“Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239590 |
Resumo: | As plantas estão presentes em nosso cotidiano sob diferentes formas. Entretanto, a Botânica é considerada uma área desinteressante pelo público em geral, e a “Cegueira Botânica” consiste em um dos principais fatores responsáveis por esse desinteresse, fazendo com que as pessoas tenham até mesmo a dificuldade em reconhecerem as plantas como seres vivos. Essa perspectiva contribui para um ensino de Botânica negligenciado e incipiente nas escolas brasileiras, em que as aulas são comumente muito técnicas e pouco motivadoras, havendo uma abordagem descontextualizada, excessivamente teórica, descritiva e pouco relacional. Além disso, não é dada a devida importância para as aulas práticas, as quais possuem um grande potencial para despertar o interesse dos alunos pelas plantas, podendo levar a uma aproximação do conteúdo com o cotidiano dos estudantes, o que facilitaria seu aprendizado. Para isso, faz-se necessária a contextualização dos conteúdos teóricos de Botânica sob a perspectiva cultural, propiciando assim a aproximação cultural dos alunos com as plantas, para que eles compreendam verdadeiramente o papel que os vegetais desempenham em suas vidas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo a construção de um material didático para o ensino de Botânica, que consiste em uma cartilha didática com “Propostas de Atividades” de aulas práticas para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Espera-se que essas propostas sirvam de inspiração para que professores de Ciências e Biologia ministrem aulas práticas de Botânica contextualizadas com aspectos culturais inerentes à realidade de seus alunos. A cartilha, intitulada “Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”, apresenta sete “Propostas de Atividades”, cada uma delas organizada em três tópicos: “Aproximação cultural”; “Teórico” e “Prático”. Os assuntos abordados estão de acordo com os conteúdos propostos pelo “Currículo do Estado de São Paulo” e pela nova “Base Nacional Comum Curricular”, além de serem incluídos “temas extras”, por seu potencial para aproximar o conteúdo com o cotidiano dos alunos. Pretende se disponibilizar esse material digitalmente na internet para que educadores tenham acesso e, assim, possam utilizá-lo em suas práticas docentes. |
id |
UNSP_dbcec29022ca7dd92898b693f89369de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/239590 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
“Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio“Plants in focus: to sow, grow and disperse”: elaboration of a didactic booklet for practical Botany classes for Elementary School II and High SchoolEducaçãoBotânicaMaterial didáticoInovações educacionaisEducação Métodos experimentaisEnsino de BotânicaCegueira botânicaAulas práticasCartilha didáticaPropostas de atividadesAs plantas estão presentes em nosso cotidiano sob diferentes formas. Entretanto, a Botânica é considerada uma área desinteressante pelo público em geral, e a “Cegueira Botânica” consiste em um dos principais fatores responsáveis por esse desinteresse, fazendo com que as pessoas tenham até mesmo a dificuldade em reconhecerem as plantas como seres vivos. Essa perspectiva contribui para um ensino de Botânica negligenciado e incipiente nas escolas brasileiras, em que as aulas são comumente muito técnicas e pouco motivadoras, havendo uma abordagem descontextualizada, excessivamente teórica, descritiva e pouco relacional. Além disso, não é dada a devida importância para as aulas práticas, as quais possuem um grande potencial para despertar o interesse dos alunos pelas plantas, podendo levar a uma aproximação do conteúdo com o cotidiano dos estudantes, o que facilitaria seu aprendizado. Para isso, faz-se necessária a contextualização dos conteúdos teóricos de Botânica sob a perspectiva cultural, propiciando assim a aproximação cultural dos alunos com as plantas, para que eles compreendam verdadeiramente o papel que os vegetais desempenham em suas vidas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo a construção de um material didático para o ensino de Botânica, que consiste em uma cartilha didática com “Propostas de Atividades” de aulas práticas para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Espera-se que essas propostas sirvam de inspiração para que professores de Ciências e Biologia ministrem aulas práticas de Botânica contextualizadas com aspectos culturais inerentes à realidade de seus alunos. A cartilha, intitulada “Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”, apresenta sete “Propostas de Atividades”, cada uma delas organizada em três tópicos: “Aproximação cultural”; “Teórico” e “Prático”. Os assuntos abordados estão de acordo com os conteúdos propostos pelo “Currículo do Estado de São Paulo” e pela nova “Base Nacional Comum Curricular”, além de serem incluídos “temas extras”, por seu potencial para aproximar o conteúdo com o cotidiano dos alunos. Pretende se disponibilizar esse material digitalmente na internet para que educadores tenham acesso e, assim, possam utilizá-lo em suas práticas docentes.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oriani, Aline [UNESP]Pechula, Marcia Reami [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Juliana2023-02-17T11:49:29Z2023-02-17T11:49:29Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239590porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-17T06:10:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239590Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:12:16.710640Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio “Plants in focus: to sow, grow and disperse”: elaboration of a didactic booklet for practical Botany classes for Elementary School II and High School |
title |
“Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio |
spellingShingle |
“Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio Rossi, Juliana Educação Botânica Material didático Inovações educacionais Educação Métodos experimentais Ensino de Botânica Cegueira botânica Aulas práticas Cartilha didática Propostas de atividades |
title_short |
“Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio |
title_full |
“Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio |
title_fullStr |
“Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
“Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio |
title_sort |
“Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio |
author |
Rossi, Juliana |
author_facet |
Rossi, Juliana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oriani, Aline [UNESP] Pechula, Marcia Reami [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Botânica Material didático Inovações educacionais Educação Métodos experimentais Ensino de Botânica Cegueira botânica Aulas práticas Cartilha didática Propostas de atividades |
topic |
Educação Botânica Material didático Inovações educacionais Educação Métodos experimentais Ensino de Botânica Cegueira botânica Aulas práticas Cartilha didática Propostas de atividades |
description |
As plantas estão presentes em nosso cotidiano sob diferentes formas. Entretanto, a Botânica é considerada uma área desinteressante pelo público em geral, e a “Cegueira Botânica” consiste em um dos principais fatores responsáveis por esse desinteresse, fazendo com que as pessoas tenham até mesmo a dificuldade em reconhecerem as plantas como seres vivos. Essa perspectiva contribui para um ensino de Botânica negligenciado e incipiente nas escolas brasileiras, em que as aulas são comumente muito técnicas e pouco motivadoras, havendo uma abordagem descontextualizada, excessivamente teórica, descritiva e pouco relacional. Além disso, não é dada a devida importância para as aulas práticas, as quais possuem um grande potencial para despertar o interesse dos alunos pelas plantas, podendo levar a uma aproximação do conteúdo com o cotidiano dos estudantes, o que facilitaria seu aprendizado. Para isso, faz-se necessária a contextualização dos conteúdos teóricos de Botânica sob a perspectiva cultural, propiciando assim a aproximação cultural dos alunos com as plantas, para que eles compreendam verdadeiramente o papel que os vegetais desempenham em suas vidas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo a construção de um material didático para o ensino de Botânica, que consiste em uma cartilha didática com “Propostas de Atividades” de aulas práticas para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Espera-se que essas propostas sirvam de inspiração para que professores de Ciências e Biologia ministrem aulas práticas de Botânica contextualizadas com aspectos culturais inerentes à realidade de seus alunos. A cartilha, intitulada “Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”, apresenta sete “Propostas de Atividades”, cada uma delas organizada em três tópicos: “Aproximação cultural”; “Teórico” e “Prático”. Os assuntos abordados estão de acordo com os conteúdos propostos pelo “Currículo do Estado de São Paulo” e pela nova “Base Nacional Comum Curricular”, além de serem incluídos “temas extras”, por seu potencial para aproximar o conteúdo com o cotidiano dos alunos. Pretende se disponibilizar esse material digitalmente na internet para que educadores tenham acesso e, assim, possam utilizá-lo em suas práticas docentes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-02-17T11:49:29Z 2023-02-17T11:49:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/239590 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/239590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128479988809728 |