“Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Juliana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239590
Resumo: As plantas estão presentes em nosso cotidiano sob diferentes formas. Entretanto, a Botânica é considerada uma área desinteressante pelo público em geral, e a “Cegueira Botânica” consiste em um dos principais fatores responsáveis por esse desinteresse, fazendo com que as pessoas tenham até mesmo a dificuldade em reconhecerem as plantas como seres vivos. Essa perspectiva contribui para um ensino de Botânica negligenciado e incipiente nas escolas brasileiras, em que as aulas são comumente muito técnicas e pouco motivadoras, havendo uma abordagem descontextualizada, excessivamente teórica, descritiva e pouco relacional. Além disso, não é dada a devida importância para as aulas práticas, as quais possuem um grande potencial para despertar o interesse dos alunos pelas plantas, podendo levar a uma aproximação do conteúdo com o cotidiano dos estudantes, o que facilitaria seu aprendizado. Para isso, faz-se necessária a contextualização dos conteúdos teóricos de Botânica sob a perspectiva cultural, propiciando assim a aproximação cultural dos alunos com as plantas, para que eles compreendam verdadeiramente o papel que os vegetais desempenham em suas vidas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo a construção de um material didático para o ensino de Botânica, que consiste em uma cartilha didática com “Propostas de Atividades” de aulas práticas para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Espera-se que essas propostas sirvam de inspiração para que professores de Ciências e Biologia ministrem aulas práticas de Botânica contextualizadas com aspectos culturais inerentes à realidade de seus alunos. A cartilha, intitulada “Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”, apresenta sete “Propostas de Atividades”, cada uma delas organizada em três tópicos: “Aproximação cultural”; “Teórico” e “Prático”. Os assuntos abordados estão de acordo com os conteúdos propostos pelo “Currículo do Estado de São Paulo” e pela nova “Base Nacional Comum Curricular”, além de serem incluídos “temas extras”, por seu potencial para aproximar o conteúdo com o cotidiano dos alunos. Pretende se disponibilizar esse material digitalmente na internet para que educadores tenham acesso e, assim, possam utilizá-lo em suas práticas docentes.
id UNSP_dbcec29022ca7dd92898b693f89369de
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239590
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling “Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio“Plants in focus: to sow, grow and disperse”: elaboration of a didactic booklet for practical Botany classes for Elementary School II and High SchoolEducaçãoBotânicaMaterial didáticoInovações educacionaisEducação Métodos experimentaisEnsino de BotânicaCegueira botânicaAulas práticasCartilha didáticaPropostas de atividadesAs plantas estão presentes em nosso cotidiano sob diferentes formas. Entretanto, a Botânica é considerada uma área desinteressante pelo público em geral, e a “Cegueira Botânica” consiste em um dos principais fatores responsáveis por esse desinteresse, fazendo com que as pessoas tenham até mesmo a dificuldade em reconhecerem as plantas como seres vivos. Essa perspectiva contribui para um ensino de Botânica negligenciado e incipiente nas escolas brasileiras, em que as aulas são comumente muito técnicas e pouco motivadoras, havendo uma abordagem descontextualizada, excessivamente teórica, descritiva e pouco relacional. Além disso, não é dada a devida importância para as aulas práticas, as quais possuem um grande potencial para despertar o interesse dos alunos pelas plantas, podendo levar a uma aproximação do conteúdo com o cotidiano dos estudantes, o que facilitaria seu aprendizado. Para isso, faz-se necessária a contextualização dos conteúdos teóricos de Botânica sob a perspectiva cultural, propiciando assim a aproximação cultural dos alunos com as plantas, para que eles compreendam verdadeiramente o papel que os vegetais desempenham em suas vidas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo a construção de um material didático para o ensino de Botânica, que consiste em uma cartilha didática com “Propostas de Atividades” de aulas práticas para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Espera-se que essas propostas sirvam de inspiração para que professores de Ciências e Biologia ministrem aulas práticas de Botânica contextualizadas com aspectos culturais inerentes à realidade de seus alunos. A cartilha, intitulada “Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”, apresenta sete “Propostas de Atividades”, cada uma delas organizada em três tópicos: “Aproximação cultural”; “Teórico” e “Prático”. Os assuntos abordados estão de acordo com os conteúdos propostos pelo “Currículo do Estado de São Paulo” e pela nova “Base Nacional Comum Curricular”, além de serem incluídos “temas extras”, por seu potencial para aproximar o conteúdo com o cotidiano dos alunos. Pretende se disponibilizar esse material digitalmente na internet para que educadores tenham acesso e, assim, possam utilizá-lo em suas práticas docentes.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oriani, Aline [UNESP]Pechula, Marcia Reami [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Juliana2023-02-17T11:49:29Z2023-02-17T11:49:29Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239590porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-17T06:10:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239590Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-17T06:10:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio
“Plants in focus: to sow, grow and disperse”: elaboration of a didactic booklet for practical Botany classes for Elementary School II and High School
title “Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio
spellingShingle “Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Rossi, Juliana
Educação
Botânica
Material didático
Inovações educacionais
Educação Métodos experimentais
Ensino de Botânica
Cegueira botânica
Aulas práticas
Cartilha didática
Propostas de atividades
title_short “Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio
title_full “Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio
title_fullStr “Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio
title_full_unstemmed “Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio
title_sort “Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”: elaboração de cartilha didática de aulas práticas de Botânica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio
author Rossi, Juliana
author_facet Rossi, Juliana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oriani, Aline [UNESP]
Pechula, Marcia Reami [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Botânica
Material didático
Inovações educacionais
Educação Métodos experimentais
Ensino de Botânica
Cegueira botânica
Aulas práticas
Cartilha didática
Propostas de atividades
topic Educação
Botânica
Material didático
Inovações educacionais
Educação Métodos experimentais
Ensino de Botânica
Cegueira botânica
Aulas práticas
Cartilha didática
Propostas de atividades
description As plantas estão presentes em nosso cotidiano sob diferentes formas. Entretanto, a Botânica é considerada uma área desinteressante pelo público em geral, e a “Cegueira Botânica” consiste em um dos principais fatores responsáveis por esse desinteresse, fazendo com que as pessoas tenham até mesmo a dificuldade em reconhecerem as plantas como seres vivos. Essa perspectiva contribui para um ensino de Botânica negligenciado e incipiente nas escolas brasileiras, em que as aulas são comumente muito técnicas e pouco motivadoras, havendo uma abordagem descontextualizada, excessivamente teórica, descritiva e pouco relacional. Além disso, não é dada a devida importância para as aulas práticas, as quais possuem um grande potencial para despertar o interesse dos alunos pelas plantas, podendo levar a uma aproximação do conteúdo com o cotidiano dos estudantes, o que facilitaria seu aprendizado. Para isso, faz-se necessária a contextualização dos conteúdos teóricos de Botânica sob a perspectiva cultural, propiciando assim a aproximação cultural dos alunos com as plantas, para que eles compreendam verdadeiramente o papel que os vegetais desempenham em suas vidas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo a construção de um material didático para o ensino de Botânica, que consiste em uma cartilha didática com “Propostas de Atividades” de aulas práticas para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Espera-se que essas propostas sirvam de inspiração para que professores de Ciências e Biologia ministrem aulas práticas de Botânica contextualizadas com aspectos culturais inerentes à realidade de seus alunos. A cartilha, intitulada “Plantas em foco: para semear, crescer e dispersar”, apresenta sete “Propostas de Atividades”, cada uma delas organizada em três tópicos: “Aproximação cultural”; “Teórico” e “Prático”. Os assuntos abordados estão de acordo com os conteúdos propostos pelo “Currículo do Estado de São Paulo” e pela nova “Base Nacional Comum Curricular”, além de serem incluídos “temas extras”, por seu potencial para aproximar o conteúdo com o cotidiano dos alunos. Pretende se disponibilizar esse material digitalmente na internet para que educadores tenham acesso e, assim, possam utilizá-lo em suas práticas docentes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-02-17T11:49:29Z
2023-02-17T11:49:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239590
url http://hdl.handle.net/11449/239590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046042618298368