Música de câmara na formação do músico profissional: aspectos pedagógicos, escolha e adaptação de seu repertório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domenech, Mauro [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157182
Resumo: Este trabalho discute a música de câmara na formação do músico profissional, seus aspectos pedagógicos, a escolha e adaptação de seu repertório. Apresenta a prática da música de câmara como parte fundamental na formação do músico (instrumentista/cantor), com suas peculiaridades e características na educação musical, especialmente em relação à interpretação musical, às práticas de conjunto e à preparação para a performance. A metodologia consistiu em um estudo de caso de uma instituição de ensino profissionalizante representativa nacionalmente, situada na cidade de São Paulo, a Escola Municipal de Música de São Paulo – EMMSP, onde o pesquisador é professor de música de câmara. Envolveu coleta de dados de fontes disponíveis online e publicações, com aplicação do método teórico-reflexivo, implicando em revisão de literatura e estudo da estrutura pedagógica relacionada à disciplina música de câmara. O trabalho está organizado em três partes. Na primeira, apresenta-se uma revisão de literatura, discutindo o estado atual da questão no meio acadêmico. Na segunda, parte discute-se a função pedagógica da música de câmara enquanto disciplina na escola de formação profissional e faz-se uma proposta de metodologia para esta disciplina. Na terceira, discute-se a escolha e adaptação do repertório didaticamente orientado à disciplina, a disponibilidade de partituras e aplicabilidade da transcrição na adequação deste repertório em função da realidade cotidiana do professor.
id UNSP_d9a177a0dd3034509e0f8231543acedc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157182
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Música de câmara na formação do músico profissional: aspectos pedagógicos, escolha e adaptação de seu repertórioChamber music in the development of the professional musician: pedagogical aspects, choice, and the adaptation of repertoireMúsica de câmaraPreparação para a performance musicalEscolha e adaptação de repertórioFormação profissional do músicoChamber musicPreparation for musical performanceChoice and adaptation of repertoireDevelopment of the professional musicianEste trabalho discute a música de câmara na formação do músico profissional, seus aspectos pedagógicos, a escolha e adaptação de seu repertório. Apresenta a prática da música de câmara como parte fundamental na formação do músico (instrumentista/cantor), com suas peculiaridades e características na educação musical, especialmente em relação à interpretação musical, às práticas de conjunto e à preparação para a performance. A metodologia consistiu em um estudo de caso de uma instituição de ensino profissionalizante representativa nacionalmente, situada na cidade de São Paulo, a Escola Municipal de Música de São Paulo – EMMSP, onde o pesquisador é professor de música de câmara. Envolveu coleta de dados de fontes disponíveis online e publicações, com aplicação do método teórico-reflexivo, implicando em revisão de literatura e estudo da estrutura pedagógica relacionada à disciplina música de câmara. O trabalho está organizado em três partes. Na primeira, apresenta-se uma revisão de literatura, discutindo o estado atual da questão no meio acadêmico. Na segunda, parte discute-se a função pedagógica da música de câmara enquanto disciplina na escola de formação profissional e faz-se uma proposta de metodologia para esta disciplina. Na terceira, discute-se a escolha e adaptação do repertório didaticamente orientado à disciplina, a disponibilidade de partituras e aplicabilidade da transcrição na adequação deste repertório em função da realidade cotidiana do professor.This work discusses chamber music in the development of the professional musician, its pedagogical aspects and the choice and adaptation of its repertoire. The study presents the practice of chamber music as a fundamental part in the musician’s training (instrumentalist/singer) as well as its peculiarities and characteristics in musical education, especially as relative to musical interpretation, group practice and the preparation for performance. The methodology consists of a case study of a representative vocational training institution, located in the city of São Paulo, the Municipal School of Music of São Paulo – EMMSP, where the author of this study is a chamber music teacher. The research involved the collection of data from online sources and printed material, with application of the theoretical-reflexive method involving literature review and study of the pedagogical structure as related to the chamber music class. The work is organized in three parts. The first presents a literature review and a discussion of the state of the art in the academic environment. The second discusses the pedagogical function of chamber music as a discipline in the curriculum of the school and the proposed methodology in the class. The third discusses the choice and adaptation of the repertoire for use in the class, the availability of scores and the applicability of transcription for use in the daily routine of the teacher.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ray, Sonia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Domenech, Mauro [UNESP]2018-09-28T19:45:29Z2018-09-28T19:45:29Z2018-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15718200090841033004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-05T06:05:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157182Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:56:26.661589Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Música de câmara na formação do músico profissional: aspectos pedagógicos, escolha e adaptação de seu repertório
Chamber music in the development of the professional musician: pedagogical aspects, choice, and the adaptation of repertoire
title Música de câmara na formação do músico profissional: aspectos pedagógicos, escolha e adaptação de seu repertório
spellingShingle Música de câmara na formação do músico profissional: aspectos pedagógicos, escolha e adaptação de seu repertório
Domenech, Mauro [UNESP]
Música de câmara
Preparação para a performance musical
Escolha e adaptação de repertório
Formação profissional do músico
Chamber music
Preparation for musical performance
Choice and adaptation of repertoire
Development of the professional musician
title_short Música de câmara na formação do músico profissional: aspectos pedagógicos, escolha e adaptação de seu repertório
title_full Música de câmara na formação do músico profissional: aspectos pedagógicos, escolha e adaptação de seu repertório
title_fullStr Música de câmara na formação do músico profissional: aspectos pedagógicos, escolha e adaptação de seu repertório
title_full_unstemmed Música de câmara na formação do músico profissional: aspectos pedagógicos, escolha e adaptação de seu repertório
title_sort Música de câmara na formação do músico profissional: aspectos pedagógicos, escolha e adaptação de seu repertório
author Domenech, Mauro [UNESP]
author_facet Domenech, Mauro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ray, Sonia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Domenech, Mauro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Música de câmara
Preparação para a performance musical
Escolha e adaptação de repertório
Formação profissional do músico
Chamber music
Preparation for musical performance
Choice and adaptation of repertoire
Development of the professional musician
topic Música de câmara
Preparação para a performance musical
Escolha e adaptação de repertório
Formação profissional do músico
Chamber music
Preparation for musical performance
Choice and adaptation of repertoire
Development of the professional musician
description Este trabalho discute a música de câmara na formação do músico profissional, seus aspectos pedagógicos, a escolha e adaptação de seu repertório. Apresenta a prática da música de câmara como parte fundamental na formação do músico (instrumentista/cantor), com suas peculiaridades e características na educação musical, especialmente em relação à interpretação musical, às práticas de conjunto e à preparação para a performance. A metodologia consistiu em um estudo de caso de uma instituição de ensino profissionalizante representativa nacionalmente, situada na cidade de São Paulo, a Escola Municipal de Música de São Paulo – EMMSP, onde o pesquisador é professor de música de câmara. Envolveu coleta de dados de fontes disponíveis online e publicações, com aplicação do método teórico-reflexivo, implicando em revisão de literatura e estudo da estrutura pedagógica relacionada à disciplina música de câmara. O trabalho está organizado em três partes. Na primeira, apresenta-se uma revisão de literatura, discutindo o estado atual da questão no meio acadêmico. Na segunda, parte discute-se a função pedagógica da música de câmara enquanto disciplina na escola de formação profissional e faz-se uma proposta de metodologia para esta disciplina. Na terceira, discute-se a escolha e adaptação do repertório didaticamente orientado à disciplina, a disponibilidade de partituras e aplicabilidade da transcrição na adequação deste repertório em função da realidade cotidiana do professor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28T19:45:29Z
2018-09-28T19:45:29Z
2018-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157182
000908410
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/157182
identifier_str_mv 000908410
33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128724116176896