Ser surdo: o percurso (auto)biográfico das aprendizagens construídas na vida escolar e profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Roberto Antonio [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/148788
Resumo: O presente estudo teve por objetivo resgatar minha própria história de formação pessoal, escolar e profissional do magistério, fazendo emergir as diferentes leituras das realidades vividas, em um processo em que a teoria e a prática se complementam e se fundem. Além disso, busquei apresentar reflexões no âmbito da história vivida pelo ser surdo em uma comunidade surda e o ser surdo em uma comunidade ouvinte; revelar as marcas influenciadoras do processo educativo e seu impacto no cotidiano escolar. Para alcançar estes objetivos, foi feita uma narrativa desde minha infância até a vida adulta, a perda de audição e as mudanças no rumo de minha vida. Há também relatos sobre experiências profissionais e acadêmicas. Este processo traz reflexões e questionamentos do percurso das aprendizagens construídas. Ao longo da pesquisa, percebi a importância do papel da Língua de Sinais e da língua oral, a condição de ser uma pessoa surda bilíngue e o reconhecimento da identidade surda, além de minha conscientização profissional, como arquiteto e professor. Esta pesquisa (auto)biográfica contribui diretamente para a minha formação e de outros surdos, bem como para aqueles profissionais que atuam nessa área.
id UNSP_d8c841d919c0bb4be17b1a1f29c1856a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148788
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ser surdo: o percurso (auto)biográfico das aprendizagens construídas na vida escolar e profissionalBeing deaf: auto(biographical) trajectory of learnings acquired in the school and professional lifeSurdezEducação de SurdosRelato (auto)biográficoDeafnessDeaf education(Auto)biographical reportO presente estudo teve por objetivo resgatar minha própria história de formação pessoal, escolar e profissional do magistério, fazendo emergir as diferentes leituras das realidades vividas, em um processo em que a teoria e a prática se complementam e se fundem. Além disso, busquei apresentar reflexões no âmbito da história vivida pelo ser surdo em uma comunidade surda e o ser surdo em uma comunidade ouvinte; revelar as marcas influenciadoras do processo educativo e seu impacto no cotidiano escolar. Para alcançar estes objetivos, foi feita uma narrativa desde minha infância até a vida adulta, a perda de audição e as mudanças no rumo de minha vida. Há também relatos sobre experiências profissionais e acadêmicas. Este processo traz reflexões e questionamentos do percurso das aprendizagens construídas. Ao longo da pesquisa, percebi a importância do papel da Língua de Sinais e da língua oral, a condição de ser uma pessoa surda bilíngue e o reconhecimento da identidade surda, além de minha conscientização profissional, como arquiteto e professor. Esta pesquisa (auto)biográfica contribui diretamente para a minha formação e de outros surdos, bem como para aqueles profissionais que atuam nessa área.The present study aims to bring past stories from my personal, scholar and professional teaching graduation experiences, bringing out the different observation from lived realities, in a process where theory and practice supplement and connect each other. This study also focuses to present reflections in a deaf’s life story within deaf and listening communities, besides revealing educative process influencing points and its impact in school routine. In order to reach those objectives, it was made a narrative since childhood up to adulthood, the hearing loss, and the changes during life. There are also reports from professional and academic experiences. This process brings reflections and questions about the built learning process. During the research, it is pointed the importance which reaches the sign and oral language role, the condition in being a bilingual deaf person and the recognition from deaf identity, professional awareness, as builder and teacher. This (auto)biographical research is to give a contribution to my degree and to other deaf people, as well to professionals which work in this area.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manzoli, Luci Pastor [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Roberto Antonio [UNESP]2017-02-15T12:57:28Z2017-02-15T12:57:28Z2016-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14878800088031933004030079P22469098115508385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148788Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:31:32.113320Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser surdo: o percurso (auto)biográfico das aprendizagens construídas na vida escolar e profissional
Being deaf: auto(biographical) trajectory of learnings acquired in the school and professional life
title Ser surdo: o percurso (auto)biográfico das aprendizagens construídas na vida escolar e profissional
spellingShingle Ser surdo: o percurso (auto)biográfico das aprendizagens construídas na vida escolar e profissional
Alves, Roberto Antonio [UNESP]
Surdez
Educação de Surdos
Relato (auto)biográfico
Deafness
Deaf education
(Auto)biographical report
title_short Ser surdo: o percurso (auto)biográfico das aprendizagens construídas na vida escolar e profissional
title_full Ser surdo: o percurso (auto)biográfico das aprendizagens construídas na vida escolar e profissional
title_fullStr Ser surdo: o percurso (auto)biográfico das aprendizagens construídas na vida escolar e profissional
title_full_unstemmed Ser surdo: o percurso (auto)biográfico das aprendizagens construídas na vida escolar e profissional
title_sort Ser surdo: o percurso (auto)biográfico das aprendizagens construídas na vida escolar e profissional
author Alves, Roberto Antonio [UNESP]
author_facet Alves, Roberto Antonio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manzoli, Luci Pastor [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Roberto Antonio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Educação de Surdos
Relato (auto)biográfico
Deafness
Deaf education
(Auto)biographical report
topic Surdez
Educação de Surdos
Relato (auto)biográfico
Deafness
Deaf education
(Auto)biographical report
description O presente estudo teve por objetivo resgatar minha própria história de formação pessoal, escolar e profissional do magistério, fazendo emergir as diferentes leituras das realidades vividas, em um processo em que a teoria e a prática se complementam e se fundem. Além disso, busquei apresentar reflexões no âmbito da história vivida pelo ser surdo em uma comunidade surda e o ser surdo em uma comunidade ouvinte; revelar as marcas influenciadoras do processo educativo e seu impacto no cotidiano escolar. Para alcançar estes objetivos, foi feita uma narrativa desde minha infância até a vida adulta, a perda de audição e as mudanças no rumo de minha vida. Há também relatos sobre experiências profissionais e acadêmicas. Este processo traz reflexões e questionamentos do percurso das aprendizagens construídas. Ao longo da pesquisa, percebi a importância do papel da Língua de Sinais e da língua oral, a condição de ser uma pessoa surda bilíngue e o reconhecimento da identidade surda, além de minha conscientização profissional, como arquiteto e professor. Esta pesquisa (auto)biográfica contribui diretamente para a minha formação e de outros surdos, bem como para aqueles profissionais que atuam nessa área.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-08
2017-02-15T12:57:28Z
2017-02-15T12:57:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/148788
000880319
33004030079P2
2469098115508385
url http://hdl.handle.net/11449/148788
identifier_str_mv 000880319
33004030079P2
2469098115508385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129214705041408