Andar na cidade: a condição socioespacial da vida urbana em Ribeirão Preto/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Felipe César Augusto Silgueiro dos [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256826
Resumo: As cidades médias brasileiras ganharam destaque em pesquisas das últimas décadas dada mudanças decorrentes da expansão territorial de seu tecido urbano, do aumento da população conforme observado em IBGE (2000 e 2010) e da consolidação de seus papéis e funções multi e interescalares. Num movimento dialético destacam-se lógicas e dinâmicas econômicas - comércio e serviços, principalmente, e atividades logísticas e da indústria também. Neste cenário há inserção de políticas como a de habitação e de equipamentos públicos. Destacamos o Programa “Minha Casa, Minha Vida” (PMCMV) e sua produção habitacional na malha urbana de algumas cidades médias, com a presença de quantidade significativa de moradias que permitiu o acesso à casa própria, ao mesmo tempo em que se reproduziu e ampliou a desigualdade socioespacial em cidades médias. Além disso, os padrões de mobilidade urbana cujo projeto insiste em seguir a configuração de cidade centro-periférica, apenas levam-nos a questionar os paradigmas centro-periferia sob a leitura da fragmentação socioespacial. Por isso, esta tese tem por objetivo compreender os percursos urbanos em conjuntos habitacionais do Programa “Minha Casa, Minha Vida” (PMCMV) no que tange a relação com outras áreas da cidade de Ribeirão Preto/SP, tomando, principalmente, os procedimentos metodológicos que, além dos percursos destas e destes citadinos que foram viver em conjuntos habitacionais, principalmente em relação aos percursos casa-trabalho-casa, também se estruturou em leituras, trabalhos de campos e coleta de dados que contribuíram para os apontamentos aqui trazidos. Aferimos que, além de uma nova compreensão da relação centro-centralidade para um processo de fragmentação socioespacial indicamos que os acessos mediante a mobilidade de citadinas e citadinos se transiciona para duas concepções teóricas que explicam o distanciamento da sociedade citadina com o direito à cidade.
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spelling Andar na cidade: a condição socioespacial da vida urbana em Ribeirão Preto/SPWalking in the city: the socio-spatial condition of urban life in Ribeirão Preto/SPFragmentação socioespacialPercursos urbanosCidades médiasPolítica habitacionalRibeirão Preto/SPSocio-spatial fragmentationUrban routesMedium-sized citiesHousing policyFragmentación socioespacialRutas urbanasCiudades medianasPolítica de viviendaAs cidades médias brasileiras ganharam destaque em pesquisas das últimas décadas dada mudanças decorrentes da expansão territorial de seu tecido urbano, do aumento da população conforme observado em IBGE (2000 e 2010) e da consolidação de seus papéis e funções multi e interescalares. Num movimento dialético destacam-se lógicas e dinâmicas econômicas - comércio e serviços, principalmente, e atividades logísticas e da indústria também. Neste cenário há inserção de políticas como a de habitação e de equipamentos públicos. Destacamos o Programa “Minha Casa, Minha Vida” (PMCMV) e sua produção habitacional na malha urbana de algumas cidades médias, com a presença de quantidade significativa de moradias que permitiu o acesso à casa própria, ao mesmo tempo em que se reproduziu e ampliou a desigualdade socioespacial em cidades médias. Além disso, os padrões de mobilidade urbana cujo projeto insiste em seguir a configuração de cidade centro-periférica, apenas levam-nos a questionar os paradigmas centro-periferia sob a leitura da fragmentação socioespacial. Por isso, esta tese tem por objetivo compreender os percursos urbanos em conjuntos habitacionais do Programa “Minha Casa, Minha Vida” (PMCMV) no que tange a relação com outras áreas da cidade de Ribeirão Preto/SP, tomando, principalmente, os procedimentos metodológicos que, além dos percursos destas e destes citadinos que foram viver em conjuntos habitacionais, principalmente em relação aos percursos casa-trabalho-casa, também se estruturou em leituras, trabalhos de campos e coleta de dados que contribuíram para os apontamentos aqui trazidos. Aferimos que, além de uma nova compreensão da relação centro-centralidade para um processo de fragmentação socioespacial indicamos que os acessos mediante a mobilidade de citadinas e citadinos se transiciona para duas concepções teóricas que explicam o distanciamento da sociedade citadina com o direito à cidade.Brazilian medium-sized cities have gained prominence in research in recent decades due to changes resulting from the territorial expansion of their urban fabric, the increase in population as observed in IBGE (2000 and 2010) and the consolidation of their multi- and inter-scale roles and functions. In a dialectical movement, economic logics and dynamics stand out - trade and services, mainly, and logistics and industrial activities as well. In this scenario, policies such as housing and public facilities are inserted. We highlight the “Minha Casa, Minha Vida” Program (PMCMV) and its housing production in the urban fabric of some medium-sized cities, with the presence of a significant amount of housing that allowed access to owning a home, at the same time that it reproduced and expanded socio-spatial inequality in medium-sized cities. Furthermore, the patterns of urban mobility whose project insists on following the configuration of a center-peripheral city, only lead us to question the center-periphery paradigms under the interpretation of socio-spatial fragmentation. Therefore, this thesis aims to understand the urban routes in housing complexes of the “Minha Casa, Minha Vida” Program (PMCMV) in terms of the relationship with other areas of the city of Ribeirão Preto/SP, taking mainly the methodological procedures which, in addition to the paths of these city dwellers who lived in housing complexes, mainly in relation to the home-work-home paths, was also structured around readings, field work and data collection that contributed to the notes brought here. We conclude that, in addition to a new understanding of the center-centrality relationship for a process of socio-spatial fragmentation, we indicate that access through the mobility of city dwellers and city dwellers transitions to two theoretical conceptions that explain the distance between the city population and the right to the city.Las ciudades medianas brasileñas han ganado protagonismo en la investigación en las últimas décadas debido a los cambios resultantes de la expansión territorial de su tejido urbano, el aumento de la población observado en el IBGE (2000 y 2010) y la consolidación de sus estructuras multi e interescala. roles y funciones. En un movimiento dialéctico destacan las lógicas y dinámicas económicas: el comercio y los servicios, principalmente, y también las actividades logísticas e industriales. En este escenario se insertan políticas como la de vivienda y equipamientos públicos. Destacamos el Programa “Minha Casa, Minha Vida” (PMCMV) y su producción habitacional en el tejido urbano de algunas ciudades medianas, con la presencia de una importante cantidad de viviendas que permitieron el acceso a la propiedad, al mismo tiempo que reprodujo y amplió la desigualdad socioespacial en las ciudades de tamaño mediano. Además, los patrones de movilidad urbana cuyo proyecto insiste en seguir la configuración de una ciudad centro-periferia, sólo nos llevan a cuestionar los paradigmas centro-periferia bajo la interpretación de la fragmentación socioespacial. Por lo tanto, esta tesis tiene como objetivo comprender los recorridos urbanos en conjuntos habitacionales del Programa “Minha Casa, Minha Vida” (PMCMV) en términos de la relación con otras áreas de la ciudad de Ribeirão Preto/SP, tomando principalmente los procedimientos metodológicos que, Además de los recorridos de estos citadinos que habitaban en conjuntos habitacionales, principalmente en relación con los recorridos casa-trabajo-hogar, también se estructuró en torno a lecturas, trabajos de campo y recolección de datos que contribuyeron a las notas aquí traidas. Concluimos que, además de una nueva comprensión de la relación centro-centralidad para un proceso de fragmentación socioespacial, indicamos que el acceso a través de la movilidad de los citadinos y de los citadinos transita hacia dos concepciones teóricas que explican la distancia entre la ciudad población y el derecho a la ciudad.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)CAPES: 001FAPESP: 20/10108-7Universidade Estadual Paulista (Unesp)Catelan, Márcio José [UNESP]Santos, Felipe César Augusto Silgueiro dos [UNESP]2024-07-30T16:43:02Z2024-07-30T16:43:02Z2024-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Felipe César Augusto Silgueiro dos. Andar na cidade: a condição socioespacial da vida urbana em Ribeirão Preto/SP. Orientador: Márcio José Catelan. 2024. 220 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25682633004129042P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-31T07:03:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256826Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:31:27.752194Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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