lei sobre medicalização da educação: biopolítica, controle e resistência na contemporaneidade
spellingShingle Projetos de lei sobre medicalização da educação: biopolítica, controle e resistência na contemporaneidade
Cruz, Murilo Galvão Amancio [UNESP]
Medicalization of education
Psychiatric diagnoses
Biopolitical control
Bills
Resistance movements
Medicalización de la educación
Diagnósticos psiquiátricos
Control biopolítico
Proyectos de ley
Movimientos de resistencia
Medicalização da educação
Diagnósticos psiquiátricos
Controle biopolítico
Projetos de lei
Movimentos de resistência
title_short Projetos de lei sobre medicalização da educação: biopolítica, controle e resistência na contemporaneidade
title_full Projetos de lei sobre medicalização da educação: biopolítica, controle e resistência na contemporaneidade
title_fullStr Projetos de lei sobre medicalização da educação: biopolítica, controle e resistência na contemporaneidade
title_full_unstemmed Projetos de lei sobre medicalização da educação: biopolítica, controle e resistência na contemporaneidade
title_sort Projetos de lei sobre medicalização da educação: biopolítica, controle e resistência na contemporaneidade
author Cruz, Murilo Galvão Amancio [UNESP]
author_facet Cruz, Murilo Galvão Amancio [UNESP]
Ferrazza, Daniele de Andrade [UNESP]
Cardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP]
author_role author
author2 Ferrazza, Daniele de Andrade [UNESP]
Cardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Murilo Galvão Amancio [UNESP]
Ferrazza, Daniele de Andrade [UNESP]
Cardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Medicalization of education
Psychiatric diagnoses
Biopolitical control
Bills
Resistance movements
Medicalización de la educación
Diagnósticos psiquiátricos
Control biopolítico
Proyectos de ley
Movimientos de resistencia
Medicalização da educação
Diagnósticos psiquiátricos
Controle biopolítico
Projetos de lei
Movimentos de resistência
topic Medicalization of education
Psychiatric diagnoses
Biopolitical control
Bills
Resistance movements
Medicalización de la educación
Diagnósticos psiquiátricos
Control biopolítico
Proyectos de ley
Movimientos de resistencia
Medicalização da educação
Diagnósticos psiquiátricos
Controle biopolítico
Projetos de lei
Movimentos de resistência
description At present, the processes of medicalization of childhood have reached the school spaces where diagnostic labeling accompanied of prescription of psychotropic drugs proliferate. The present work aims to study through the Foucauldian genealogical approach, the process of medicalization of education, with a special attention to analysis of Brazilian bills which serve to the medicalization logics and to the study of resistance movements which emerged with the purpose of denouncing psychopathology-causing strategies. It is considered that the school spaces, subject to the disciplining processes and standardization of bodies, have gained through bills, new devices of support to the psychiatric discourses. These, by appropriating of the childhood considered problem, have spawned diagnoses and psychopharmacological drugs, process that has been faced by resistance movements identified with proposals for enhancement of the plurality of life.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-08-21T17:53:00Z
2015-08-21T17:53:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2645
Nuances, v. 25, n. 2, p. 210-233, 2014.
2236-0441
http://hdl.handle.net/11449/126736
10.14572/nuances.v25i2.2645
ISSN2236-0441-2014-25-02-210-233.pdf
7428964121614007
url http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2645
http://hdl.handle.net/11449/126736
identifier_str_mv Nuances, v. 25, n. 2, p. 210-233, 2014.
2236-0441
10.14572/nuances.v25i2.2645
ISSN2236-0441-2014-25-02-210-233.pdf
7428964121614007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nuances
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 210-233
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650102342975488