Acessibilidade na Universidade Estadual de Londrina: o ponto de vista do estudante com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elaine Teresa Gomes de [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91252
Resumo: A acessibilidade é um tema atual e vem sendo discutido nos ambientes educacionais. Em termos de legislação, a acessibilidade pode ser interpretada como a eliminação de barreiras arquitetônicas nos ambiente e adequação de meios de transporte, provimento de equipamentos e recursos especiais para que as pessoas com deficiência possam ter acesso a informações, adaptação de meios de comunicação e sinalização. Em ambiente universitário, a acessibilidade compreende todas essas interpretações que poderão proporcionar aprendizagem, ensino e formação profissional com qualidade.Assim, o presente estudo tem como objetivo identificar, descrever e analisar sob o ponto de vista do estudante com deficiência, as condições de acessibilidade na UEL - Universidade Estadual de Londrina. Onze estudantes, cadastrados no Programa de Acompanhamento ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais - PROENE- que apresentavam deficiência física, visual e múltipla, matriculados no ano letivo de 2002, participaram da pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada. Um roteiro foi elaborado e adequado com ajuda de juízes externos. O estudo piloto ajudou no treinamento do entrevistador-pesquisador e possibilitou a análise do material transcrito. O procedimento de coleta consistiu em entrevistas, gravadas em fitas cassetes e em transcrição posterior. O tratamento dos dados foi realizado por meio de análise de conteúdo, cujo produto final originou oito temas que versaram sobre as condições de acessibilidade da UEL. Os resultados indicaram que a acessibilidade esteve presente e ausente durante a trajetória acadêmica do estudante necessidade especial, independentemente do tipo da deficiência. Segundo os participantes, contribuíram para criar condições de acessibilidade os professores e colegas. Os primeiros utilizaram estratégias e recursos adaptados...
id UNSP_da2f85fc5bdea52812ede40c6e448162
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91252
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Acessibilidade na Universidade Estadual de Londrina: o ponto de vista do estudante com deficiênciaArquitetura e deficientesUniversidades e faculdades - DeficientesEnsino superior - DeficientesUniversity-disabled studentSuperior educationA acessibilidade é um tema atual e vem sendo discutido nos ambientes educacionais. Em termos de legislação, a acessibilidade pode ser interpretada como a eliminação de barreiras arquitetônicas nos ambiente e adequação de meios de transporte, provimento de equipamentos e recursos especiais para que as pessoas com deficiência possam ter acesso a informações, adaptação de meios de comunicação e sinalização. Em ambiente universitário, a acessibilidade compreende todas essas interpretações que poderão proporcionar aprendizagem, ensino e formação profissional com qualidade.Assim, o presente estudo tem como objetivo identificar, descrever e analisar sob o ponto de vista do estudante com deficiência, as condições de acessibilidade na UEL - Universidade Estadual de Londrina. Onze estudantes, cadastrados no Programa de Acompanhamento ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais - PROENE- que apresentavam deficiência física, visual e múltipla, matriculados no ano letivo de 2002, participaram da pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada. Um roteiro foi elaborado e adequado com ajuda de juízes externos. O estudo piloto ajudou no treinamento do entrevistador-pesquisador e possibilitou a análise do material transcrito. O procedimento de coleta consistiu em entrevistas, gravadas em fitas cassetes e em transcrição posterior. O tratamento dos dados foi realizado por meio de análise de conteúdo, cujo produto final originou oito temas que versaram sobre as condições de acessibilidade da UEL. Os resultados indicaram que a acessibilidade esteve presente e ausente durante a trajetória acadêmica do estudante necessidade especial, independentemente do tipo da deficiência. Segundo os participantes, contribuíram para criar condições de acessibilidade os professores e colegas. Os primeiros utilizaram estratégias e recursos adaptados...The accessibility is a current issue that has been discussed in the educational environment. Legally, the accessibility can be interpreted as the elimination of architectonic barriers from places and making means of transportation suitable for those with disabilities, providing special equipments and resources so that people who have hearing disabilities can have access to information, adaptation of means of communication and signaling. In the university environment, the accessibility encloses all these interpretations, which can lead to learning, teaching and quality professional development. Thus, this study objects identify, under the disabled student perspective, the accessibility conditions at UEL - Universidade Estadual de Londrina. Eleven students registered at Programa de Acompanhamento ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais - PROEN - who had physical disabilities, visual or multiple, enrolled in the 2002 school year, and took part in the research. The data gathering was done through a semi-structured interview. A script was organized with help from outside judges. The making of a pilot study helped in the training of the interviewer-researcher and offered possibilities to examine the written material. The gathering procedures were taping interviewing and then quoting. The data dealing was done through content analyses, which resulted in eight topics about the accessibility conditions at UEL. The results indicated that accessibility was in and out of the student with special needs academic path, no matter the sort of disability. According to participants, professors and classmates contributed to create accessibility conditions. The former used adapted strategies and resources; the latter raised the possibility of group study to the disabled student inside and outside classroom. An important role was played by PROEN, which contributed to the keeping of students in...(Complete abstract, acces undermentioned eletronic address)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manzini, Eduardo José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Elaine Teresa Gomes de [UNESP]2014-06-11T19:24:57Z2014-06-11T19:24:57Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis168 f. + anexoapplication/pdfOLIVEIRA, Elaine Teresa Gomes de. Acessibilidade na Universidade Estadual de Londrina: o ponto de vista do estudante com deficiência. 2003. 168 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.http://hdl.handle.net/11449/91252000224292oliveira_etg_me_mar.pdf33004110040P59155295594995876Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91252Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade na Universidade Estadual de Londrina: o ponto de vista do estudante com deficiência
title Acessibilidade na Universidade Estadual de Londrina: o ponto de vista do estudante com deficiência
spellingShingle Acessibilidade na Universidade Estadual de Londrina: o ponto de vista do estudante com deficiência
Oliveira, Elaine Teresa Gomes de [UNESP]
Arquitetura e deficientes
Universidades e faculdades - Deficientes
Ensino superior - Deficientes
University-disabled student
Superior education
title_short Acessibilidade na Universidade Estadual de Londrina: o ponto de vista do estudante com deficiência
title_full Acessibilidade na Universidade Estadual de Londrina: o ponto de vista do estudante com deficiência
title_fullStr Acessibilidade na Universidade Estadual de Londrina: o ponto de vista do estudante com deficiência
title_full_unstemmed Acessibilidade na Universidade Estadual de Londrina: o ponto de vista do estudante com deficiência
title_sort Acessibilidade na Universidade Estadual de Londrina: o ponto de vista do estudante com deficiência
author Oliveira, Elaine Teresa Gomes de [UNESP]
author_facet Oliveira, Elaine Teresa Gomes de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manzini, Eduardo José [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Elaine Teresa Gomes de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura e deficientes
Universidades e faculdades - Deficientes
Ensino superior - Deficientes
University-disabled student
Superior education
topic Arquitetura e deficientes
Universidades e faculdades - Deficientes
Ensino superior - Deficientes
University-disabled student
Superior education
description A acessibilidade é um tema atual e vem sendo discutido nos ambientes educacionais. Em termos de legislação, a acessibilidade pode ser interpretada como a eliminação de barreiras arquitetônicas nos ambiente e adequação de meios de transporte, provimento de equipamentos e recursos especiais para que as pessoas com deficiência possam ter acesso a informações, adaptação de meios de comunicação e sinalização. Em ambiente universitário, a acessibilidade compreende todas essas interpretações que poderão proporcionar aprendizagem, ensino e formação profissional com qualidade.Assim, o presente estudo tem como objetivo identificar, descrever e analisar sob o ponto de vista do estudante com deficiência, as condições de acessibilidade na UEL - Universidade Estadual de Londrina. Onze estudantes, cadastrados no Programa de Acompanhamento ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais - PROENE- que apresentavam deficiência física, visual e múltipla, matriculados no ano letivo de 2002, participaram da pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada. Um roteiro foi elaborado e adequado com ajuda de juízes externos. O estudo piloto ajudou no treinamento do entrevistador-pesquisador e possibilitou a análise do material transcrito. O procedimento de coleta consistiu em entrevistas, gravadas em fitas cassetes e em transcrição posterior. O tratamento dos dados foi realizado por meio de análise de conteúdo, cujo produto final originou oito temas que versaram sobre as condições de acessibilidade da UEL. Os resultados indicaram que a acessibilidade esteve presente e ausente durante a trajetória acadêmica do estudante necessidade especial, independentemente do tipo da deficiência. Segundo os participantes, contribuíram para criar condições de acessibilidade os professores e colegas. Os primeiros utilizaram estratégias e recursos adaptados...
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2014-06-11T19:24:57Z
2014-06-11T19:24:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Elaine Teresa Gomes de. Acessibilidade na Universidade Estadual de Londrina: o ponto de vista do estudante com deficiência. 2003. 168 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/91252
000224292
oliveira_etg_me_mar.pdf
33004110040P5
9155295594995876
identifier_str_mv OLIVEIRA, Elaine Teresa Gomes de. Acessibilidade na Universidade Estadual de Londrina: o ponto de vista do estudante com deficiência. 2003. 168 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
000224292
oliveira_etg_me_mar.pdf
33004110040P5
9155295594995876
url http://hdl.handle.net/11449/91252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 168 f. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128133663031296