Concepções de mundo de professores de matemática e seus horizontes antevistos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miarka, Roger [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91073
Resumo: Esta pesquisa busca trabalhar com diferentes concepções de mundo e de conhecimento, investigando a articulação entre o sentido que elas fazem para os professores de Matemática e suas concepções de ensino e de Educação. O estudo gira em torno de discussões que ocorreram em um curso de extensão para professores de Matemática. Este curso tratou de concepções de mundo e de conhecimento, relacionando-as com diferentes regiões do saber como Matemática, Física, Ecologia e Artes, focando a transição entre a concepção de mundo da Época Moderna para a concepção de mundo que vem se construindo na denominada Época Pós-moderna ou Contemporânea. A meta é compreender o sentido que aquelas concepções fazem para os professores e destacar possíveis momentos de meta-compreensão sobre a articulação entre essas concepções e sua prática docente. A metodologia utilizada é qualitativa de uma perspectiva fenomenológica
id UNSP_dbadac4092dadedb5fbc9b570aa015dc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91073
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Concepções de mundo de professores de matemática e seus horizontes antevistosFenomenologiaTeoria do conhecimentoCienciaConcepção de conhecimentoPrática docenteConcepção de ciênciaSeparação sujeito/objetoSer-comEsta pesquisa busca trabalhar com diferentes concepções de mundo e de conhecimento, investigando a articulação entre o sentido que elas fazem para os professores de Matemática e suas concepções de ensino e de Educação. O estudo gira em torno de discussões que ocorreram em um curso de extensão para professores de Matemática. Este curso tratou de concepções de mundo e de conhecimento, relacionando-as com diferentes regiões do saber como Matemática, Física, Ecologia e Artes, focando a transição entre a concepção de mundo da Época Moderna para a concepção de mundo que vem se construindo na denominada Época Pós-moderna ou Contemporânea. A meta é compreender o sentido que aquelas concepções fazem para os professores e destacar possíveis momentos de meta-compreensão sobre a articulação entre essas concepções e sua prática docente. A metodologia utilizada é qualitativa de uma perspectiva fenomenológicaThis research aims to work on different world and knowledge conceptions, enquiring about articulations between the meanings that Mathematics teachers have about them and their learning and teaching conceptions. This study spins around discussions occurred in an extension course for Mathematics teachers. This course talked about different world conceptions, regarding to different areas of knowledge such as Mathematics, Physics, Ecology and Arts, focusing on the transition between the Modern Era world conception and the world conception that has been being built by Post-Modern Era. The goal is to understand the meaning that teachers have about those conceptions, detaching possible moments of metaunderstanding about the articulation between those conceptions and their practice. This paperwork has a phenomenological perspective, under a qualitative research opticConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miarka, Roger [UNESP]2014-06-11T19:24:52Z2014-06-11T19:24:52Z2008-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis162 f. : il. + 1 CD-ROMapplication/pdfMIARKA, Roger. Concepções de mundo de professores de matemática e seus horizontes antevistos. 2008. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/91073000539237miarka_r_me_rcla.pdf33004137031P7143272807891052727466330874999320000-0002-0633-8446Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-23T06:19:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91073Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-23T06:19:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de mundo de professores de matemática e seus horizontes antevistos
title Concepções de mundo de professores de matemática e seus horizontes antevistos
spellingShingle Concepções de mundo de professores de matemática e seus horizontes antevistos
Miarka, Roger [UNESP]
Fenomenologia
Teoria do conhecimento
Ciencia
Concepção de conhecimento
Prática docente
Concepção de ciência
Separação sujeito/objeto
Ser-com
title_short Concepções de mundo de professores de matemática e seus horizontes antevistos
title_full Concepções de mundo de professores de matemática e seus horizontes antevistos
title_fullStr Concepções de mundo de professores de matemática e seus horizontes antevistos
title_full_unstemmed Concepções de mundo de professores de matemática e seus horizontes antevistos
title_sort Concepções de mundo de professores de matemática e seus horizontes antevistos
author Miarka, Roger [UNESP]
author_facet Miarka, Roger [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Miarka, Roger [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Fenomenologia
Teoria do conhecimento
Ciencia
Concepção de conhecimento
Prática docente
Concepção de ciência
Separação sujeito/objeto
Ser-com
topic Fenomenologia
Teoria do conhecimento
Ciencia
Concepção de conhecimento
Prática docente
Concepção de ciência
Separação sujeito/objeto
Ser-com
description Esta pesquisa busca trabalhar com diferentes concepções de mundo e de conhecimento, investigando a articulação entre o sentido que elas fazem para os professores de Matemática e suas concepções de ensino e de Educação. O estudo gira em torno de discussões que ocorreram em um curso de extensão para professores de Matemática. Este curso tratou de concepções de mundo e de conhecimento, relacionando-as com diferentes regiões do saber como Matemática, Física, Ecologia e Artes, focando a transição entre a concepção de mundo da Época Moderna para a concepção de mundo que vem se construindo na denominada Época Pós-moderna ou Contemporânea. A meta é compreender o sentido que aquelas concepções fazem para os professores e destacar possíveis momentos de meta-compreensão sobre a articulação entre essas concepções e sua prática docente. A metodologia utilizada é qualitativa de uma perspectiva fenomenológica
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-18
2014-06-11T19:24:52Z
2014-06-11T19:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIARKA, Roger. Concepções de mundo de professores de matemática e seus horizontes antevistos. 2008. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/91073
000539237
miarka_r_me_rcla.pdf
33004137031P7
1432728078910527
2746633087499932
0000-0002-0633-8446
identifier_str_mv MIARKA, Roger. Concepções de mundo de professores de matemática e seus horizontes antevistos. 2008. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
000539237
miarka_r_me_rcla.pdf
33004137031P7
1432728078910527
2746633087499932
0000-0002-0633-8446
url http://hdl.handle.net/11449/91073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 162 f. : il. + 1 CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047079456538624