Percepção de estudantes de Odontologia quanto a um programa de desenvolvimento de destreza manual prévio ao treinamento pré-clínico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Fernanda Luiza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235835
Resumo: O presente trabalho propôs-se avaliar, de forma qualitativa, a percepção de estudantes de Odontologia sobre um programa de desenvolvimento de destreza manual aplicado previamente ao treinamento pré-clínico. Para isso foram selecionados estudantes do 2º ano do curso de graduação da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP (N=64). O programa consistiu em 8 sessões de treinamento no qual os estudantes realizaram diferentes tipos de exercícios para desenvolver sua destreza manual no trabalho com visão direta e indireta. Para a avaliar a percepção dos estudantes em relação ao programa, estes foram solicitados a responder um questionário com questões abertas, ao final do programa. A análise dos dados baseou-se na técnica quali-quantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC e será realizada com o auxílio do Qualiquantisoft® que é um programa de computador que foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a análise dos dados provenientes das pesquisas qualitativas que utilizam a técnica do DSC. Verificou-se que para todos os estudantes avaliados (100%) o programa proposto colaborou com o desenvolvimento de sua destreza manual e que esta melhora esteve relacionada ao maior controle/firmeza das mãos (65,5%), maior confiança e segurança (50,0%) e maior percepção visual e de profundidade (17,2%). Os principais pontos positivos do programa relatados pelos estudantes foram o contato com os motores e atividades práticas antes das aulas das disciplinas (39,1%), o método utilizado e a atenção da equipe (31,3%) e o aumento da confiança/segurança (21,9%) e que os principais negativos foram programa foi cansativo e longo (7,8%), pouco tempo de duração (6,3%) e sensação de angústia/agonia (4,7%). O medo e a insegurança foram os principais sentimentos relatado pelos estudantes (60,9%) no início do treinamento com o micromotor. A maior parte dos estudantes (98,9%) percebeu que houve diferença na sua utilização do micromotor entre o pré-treinamento e o póstreinamento. As principais sugestões para modificação do programa proposto foram que ele tenha algumas alterações na metodologia (17,2%) e que seja aplicado nos próximos anos (17,2%). Por meio da metodologia utilizada pode-se concluir que o programa de desenvolvimento de destreza manual foi positivamente percebido pelos estudantes avaliados.
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Para a avaliar a percepção dos estudantes em relação ao programa, estes foram solicitados a responder um questionário com questões abertas, ao final do programa. A análise dos dados baseou-se na técnica quali-quantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC e será realizada com o auxílio do Qualiquantisoft® que é um programa de computador que foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a análise dos dados provenientes das pesquisas qualitativas que utilizam a técnica do DSC. Verificou-se que para todos os estudantes avaliados (100%) o programa proposto colaborou com o desenvolvimento de sua destreza manual e que esta melhora esteve relacionada ao maior controle/firmeza das mãos (65,5%), maior confiança e segurança (50,0%) e maior percepção visual e de profundidade (17,2%). Os principais pontos positivos do programa relatados pelos estudantes foram o contato com os motores e atividades práticas antes das aulas das disciplinas (39,1%), o método utilizado e a atenção da equipe (31,3%) e o aumento da confiança/segurança (21,9%) e que os principais negativos foram programa foi cansativo e longo (7,8%), pouco tempo de duração (6,3%) e sensação de angústia/agonia (4,7%). O medo e a insegurança foram os principais sentimentos relatado pelos estudantes (60,9%) no início do treinamento com o micromotor. A maior parte dos estudantes (98,9%) percebeu que houve diferença na sua utilização do micromotor entre o pré-treinamento e o póstreinamento. As principais sugestões para modificação do programa proposto foram que ele tenha algumas alterações na metodologia (17,2%) e que seja aplicado nos próximos anos (17,2%). Por meio da metodologia utilizada pode-se concluir que o programa de desenvolvimento de destreza manual foi positivamente percebido pelos estudantes avaliados.The present study aimed to qualitatively evaluate the perception of dentistry students about a manual dexterity development program applied prior to pre-clinical training. For this, students from the 2nd year of the undergraduate course at the Faculty of Dentistry of Araraquara – UNESP (N=64) were selected. The program consisted of 8 training sessions in which students performed different types of exercises to develop their manual dexterity at work with direct and indirect vision. To assess the students' perception of the program, they were asked to answer a questionnaire with open questions at the end of the program. Data analysis was based on the qualitativequantitative technique of the Collective Subject Discourse - DSC and will be carried out with the help of Qualiquantisoft®, which is a computer program that was developed with the objective of facilitating the analysis of data from qualitative research. using the DSC technique. It was found that for all evaluated students (100%) the proposed program collaborated with the development of their manual dexterity and that this improvement was related to greater control/firmness of the hands (65.5%), greater confidence and security (50 .0%) and greater visual and depth perception (17.2%). The main positive points of the program reported by the students were the contact with the engines and practical activities before the classes of the disciplines (39.1%), the method used and the attention of the team (31.3%) and the increase in confidence/ safety (21.9%) and that the main negatives were the program was tiring and long (7.8%), short duration (6.3%) and feeling of anguish/agony (4.7%). Fear and insecurity were the main feelings reported by students (60.9%) at the beginning of training with the micromotor. Most students (98.9%) noticed that there was a difference in their use of the micromotor between pre-training and post-training. The main suggestions for modifying the proposed program were that it have some changes in the methodology (17.2%) and that it be applied in the coming years (17.2%). Through the methodology used, it can be concluded that the manual dexterity development program was positively perceived by the evaluated students.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Patrícia Peteomilli Nordi Sasso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silveira, Fernanda Luiza2022-07-28T18:52:25Z2022-07-28T18:52:25Z2022-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/235835porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-04T06:06:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235835Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-04T06:06:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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