Bom Burguer: jogo de empresas para o apoio ao processo ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Mariana de Toledo [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rodrigues, José de Souza [UNESP], Zambon, Kátia Lívia [UNESP], Scarelli, Ariane [UNESP], Amaro, Gabriel de Souza [UNESP], Feitosa, Juliana da Costa [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg4Ng==
http://hdl.handle.net/11449/147018
Resumo: Introdução: O processo de ensino aprendizagem deve ser constantemente modificado segundo o perfil dos estudantes e a disponibilidade de tecnologias, visando sempre motivar seu público alvo. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são recursos que buscam auxiliar esse ensino, criando ambientes de que favorecem a construção de conhecimentos. Se encaixando nestas descrições, o Jogo de Empresas (JE) Bom Burguer simula o gerenciamento de uma empresa, sintetizando e interconectando conteúdos. Desta forma, este jogo contribui para a aquisição de competências e aprimoramento da formação profissional, por meio de atividades vivenciais, em que se faz a tomada de decisão sem correr risco de causar prejuízos ou danos na organização. Em vista destas vantagens, o Bom Burguer foi utilizado como ferramenta de apoio ao processo ensino aprendizagem, com foco no empreendedorismo, em um Encontro de Tecnologia realizado por uma Instituição de Ensino Superior de Bauru. Participaram deste evento alunos do curso de Design de Moda, Administração, Estética e Cosmética, Gestão de Recursos Humanos e Marketing, totalizando, aproximadamente, 100 alunos. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo utilizar o JE Bom Burguer a fim de incentivar o uso das TICs e auxiliar o desenvolvimento da cultura empreendedora, estimulando o raciocínio lógico e o pensamento empreendedor, em alunos da graduação interessados em desenvolver ou aprimorar suas habilidades na área de gestão de empresas. Pretende-se avaliar também a utilização e o comportamento do sistema. Métodos: Para realizar os experimentos e coletar os dados do sistema, buscou-se observar a dinâmica e o comportamento do jogo, verificando os relatórios sobre seu uso, os problemas encontrados e sugestões de novas implementações, por meio do atendimento aos usuários, treinamento dos tutores e gerenciamento da utilização do JE durante o Encontro de Tecnologia. Além disso, através da observação também se pode analisar o interesse e o desenvolvimento da cultura empreendedora nos alunos. Resultados: Durante o evento, identificou-se o interesse dos jogadores pelo JE, estimulado pela sua competitividade. Por conta do curto tempo do evento, não se pode desenvolver a cultura empreendedora nos indivíduos, porém esse interesse estimulou o aluno a querer conhecer melhor o tema empreendedorismo. Também foram encontrados problemas e identificadas implementações futuras no sistema. Esses resultados contribuirão para solucionar as falhas encontradas e analisar a eficácia do JE Bom Burguer no processo ensino aprendizagem.
id UNSP_da8a498235998fbb32454349b4201be9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/147018
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Bom Burguer: jogo de empresas para o apoio ao processo ensino aprendizagemJogos de empresasBom BurguerIntrodução: O processo de ensino aprendizagem deve ser constantemente modificado segundo o perfil dos estudantes e a disponibilidade de tecnologias, visando sempre motivar seu público alvo. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são recursos que buscam auxiliar esse ensino, criando ambientes de que favorecem a construção de conhecimentos. Se encaixando nestas descrições, o Jogo de Empresas (JE) Bom Burguer simula o gerenciamento de uma empresa, sintetizando e interconectando conteúdos. Desta forma, este jogo contribui para a aquisição de competências e aprimoramento da formação profissional, por meio de atividades vivenciais, em que se faz a tomada de decisão sem correr risco de causar prejuízos ou danos na organização. Em vista destas vantagens, o Bom Burguer foi utilizado como ferramenta de apoio ao processo ensino aprendizagem, com foco no empreendedorismo, em um Encontro de Tecnologia realizado por uma Instituição de Ensino Superior de Bauru. Participaram deste evento alunos do curso de Design de Moda, Administração, Estética e Cosmética, Gestão de Recursos Humanos e Marketing, totalizando, aproximadamente, 100 alunos. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo utilizar o JE Bom Burguer a fim de incentivar o uso das TICs e auxiliar o desenvolvimento da cultura empreendedora, estimulando o raciocínio lógico e o pensamento empreendedor, em alunos da graduação interessados em desenvolver ou aprimorar suas habilidades na área de gestão de empresas. Pretende-se avaliar também a utilização e o comportamento do sistema. Métodos: Para realizar os experimentos e coletar os dados do sistema, buscou-se observar a dinâmica e o comportamento do jogo, verificando os relatórios sobre seu uso, os problemas encontrados e sugestões de novas implementações, por meio do atendimento aos usuários, treinamento dos tutores e gerenciamento da utilização do JE durante o Encontro de Tecnologia. Além disso, através da observação também se pode analisar o interesse e o desenvolvimento da cultura empreendedora nos alunos. Resultados: Durante o evento, identificou-se o interesse dos jogadores pelo JE, estimulado pela sua competitividade. Por conta do curto tempo do evento, não se pode desenvolver a cultura empreendedora nos indivíduos, porém esse interesse estimulou o aluno a querer conhecer melhor o tema empreendedorismo. Também foram encontrados problemas e identificadas implementações futuras no sistema. Esses resultados contribuirão para solucionar as falhas encontradas e analisar a eficácia do JE Bom Burguer no processo ensino aprendizagem.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Engenharia de Produção, Faculdade de Engenharia de BauruUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Colégio Técnico Industrial de BauruUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Engenharia de Produção, Faculdade de Engenharia de BauruUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Colégio Técnico Industrial de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marinho, Mariana de Toledo [UNESP]Rodrigues, José de Souza [UNESP]Zambon, Kátia Lívia [UNESP]Scarelli, Ariane [UNESP]Amaro, Gabriel de Souza [UNESP]Feitosa, Juliana da Costa [UNESP]2017-01-02T15:40:15Z2017-01-02T15:40:15Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09886application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg4Ng==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09646http://hdl.handle.net/11449/1470182013-09886-marinho.pdf0758745124500295PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T06:10:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/147018Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-13T06:10:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bom Burguer: jogo de empresas para o apoio ao processo ensino aprendizagem
title Bom Burguer: jogo de empresas para o apoio ao processo ensino aprendizagem
spellingShingle Bom Burguer: jogo de empresas para o apoio ao processo ensino aprendizagem
Marinho, Mariana de Toledo [UNESP]
Jogos de empresas
Bom Burguer
title_short Bom Burguer: jogo de empresas para o apoio ao processo ensino aprendizagem
title_full Bom Burguer: jogo de empresas para o apoio ao processo ensino aprendizagem
title_fullStr Bom Burguer: jogo de empresas para o apoio ao processo ensino aprendizagem
title_full_unstemmed Bom Burguer: jogo de empresas para o apoio ao processo ensino aprendizagem
title_sort Bom Burguer: jogo de empresas para o apoio ao processo ensino aprendizagem
author Marinho, Mariana de Toledo [UNESP]
author_facet Marinho, Mariana de Toledo [UNESP]
Rodrigues, José de Souza [UNESP]
Zambon, Kátia Lívia [UNESP]
Scarelli, Ariane [UNESP]
Amaro, Gabriel de Souza [UNESP]
Feitosa, Juliana da Costa [UNESP]
author_role author
author2 Rodrigues, José de Souza [UNESP]
Zambon, Kátia Lívia [UNESP]
Scarelli, Ariane [UNESP]
Amaro, Gabriel de Souza [UNESP]
Feitosa, Juliana da Costa [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Mariana de Toledo [UNESP]
Rodrigues, José de Souza [UNESP]
Zambon, Kátia Lívia [UNESP]
Scarelli, Ariane [UNESP]
Amaro, Gabriel de Souza [UNESP]
Feitosa, Juliana da Costa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos de empresas
Bom Burguer
topic Jogos de empresas
Bom Burguer
description Introdução: O processo de ensino aprendizagem deve ser constantemente modificado segundo o perfil dos estudantes e a disponibilidade de tecnologias, visando sempre motivar seu público alvo. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são recursos que buscam auxiliar esse ensino, criando ambientes de que favorecem a construção de conhecimentos. Se encaixando nestas descrições, o Jogo de Empresas (JE) Bom Burguer simula o gerenciamento de uma empresa, sintetizando e interconectando conteúdos. Desta forma, este jogo contribui para a aquisição de competências e aprimoramento da formação profissional, por meio de atividades vivenciais, em que se faz a tomada de decisão sem correr risco de causar prejuízos ou danos na organização. Em vista destas vantagens, o Bom Burguer foi utilizado como ferramenta de apoio ao processo ensino aprendizagem, com foco no empreendedorismo, em um Encontro de Tecnologia realizado por uma Instituição de Ensino Superior de Bauru. Participaram deste evento alunos do curso de Design de Moda, Administração, Estética e Cosmética, Gestão de Recursos Humanos e Marketing, totalizando, aproximadamente, 100 alunos. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo utilizar o JE Bom Burguer a fim de incentivar o uso das TICs e auxiliar o desenvolvimento da cultura empreendedora, estimulando o raciocínio lógico e o pensamento empreendedor, em alunos da graduação interessados em desenvolver ou aprimorar suas habilidades na área de gestão de empresas. Pretende-se avaliar também a utilização e o comportamento do sistema. Métodos: Para realizar os experimentos e coletar os dados do sistema, buscou-se observar a dinâmica e o comportamento do jogo, verificando os relatórios sobre seu uso, os problemas encontrados e sugestões de novas implementações, por meio do atendimento aos usuários, treinamento dos tutores e gerenciamento da utilização do JE durante o Encontro de Tecnologia. Além disso, através da observação também se pode analisar o interesse e o desenvolvimento da cultura empreendedora nos alunos. Resultados: Durante o evento, identificou-se o interesse dos jogadores pelo JE, estimulado pela sua competitividade. Por conta do curto tempo do evento, não se pode desenvolver a cultura empreendedora nos indivíduos, porém esse interesse estimulou o aluno a querer conhecer melhor o tema empreendedorismo. Também foram encontrados problemas e identificadas implementações futuras no sistema. Esses resultados contribuirão para solucionar as falhas encontradas e analisar a eficácia do JE Bom Burguer no processo ensino aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:40:15Z
2017-01-02T15:40:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg4Ng==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09646
http://hdl.handle.net/11449/147018
2013-09886-marinho.pdf
0758745124500295
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg4Ng==
http://hdl.handle.net/11449/147018
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09646
2013-09886-marinho.pdf
0758745124500295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09886
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046459268923392