O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas no 3º ciclo do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mariângela [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91071
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal verificar qual é a contribuição da Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas para a disciplina Matemática, no 3º ciclo do Ensino Fundamental, partindo de problemas geradores de novas idéias matemáticas. Dentro da Educação Matemática, atualmente, o ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas é visto como uma metodologia alternativa, que visa à um trabalho centrado no aluno, a partir de problemas geradores de novos conceitos e novos conteúdos matemáticos, levando-o a construir um conhecimento matemático através da resolução desses problemas. Nessa metodologia, o aluno participa da construção do conhecimento com a orientação e a supervisão do professor que, somente no final desse processo de construção, formaliza as novas idéias construídas, utilizando notação e terminologia corretas. As unidades temáticas trabalhadas com esses alunos foram Divisibilidade e Números Racionais. Constatei que, ao trabalhar com esta metodologia, em sala de aula, houve um aumento na motivação, tanto da professora em ensinar quanto dos alunos em aprender. Além disso, em muitas ocasiões, foi possível observar os alunos relacionando suas atividades com alguns tópicos já trabalhados anteriormente. Todos esses fatos, retratados em minha aplicação, reforçam a relevância desse trabalho. A metodologia de pesquisa adotada neste trabalho é a metodologia de Romberg.
id UNSP_d9e938e93e62979f5302350828d6d898
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91071
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas no 3º ciclo do ensino fundamentalMatemática - Estudo e ensinoResolução de ProblemasTroubleshootingEsta dissertação tem como objetivo principal verificar qual é a contribuição da Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas para a disciplina Matemática, no 3º ciclo do Ensino Fundamental, partindo de problemas geradores de novas idéias matemáticas. Dentro da Educação Matemática, atualmente, o ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas é visto como uma metodologia alternativa, que visa à um trabalho centrado no aluno, a partir de problemas geradores de novos conceitos e novos conteúdos matemáticos, levando-o a construir um conhecimento matemático através da resolução desses problemas. Nessa metodologia, o aluno participa da construção do conhecimento com a orientação e a supervisão do professor que, somente no final desse processo de construção, formaliza as novas idéias construídas, utilizando notação e terminologia corretas. As unidades temáticas trabalhadas com esses alunos foram Divisibilidade e Números Racionais. Constatei que, ao trabalhar com esta metodologia, em sala de aula, houve um aumento na motivação, tanto da professora em ensinar quanto dos alunos em aprender. Além disso, em muitas ocasiões, foi possível observar os alunos relacionando suas atividades com alguns tópicos já trabalhados anteriormente. Todos esses fatos, retratados em minha aplicação, reforçam a relevância desse trabalho. A metodologia de pesquisa adotada neste trabalho é a metodologia de Romberg.The main objective of this dissertation is to verify which was the contribution of the Methodology of teaching-learning of Mathematics through Problem Solving for the disciplina Matemática para o 3º ciclo do Ensino Fundamental, starting from generating problems of new mathematical ideas. Inside the process of Mathematical Education, the teaching-learning of Mathematics through problem solving is seen as an alternative methodology that seeks a kind of work centered in the student, starting from problems which can generate new concepts and new contents. In that methodology, students participate in the construction of knowledge under the teacher's orientation and supervision. Both Divisibility and Rational Numbers were worked with those students. Could be verified that, when working with this methodology in classroom, there was an increase in the interest and motivation, so for the teacher, when teaching, as for the students, when learning. Besides, in many occasions, it was possible to observe the students relating their activities with some mathematical topics, already worked previously. All these facts, portrayed in my application, reinforce the relevance of that work. The research methodology adopted in this work is the methodology of Romberg.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Mariângela [UNESP]2014-06-11T19:24:52Z2014-06-11T19:24:52Z2004-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisix, 262 f. : il., gráfs., tabs.application/pdfPEREIRA, Mariângela. O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas no 3º ciclo do ensino fundamental. 2004. ix, 262 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.http://hdl.handle.net/11449/91071000282652pereira_m_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T06:03:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91071Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:58:10.951548Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas no 3º ciclo do ensino fundamental
title O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas no 3º ciclo do ensino fundamental
spellingShingle O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas no 3º ciclo do ensino fundamental
Pereira, Mariângela [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Resolução de Problemas
Troubleshooting
title_short O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas no 3º ciclo do ensino fundamental
title_full O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas no 3º ciclo do ensino fundamental
title_fullStr O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas no 3º ciclo do ensino fundamental
title_full_unstemmed O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas no 3º ciclo do ensino fundamental
title_sort O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas no 3º ciclo do ensino fundamental
author Pereira, Mariângela [UNESP]
author_facet Pereira, Mariângela [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mariângela [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Resolução de Problemas
Troubleshooting
topic Matemática - Estudo e ensino
Resolução de Problemas
Troubleshooting
description Esta dissertação tem como objetivo principal verificar qual é a contribuição da Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas para a disciplina Matemática, no 3º ciclo do Ensino Fundamental, partindo de problemas geradores de novas idéias matemáticas. Dentro da Educação Matemática, atualmente, o ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas é visto como uma metodologia alternativa, que visa à um trabalho centrado no aluno, a partir de problemas geradores de novos conceitos e novos conteúdos matemáticos, levando-o a construir um conhecimento matemático através da resolução desses problemas. Nessa metodologia, o aluno participa da construção do conhecimento com a orientação e a supervisão do professor que, somente no final desse processo de construção, formaliza as novas idéias construídas, utilizando notação e terminologia corretas. As unidades temáticas trabalhadas com esses alunos foram Divisibilidade e Números Racionais. Constatei que, ao trabalhar com esta metodologia, em sala de aula, houve um aumento na motivação, tanto da professora em ensinar quanto dos alunos em aprender. Além disso, em muitas ocasiões, foi possível observar os alunos relacionando suas atividades com alguns tópicos já trabalhados anteriormente. Todos esses fatos, retratados em minha aplicação, reforçam a relevância desse trabalho. A metodologia de pesquisa adotada neste trabalho é a metodologia de Romberg.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-03
2014-06-11T19:24:52Z
2014-06-11T19:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Mariângela. O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas no 3º ciclo do ensino fundamental. 2004. ix, 262 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.
http://hdl.handle.net/11449/91071
000282652
pereira_m_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv PEREIRA, Mariângela. O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas no 3º ciclo do ensino fundamental. 2004. ix, 262 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.
000282652
pereira_m_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ix, 262 f. : il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128297589014528