Sequências de ensino investigativas nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades e novos desafios para as aulas de ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/150671 |
Resumo: | O enfoque das Sequências de Ensino Investigativas (SEI) no campo do Ensino de Ciências vem ganhando espaço e reconhecimento entre pesquisadores da área. No entanto, seja pela novidade da proposta, seja pela complexidade que envolve, sua presença efetiva em salas de aula do Ensino Fundamental é ainda incipiente. Pesquisas evidenciam que o envolvimento dos alunos em modalidades de ensino que exigem a investigação de problemas, a elaboração e testes de hipóteses e o aprimoramento da sua argumentação com mediação docente durante o processo de ensino, podem contribuir para a superação de muitos dos problemas do Ensino de Ciências nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental. Este trabalho tem como principal objetivo compreender o uso de Sequências de Ensino Investigativas em aulas de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com destaque especial para a utilização de atividades experimentais investigativas como possibilitadoras da Alfabetização Científica dos alunos. Para isso, a partir do planejamento, elaboração, implementação e aplicação de uma SEI em conjunto com uma professora de uma sala de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de São Paulo, coletamos dados por meio de gravações em vídeo. Foram posteriormente selecionados e transcritos alguns episódios de maior relevância, cujas análises à luz do conceito de Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) proposto por Engle e Conant e de alguns conceitos da Teoria da Enunciação de Mikhail Bakhtin, nos permitem reafirmar a relevância das SEI para o aprendizado pelas crianças de conceitos e procedimentos científicos, indicando a presença de um legítimo processo de alfabetização em ciências. |
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Sequências de ensino investigativas nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades e novos desafios para as aulas de ciênciasSequences of investigative teaching in the initial years of fundamental education: possibilities and new challenges for science classesSequência de ensino por investigaçãoAtividades experimentaisEnsino de ciênciasEducação fundamentalO enfoque das Sequências de Ensino Investigativas (SEI) no campo do Ensino de Ciências vem ganhando espaço e reconhecimento entre pesquisadores da área. No entanto, seja pela novidade da proposta, seja pela complexidade que envolve, sua presença efetiva em salas de aula do Ensino Fundamental é ainda incipiente. Pesquisas evidenciam que o envolvimento dos alunos em modalidades de ensino que exigem a investigação de problemas, a elaboração e testes de hipóteses e o aprimoramento da sua argumentação com mediação docente durante o processo de ensino, podem contribuir para a superação de muitos dos problemas do Ensino de Ciências nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental. Este trabalho tem como principal objetivo compreender o uso de Sequências de Ensino Investigativas em aulas de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com destaque especial para a utilização de atividades experimentais investigativas como possibilitadoras da Alfabetização Científica dos alunos. Para isso, a partir do planejamento, elaboração, implementação e aplicação de uma SEI em conjunto com uma professora de uma sala de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de São Paulo, coletamos dados por meio de gravações em vídeo. Foram posteriormente selecionados e transcritos alguns episódios de maior relevância, cujas análises à luz do conceito de Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) proposto por Engle e Conant e de alguns conceitos da Teoria da Enunciação de Mikhail Bakhtin, nos permitem reafirmar a relevância das SEI para o aprendizado pelas crianças de conceitos e procedimentos científicos, indicando a presença de um legítimo processo de alfabetização em ciências.The focus of the Sequences of Investigative Teaching (SIT) in the field of Science Teaching has been gaining space and recognition among researchers in the area. However, either because of the novelty of the proposal or because of the complexity involved, its effective presence in elementary school's classrooms is still incipient. Researches evidences that the involvement of students in teaching modalities that require the investigation of problems, the elaboration and testing of hypotheses and the improvement of their argumentation with teacher’s mediation during the teaching process, can contribute to overcome many problems of science teaching the first five years of elementary school. The main objective of this research is to understand the use of Sequences of Investigative Teaching (SIT) in Science classes in the initial years of elementary school, with special emphasis on the usage of investigative experimental activities as a facilitator of students's scientific literacy. In order to do this, from planning, elaboration, implementation and application of a SIT, together with a 5th grade classroom’s teacher of a public school in the State of São Paulo, we collect data through video recordings. Some episodes of greater relevance were later selected and transcribed, whose analyzes based on the concept of Productive Disciplinary Engagement (PDE) proposed by Engle and Conant and some concepts of Mikhail Bakhtin's Theory of Enunciation, allow us to reaffirm the relevance of the SIT to the children's understanding of scientific concepts and procedures, indicating the presence of a legitimate process of literacy in science.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Raboni, Paulo Cesar de Almeida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendes, Talita [UNESP]2017-05-16T20:23:05Z2017-05-16T20:23:05Z2017-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15067100088583833004129044P622457754827727010000-0002-6506-9530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150671Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:16:34.540429Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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