Intervenção artística na escola pública: reflexões de uma experiência na EMEF Des. Amorim Lima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marose Leila e [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86886
Resumo: O presente trabalho analisa as transformações físicas e educacionais na EMEF Des. Amorim Lima, ocorridas no período compreendido entre os anos de 2005 e 2011. A escola, localizada no distrito do Butantã, em São Paulo, teria se inspirado, inicialmente, na Escola da Ponte, instituição pública localizada na Vila das Avesdistrito do Porto, em Portugal. Conhecida por seu projeto inovador, a Escola da Ponte tem como diferencial o vínculo construído com a comunidade, principalmente com os pais dos estudantes, parceiros efetivos na gestão administrativa e educativa da escola. Em 2005, a EMEF Des. Amorim Lima iniciou, juntamente com a comunidade local, um processo revisional de toda sua estrutura educacional com o objetivo de oferecer aos seus estudantes uma escola pública mais democrática, buscando soluções por meio da mobilização e ação das pessoas de maneira que não ficasse refém das decisões da Secretaria Municipal de Educação. No ano em questão, a instituição sofria com problemas graves, tais como violência, exclusão escolar, ausência de professores e isolamento entre equipe pedagógica e comunidade escolar. Foram várias as transformações na escola, como, por exemplo, a quebra de paredes e o rompimento da divisão por série, assim como também a separação em agrupamentos por salas e ampliação do espaço destinado à arte e à cultura. Surgiu então a expectativa de criar novos territórios para o ensino de artes com ações que saíssem dos muros da escola e dialogassem com as pessoas fora dela, trazendo para o contexto educacional uma tendência atual de aproximar a arte da vida. Atualmente, fazem parte de seu currículo oficinas de música, capoeira, cultura corporal, artes visuais, teatro e artesanato. Investigaremos nesta pesquisa como as mudanças na escola Des. Amorim Lima têm...
id UNSP_dab9a5f8174263f33794ac1131e0f935
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86886
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Intervenção artística na escola pública: reflexões de uma experiência na EMEF Des. Amorim LimaEscolas públicasArquiteturaEducação e EstadoArte e educaçãoO presente trabalho analisa as transformações físicas e educacionais na EMEF Des. Amorim Lima, ocorridas no período compreendido entre os anos de 2005 e 2011. A escola, localizada no distrito do Butantã, em São Paulo, teria se inspirado, inicialmente, na Escola da Ponte, instituição pública localizada na Vila das Avesdistrito do Porto, em Portugal. Conhecida por seu projeto inovador, a Escola da Ponte tem como diferencial o vínculo construído com a comunidade, principalmente com os pais dos estudantes, parceiros efetivos na gestão administrativa e educativa da escola. Em 2005, a EMEF Des. Amorim Lima iniciou, juntamente com a comunidade local, um processo revisional de toda sua estrutura educacional com o objetivo de oferecer aos seus estudantes uma escola pública mais democrática, buscando soluções por meio da mobilização e ação das pessoas de maneira que não ficasse refém das decisões da Secretaria Municipal de Educação. No ano em questão, a instituição sofria com problemas graves, tais como violência, exclusão escolar, ausência de professores e isolamento entre equipe pedagógica e comunidade escolar. Foram várias as transformações na escola, como, por exemplo, a quebra de paredes e o rompimento da divisão por série, assim como também a separação em agrupamentos por salas e ampliação do espaço destinado à arte e à cultura. Surgiu então a expectativa de criar novos territórios para o ensino de artes com ações que saíssem dos muros da escola e dialogassem com as pessoas fora dela, trazendo para o contexto educacional uma tendência atual de aproximar a arte da vida. Atualmente, fazem parte de seu currículo oficinas de música, capoeira, cultura corporal, artes visuais, teatro e artesanato. Investigaremos nesta pesquisa como as mudanças na escola Des. Amorim Lima têm...El actual trabajo analiza las transformaciones físicas y educativas en EMEF. Des. Amorim Lima en el período entendido entre los años de 2005 a 2011. Esta institución de educación, situada en el distrito de Butantã, en São Paulo, se inspiró inicialmente, en la Escuela da Ponte, institución pública en la Vila das Aves de la ciudad de Porto en Portugal. Conocida para su proyecto innovador, la Escuela da Ponte se distingue por el vínculo construido con la comunidad, principalmente con los padres de los estudiantes, socios eficaces en la gestión administrativa y educativa de la escuela. En 2005, la EMEF Des. Amorim Lima, inició, junto con la comunidad local, un proceso de revisión de toda su estructura educativa con el objetivo de ofrecer a sus estudiantes una escuela pública más democrática, buscando soluciones por medio de la movilización y de la acción de la gente y no ser rehén de las decisiones de la Secretaria Municipalde Educación. En ese año la institución sufría con problemas serios, tales como violencia, exclusión escolar, ausencia de profesores y aislamiento entre el equipo pedagógico y la comunidad escolar. Fueron realizados una serie de cambios, entre ellos, colocar abajo paredes y romper la división por series, así como la separación en agrupamientos por salas, también se amplio el espacio al arte y a la cultura. Actualmente, son parte de su Curriculum: talleres de música, capoeira, cultura corporal, artes visuales, teatro y artesanía.Existía una expectativa de crear nuevos territorios para la enseñanza de artes con acciones que salieran de los muros de la escuela y dialogaran con las personas de afuera, transportando para el contexto educacional una tendencia actual de aproximar el arte a la vida.En nuestro informe investigaremos como los cambios en la escuela Des. Amorim Lima han repercutido en la formación de sus... (Resumen completo clicar acceso eletronicUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)André, Carminda Mendes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Marose Leila e [UNESP]2014-06-11T19:22:27Z2014-06-11T19:22:27Z2012-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis145 f. ; il.application/pdfSILVA, Marose Leila e. Intervenção artística na escola pública: reflexões de uma experiência na EMEF Des. Amorim Lima. 2012. 145 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.http://hdl.handle.net/11449/86886000702961silva_ml_me_ia.pdf33004013063P40337663798764526Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-28T06:22:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86886Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:33:01.659091Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção artística na escola pública: reflexões de uma experiência na EMEF Des. Amorim Lima
title Intervenção artística na escola pública: reflexões de uma experiência na EMEF Des. Amorim Lima
spellingShingle Intervenção artística na escola pública: reflexões de uma experiência na EMEF Des. Amorim Lima
Silva, Marose Leila e [UNESP]
Escolas públicas
Arquitetura
Educação e Estado
Arte e educação
title_short Intervenção artística na escola pública: reflexões de uma experiência na EMEF Des. Amorim Lima
title_full Intervenção artística na escola pública: reflexões de uma experiência na EMEF Des. Amorim Lima
title_fullStr Intervenção artística na escola pública: reflexões de uma experiência na EMEF Des. Amorim Lima
title_full_unstemmed Intervenção artística na escola pública: reflexões de uma experiência na EMEF Des. Amorim Lima
title_sort Intervenção artística na escola pública: reflexões de uma experiência na EMEF Des. Amorim Lima
author Silva, Marose Leila e [UNESP]
author_facet Silva, Marose Leila e [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv André, Carminda Mendes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marose Leila e [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas públicas
Arquitetura
Educação e Estado
Arte e educação
topic Escolas públicas
Arquitetura
Educação e Estado
Arte e educação
description O presente trabalho analisa as transformações físicas e educacionais na EMEF Des. Amorim Lima, ocorridas no período compreendido entre os anos de 2005 e 2011. A escola, localizada no distrito do Butantã, em São Paulo, teria se inspirado, inicialmente, na Escola da Ponte, instituição pública localizada na Vila das Avesdistrito do Porto, em Portugal. Conhecida por seu projeto inovador, a Escola da Ponte tem como diferencial o vínculo construído com a comunidade, principalmente com os pais dos estudantes, parceiros efetivos na gestão administrativa e educativa da escola. Em 2005, a EMEF Des. Amorim Lima iniciou, juntamente com a comunidade local, um processo revisional de toda sua estrutura educacional com o objetivo de oferecer aos seus estudantes uma escola pública mais democrática, buscando soluções por meio da mobilização e ação das pessoas de maneira que não ficasse refém das decisões da Secretaria Municipal de Educação. No ano em questão, a instituição sofria com problemas graves, tais como violência, exclusão escolar, ausência de professores e isolamento entre equipe pedagógica e comunidade escolar. Foram várias as transformações na escola, como, por exemplo, a quebra de paredes e o rompimento da divisão por série, assim como também a separação em agrupamentos por salas e ampliação do espaço destinado à arte e à cultura. Surgiu então a expectativa de criar novos territórios para o ensino de artes com ações que saíssem dos muros da escola e dialogassem com as pessoas fora dela, trazendo para o contexto educacional uma tendência atual de aproximar a arte da vida. Atualmente, fazem parte de seu currículo oficinas de música, capoeira, cultura corporal, artes visuais, teatro e artesanato. Investigaremos nesta pesquisa como as mudanças na escola Des. Amorim Lima têm...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-06
2014-06-11T19:22:27Z
2014-06-11T19:22:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Marose Leila e. Intervenção artística na escola pública: reflexões de uma experiência na EMEF Des. Amorim Lima. 2012. 145 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/86886
000702961
silva_ml_me_ia.pdf
33004013063P4
0337663798764526
identifier_str_mv SILVA, Marose Leila e. Intervenção artística na escola pública: reflexões de uma experiência na EMEF Des. Amorim Lima. 2012. 145 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.
000702961
silva_ml_me_ia.pdf
33004013063P4
0337663798764526
url http://hdl.handle.net/11449/86886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 f. ; il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129333542256640