O teatro de temática científica e seu impacto na formação de professores: uma revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251917 |
Resumo: | O Teatro de Temática Científica (TTC) é um tipo de espetáculo teatral que se preocupa em abordar temas e conceitos científicos de uma forma mais simples e descontraída. Tem ganhado destaque nos últimos anos como uma opção para a realização de divulgação científica de maior impacto. Com o TTC é possível proporcionar divulgação científica, alfabetização e letramento científico. Enquanto ferramenta didática há outros benefícios que podem ser elencados, sendo que alguns deles ultrapassam os objetivos traçados para uma aula, como técnicas para decorar textos, improvisação, entre outros. Assim, este trabalho de revisão bibliográfica se propôs a investigar sobre teatro nas revistas da área de Ensino de Ciências, analisando pesquisas sobre o uso do teatro na formação de professores por meio da Análise Textual Discursiva. Para isso foram selecionadas revistas Qualis A1-A4 da área de Ensino de Ciências, e nelas foram realizados uma busca pelo termo “teatro”, para todos os anos de publicação e sem o uso de filtros ou operadores booleanos. Com a Análise Textual Discursiva, separamos os trabalhos por categorias de análise, e restringimos a discussão dos resultados nas pesquisas sobre formação de professores. Verificou-se que muitos trabalhos citam o TTC, mas poucos trazem uma análise sobre este recurso na formação de professores. Um outro ponto verificado é que alguns trabalhos que abordam o TTC e a formação de professores foram realizados com graduandos que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Desta forma este trabalho mostra que existem muitas pesquisas sendo realizadas sobre TTC e a maioria abordam a divulgação científica e a utilização do TTC como ferramenta de ensino. As contribuições do TTC para a formação de professores ainda são pouco exploradas. |
id |
UNSP_db0bbefe0e00e64292884c6a74fba6e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/251917 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O teatro de temática científica e seu impacto na formação de professores: uma revisão de literaturaScientific themed theater and its impact on teacher training: a review of literatureEl teatro de temática científica y su impacto en la formación docente: una revisión de literaturaTeatro de temática científicaFormação de professoresAnálise textual discursivaRevisão de literaturaScientific themed theaterTeacher trainingDiscursive textual analysisLiterature reviewO Teatro de Temática Científica (TTC) é um tipo de espetáculo teatral que se preocupa em abordar temas e conceitos científicos de uma forma mais simples e descontraída. Tem ganhado destaque nos últimos anos como uma opção para a realização de divulgação científica de maior impacto. Com o TTC é possível proporcionar divulgação científica, alfabetização e letramento científico. Enquanto ferramenta didática há outros benefícios que podem ser elencados, sendo que alguns deles ultrapassam os objetivos traçados para uma aula, como técnicas para decorar textos, improvisação, entre outros. Assim, este trabalho de revisão bibliográfica se propôs a investigar sobre teatro nas revistas da área de Ensino de Ciências, analisando pesquisas sobre o uso do teatro na formação de professores por meio da Análise Textual Discursiva. Para isso foram selecionadas revistas Qualis A1-A4 da área de Ensino de Ciências, e nelas foram realizados uma busca pelo termo “teatro”, para todos os anos de publicação e sem o uso de filtros ou operadores booleanos. Com a Análise Textual Discursiva, separamos os trabalhos por categorias de análise, e restringimos a discussão dos resultados nas pesquisas sobre formação de professores. Verificou-se que muitos trabalhos citam o TTC, mas poucos trazem uma análise sobre este recurso na formação de professores. Um outro ponto verificado é que alguns trabalhos que abordam o TTC e a formação de professores foram realizados com graduandos que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Desta forma este trabalho mostra que existem muitas pesquisas sendo realizadas sobre TTC e a maioria abordam a divulgação científica e a utilização do TTC como ferramenta de ensino. As contribuições do TTC para a formação de professores ainda são pouco exploradas.Scientific Themed Theater (TTC) is a type of theatrical show that focuses on addressing scientific themes and concepts in a simpler and more relaxed way. It has gained prominence in recent years as an option for carrying out scientific dissemination with greater impact. With the TTC it is possible to provide scientific dissemination, literacy and scientific literacy. As a teaching tool, there are other benefits that can be listed, some of which go beyond the objectives set for a class, such as techniques for memorizing texts, improvisation, among others. Thus, this bibliographical review proposed to carry out bibliographical research on theater in magazines in the area of Science Teaching, investigating research on the use of theater in teacher training through Discursive Textual Analysis. For this purpose, Qualis A1-A4 magazines from the Science Teaching area were selected, and a search was carried out in them for the term “theatre”, for all years of publication and without the use of filters or Boolean operators. With Discursive Textual Analysis, we separated the magazines by analysis categories, and restricted the discussion of results in research on teacher training. It was found that many works mention the TTC, but few provide an analysis of this resource in teacher training. Another point verified is that some work that addresses the TTC and teacher training was carried out with undergraduates who are part of the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID). In this way, this work shows that there is a lot of research being carried out on TTC, but the overwhelming majority of them address scientific dissemination and the use of TTC as a teaching tool. And for teacher training, there are still many possibilities for research to be carried out.El Teatro Temático Científico (TTC) es un tipo de espectáculo teatral que se ocupa de abordar temas y conceptos científicos de una forma más sencilla y relajada. Ha ganado destacado en los últimos años como una opción para realizar una mayor divulgación científica impacto. Con el TTC es posible brindar divulgación científica, alfabetización y alfabetización científico. Como herramienta de enseñanza, se pueden enumerar otros beneficios, entre ellos: que algunos de ellos van más allá de los objetivos planteados para una clase, como por ejemplo técnicas para memorizar textos, improvisación, entre otros. Por ello, este trabajo de revisión bibliográfica tuvo como objetivo investigar el teatro en revistas de Enseñanza de las Ciencias, analizando investigaciones sobre Uso del teatro en la formación docente a través del Análisis Textual Discursivo. Para eso Se seleccionaron revistas Qualis A1-A4 del área de Enseñanza de las Ciencias, y en ellas se realizó una búsqueda del término “teatro”, para todos los años de publicación y sin el uso de filtros u operadores booleanos. Con el Análisis Textual Discursivo separamos las obras por categorías de análisis, y restringimos la discusión de resultados en investigaciones sobre formación de profesores. Se encontró que muchos trabajos mencionan el TTC, pero pocos brindan un análisis sobre este recurso en la formación docente. Otro punto verificado es que algunos Se realizaron trabajos que abordan la TTC y la formación docente con estudiantes de pregrado. Las cuales forman parte del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID). Este trabajo muestra que se están realizando muchas investigaciones sobre TTC y la La mayoría de ellos abordan la divulgación científica y el uso de la CTT como herramienta didáctica. Hacia las contribuciones de la TTC a la formación de docentes aún están poco exploradas.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Rodrigo Fernando Costa [UNESP]Silva, Rafaela Valero daMatos, Natália França Brandão de2023-12-13T14:29:33Z2023-12-13T14:29:33Z2023-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATOS, Natália França Brandão de. O teatro de temática científica e seu impacto na formação de professores : uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química). Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251917porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-21T06:22:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251917Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:35:09.549199Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O teatro de temática científica e seu impacto na formação de professores: uma revisão de literatura Scientific themed theater and its impact on teacher training: a review of literature El teatro de temática científica y su impacto en la formación docente: una revisión de literatura |
title |
O teatro de temática científica e seu impacto na formação de professores: uma revisão de literatura |
spellingShingle |
O teatro de temática científica e seu impacto na formação de professores: uma revisão de literatura Matos, Natália França Brandão de Teatro de temática científica Formação de professores Análise textual discursiva Revisão de literatura Scientific themed theater Teacher training Discursive textual analysis Literature review |
title_short |
O teatro de temática científica e seu impacto na formação de professores: uma revisão de literatura |
title_full |
O teatro de temática científica e seu impacto na formação de professores: uma revisão de literatura |
title_fullStr |
O teatro de temática científica e seu impacto na formação de professores: uma revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
O teatro de temática científica e seu impacto na formação de professores: uma revisão de literatura |
title_sort |
O teatro de temática científica e seu impacto na formação de professores: uma revisão de literatura |
author |
Matos, Natália França Brandão de |
author_facet |
Matos, Natália França Brandão de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Rodrigo Fernando Costa [UNESP] Silva, Rafaela Valero da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Natália França Brandão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro de temática científica Formação de professores Análise textual discursiva Revisão de literatura Scientific themed theater Teacher training Discursive textual analysis Literature review |
topic |
Teatro de temática científica Formação de professores Análise textual discursiva Revisão de literatura Scientific themed theater Teacher training Discursive textual analysis Literature review |
description |
O Teatro de Temática Científica (TTC) é um tipo de espetáculo teatral que se preocupa em abordar temas e conceitos científicos de uma forma mais simples e descontraída. Tem ganhado destaque nos últimos anos como uma opção para a realização de divulgação científica de maior impacto. Com o TTC é possível proporcionar divulgação científica, alfabetização e letramento científico. Enquanto ferramenta didática há outros benefícios que podem ser elencados, sendo que alguns deles ultrapassam os objetivos traçados para uma aula, como técnicas para decorar textos, improvisação, entre outros. Assim, este trabalho de revisão bibliográfica se propôs a investigar sobre teatro nas revistas da área de Ensino de Ciências, analisando pesquisas sobre o uso do teatro na formação de professores por meio da Análise Textual Discursiva. Para isso foram selecionadas revistas Qualis A1-A4 da área de Ensino de Ciências, e nelas foram realizados uma busca pelo termo “teatro”, para todos os anos de publicação e sem o uso de filtros ou operadores booleanos. Com a Análise Textual Discursiva, separamos os trabalhos por categorias de análise, e restringimos a discussão dos resultados nas pesquisas sobre formação de professores. Verificou-se que muitos trabalhos citam o TTC, mas poucos trazem uma análise sobre este recurso na formação de professores. Um outro ponto verificado é que alguns trabalhos que abordam o TTC e a formação de professores foram realizados com graduandos que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Desta forma este trabalho mostra que existem muitas pesquisas sendo realizadas sobre TTC e a maioria abordam a divulgação científica e a utilização do TTC como ferramenta de ensino. As contribuições do TTC para a formação de professores ainda são pouco exploradas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-13T14:29:33Z 2023-12-13T14:29:33Z 2023-11-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATOS, Natália França Brandão de. O teatro de temática científica e seu impacto na formação de professores : uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química). Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2023. https://hdl.handle.net/11449/251917 |
identifier_str_mv |
MATOS, Natália França Brandão de. O teatro de temática científica e seu impacto na formação de professores : uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química). Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/251917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129532728705024 |