Percepção do fraseamento prosódico do Português Brasileiro: efeitos dos sinais de pontuação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Lorraine Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255274
Resumo: Estudos sobre o efeito do fraseamento prosódico em textos escritos em Português Brasileiro (PB), no Ensino Fundamental II (EF II), feitos por Carvalho (2019) e Paiva (2021), detectaram haver relação entre as fronteiras prosódicas de frase entoacional (IP - do inglês Intonational Phrase), definidas a partir de algoritmos de formação e reestruturação desse domínio no português (Frota, 2000; Tenani, 2002), e a presença da vírgula, convencional ou não. As autoras argumentam que a ausência da vírgula, quando previstas por gramáticas de referência (Bechara, 2015), indicia a possibilidade de reestruturação do domínio. Quando considerados dados de leitura, Tenani (2022) descreveu características de pausas e tons de fronteiras associadas aos sinais de pontuação vírgula e ponto em textos que correspondem à transcrição da leitura, como no caso de transcrição de episódios de podcast. Essa autora detecta a lacuna de não haver estudos sobre a percepção de fala, no caso de áudios de podcast, que tenham confrontado as pistas acústicas do fraseamento dos enunciados em fronteiras de IP com a pontuação do texto transcrito. Esta dissertação tem o objetivo de suprir essa lacuna e visa investigar se há efeito da pontuação sobre a percepção de fronteiras de IP e, em caso positivo, mensurar qual o efeito dessa pontuação na percepção dessas fronteiras. A metodologia adotada envolveu um teste de percepção conduzido com estudantes de licenciatura em Letras do segundo e terceiro anos. Foram apresentados quatro trechos narrativos retirados do podcast "As Filhas da Guerra", disponível on-line de forma gratuita, juntamente com suas transcrições, em quatro condições (C): C1 - áudio sem trecho transcrito; C2 - áudio com trecho transcrito sem pontuação e sem maiúsculas; C3 - áudio com trecho transcrito com pontuação em local congruente com a pista prosódica; C4 - áudio com trecho transcrito com a pontuação em local incongruente com a pista prosódica. Desses trechos, selecionamos 39 fronteiras como objeto de investigação, sendo 20 fronteiras marcadas com vírgulas (fronteiras não finais de IP) e 19 fronteiras marcadas com ponto final (fronteiras de IP final). Esta dissertação parte da hipótese geral de que o estímulo ortográfico-visual tem um efeito na percepção de fronteiras de IP não final e final de enunciados falados. Com base nos resultados obtidos, há evidências de que a presença da transcrição teve um impacto positivo na percepção das fronteiras prosódicas das IPs finais e não finais.
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Quando considerados dados de leitura, Tenani (2022) descreveu características de pausas e tons de fronteiras associadas aos sinais de pontuação vírgula e ponto em textos que correspondem à transcrição da leitura, como no caso de transcrição de episódios de podcast. Essa autora detecta a lacuna de não haver estudos sobre a percepção de fala, no caso de áudios de podcast, que tenham confrontado as pistas acústicas do fraseamento dos enunciados em fronteiras de IP com a pontuação do texto transcrito. Esta dissertação tem o objetivo de suprir essa lacuna e visa investigar se há efeito da pontuação sobre a percepção de fronteiras de IP e, em caso positivo, mensurar qual o efeito dessa pontuação na percepção dessas fronteiras. A metodologia adotada envolveu um teste de percepção conduzido com estudantes de licenciatura em Letras do segundo e terceiro anos. Foram apresentados quatro trechos narrativos retirados do podcast "As Filhas da Guerra", disponível on-line de forma gratuita, juntamente com suas transcrições, em quatro condições (C): C1 - áudio sem trecho transcrito; C2 - áudio com trecho transcrito sem pontuação e sem maiúsculas; C3 - áudio com trecho transcrito com pontuação em local congruente com a pista prosódica; C4 - áudio com trecho transcrito com a pontuação em local incongruente com a pista prosódica. Desses trechos, selecionamos 39 fronteiras como objeto de investigação, sendo 20 fronteiras marcadas com vírgulas (fronteiras não finais de IP) e 19 fronteiras marcadas com ponto final (fronteiras de IP final). Esta dissertação parte da hipótese geral de que o estímulo ortográfico-visual tem um efeito na percepção de fronteiras de IP não final e final de enunciados falados. Com base nos resultados obtidos, há evidências de que a presença da transcrição teve um impacto positivo na percepção das fronteiras prosódicas das IPs finais e não finais.Studies on the effect of prosodic phrasing in written texts in Brazilian Portuguese (BP), in Elementary School II (EF II) carried out by Carvalho (2019) and Paiva (2021) detected a relation between the prosodic boundaries of the Intonational Phrase (IP) defined based on algorithms for forming and restructuring this domain in Portuguese (Frota, 2000; Tenani, 2002), and the presence of comma conventional or not. The authors argue that the absence of commas when predicted by reference grammars (Bechara, 2015) indicates the possibility of domain restructuring. When considering reading data, Tenani (2022) described the characteristics of pauses and boundary tones associated with the punctuation marks comma and period in texts that correspond to reading transcriptions, as in the case of podcast episode transcriptions. The author detects the lack of studies on speech perception, in the case of podcast audios, which have confronted the acoustic clues of phrasing in IP boundaries with the punctuation of the transcribed text. The aim of this dissertation is to fill this gap and investigate whether punctuation has an effect on the perception of prosodic IP boundaries. If so, the goal is to measure the impact of punctuation on the perception of both final and non-final IPs. The methodology involved a perception test conducted with undergraduate students majoring in Languages in their second and third years. Four narrative excerpts were presented, taken from the podcast "As Filhas da Guerra," available online for free, along with their transcriptions, under four conditions (C): C1 - audio without written text; C2 - audio with written text without punctuation and uppercase letters; C3 - audio with written text with punctuation in a location congruent with the prosodic cue; C4 - audio with text with punctuation in a location incongruent with the prosodic cue. From these excerpts, we selected 39 boundaries as the object of investigation, with 20 boundaries marked with commas (non-final IP boundaries) and 19 boundaries marked with a period (final IP boundaries). This dissertation is based on the general hypothesis that orthographic-visual stimuli have an effect on the perception of nonfinal and final IP boundaries in spoken utterances. Based on the results obtained, there is evidence that the presence of the transcription had a positive impact on the perception of prosodic boundaries of both final and non-final IPs.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)88887.700578/2022-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tenani, Luciani Ester [UNESP]Oliveira Jr, Miguel OliveiraCardoso, Lorraine Rodrigues2024-04-22T19:08:14Z2024-04-22T19:08:14Z2024-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARDOSO, Lorraine Rodrigues. Percepção do fraseamento prosódico do Português Brasileiro: efeitos dos sinais de pontuação. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255274porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-23T06:16:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255274Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:13:29.829708Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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