Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Izabella, Godiano
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181773
Resumo: O processo de ensino e a aprendizagem da geometria tem sido investigado por vários pesquisadores da área da Educação Matemática e a revisão da literatura sobre este tema aponta que, embora os documentos oficiais curriculares brasileiros preconizem o ensino da geometria desde a Educação Infantil, o que se percebe é que ele ainda tem sido relegado a um plano secundário. Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar o trabalho da geometria na Educação Infantil, bem como elaborar, a partir da teoria das habilidades geométricas de Hoffer (1981), um material didático que envolve atividades virtuais. Esta dissertação apresenta uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo. As habilidades envolvidas foram: visualização, aplicação, desenho e verbal. Com a análise do material explorado foi possível observar que a geometria não tem seu espaço no ensino da Educação Infantil como deveria ter, uma vez que é de suma importância para o desenvolvimento da criança no que diz respeito à orientação espacial, à percepção geométrica e à conexão com outros campos do conhecimento. O produto educacional elaborado tem potencialidades para contribuir para o desenvolvimento das habilidades geométricas das crianças de forma lúdica, com objetivo de construção dos primeiros conceitos geométricos.
id UNSP_dbd07388ab15c5866d4f280bbc629b63
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181773
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticasDevelopment of geometric thinking in children education: theories and practicesMatemáticaGeometriaEducação infantilPensamento geométricoGeometric thinkingMathematicsGeometryChild educationO processo de ensino e a aprendizagem da geometria tem sido investigado por vários pesquisadores da área da Educação Matemática e a revisão da literatura sobre este tema aponta que, embora os documentos oficiais curriculares brasileiros preconizem o ensino da geometria desde a Educação Infantil, o que se percebe é que ele ainda tem sido relegado a um plano secundário. Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar o trabalho da geometria na Educação Infantil, bem como elaborar, a partir da teoria das habilidades geométricas de Hoffer (1981), um material didático que envolve atividades virtuais. Esta dissertação apresenta uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo. As habilidades envolvidas foram: visualização, aplicação, desenho e verbal. Com a análise do material explorado foi possível observar que a geometria não tem seu espaço no ensino da Educação Infantil como deveria ter, uma vez que é de suma importância para o desenvolvimento da criança no que diz respeito à orientação espacial, à percepção geométrica e à conexão com outros campos do conhecimento. O produto educacional elaborado tem potencialidades para contribuir para o desenvolvimento das habilidades geométricas das crianças de forma lúdica, com objetivo de construção dos primeiros conceitos geométricos.The process of teaching and learning geometry has been investigated by several researchers in the area of Mathematics Education and the literature review on this topic points out that, although the official Brazilian curricular documents advocate the teaching of geometry since Early Childhood Education, what we see is that it has still being left in second plan. The main objective of this research was to analyze the role of geometry in Early Childhood Education, as well as to develop, from the geometric skills theory of Hoffer (1981), a didactic material that involves virtual activities. This research is of an exploratory and descriptive nature. The skills involved were: visualization, application, drawing and verbal. With the analysis of the material explored it was possible to observe that geometry does not have its space on children’s education as it should, given that it’s of great importance for the development of the child when it comes to the respect of the spatial orientation, the geometric perception and the connection with others fields of knowledge. The educational product that was developed has the potential to contribute to the development of children's geometric abilities in a playful way, with the purpose of constructing their first geometric concepts.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pirola, Nelson, Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Siqueira, Izabella, Godiano2019-04-25T17:23:01Z2019-04-25T17:23:01Z2019-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18177300091570033004056091P09350885456287046porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-01T06:23:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181773Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:53:22.491451Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas
Development of geometric thinking in children education: theories and practices
title Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas
spellingShingle Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas
Siqueira, Izabella, Godiano
Matemática
Geometria
Educação infantil
Pensamento geométrico
Geometric thinking
Mathematics
Geometry
Child education
title_short Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas
title_full Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas
title_fullStr Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas
title_full_unstemmed Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas
title_sort Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas
author Siqueira, Izabella, Godiano
author_facet Siqueira, Izabella, Godiano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pirola, Nelson, Antonio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Izabella, Godiano
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Geometria
Educação infantil
Pensamento geométrico
Geometric thinking
Mathematics
Geometry
Child education
topic Matemática
Geometria
Educação infantil
Pensamento geométrico
Geometric thinking
Mathematics
Geometry
Child education
description O processo de ensino e a aprendizagem da geometria tem sido investigado por vários pesquisadores da área da Educação Matemática e a revisão da literatura sobre este tema aponta que, embora os documentos oficiais curriculares brasileiros preconizem o ensino da geometria desde a Educação Infantil, o que se percebe é que ele ainda tem sido relegado a um plano secundário. Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar o trabalho da geometria na Educação Infantil, bem como elaborar, a partir da teoria das habilidades geométricas de Hoffer (1981), um material didático que envolve atividades virtuais. Esta dissertação apresenta uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo. As habilidades envolvidas foram: visualização, aplicação, desenho e verbal. Com a análise do material explorado foi possível observar que a geometria não tem seu espaço no ensino da Educação Infantil como deveria ter, uma vez que é de suma importância para o desenvolvimento da criança no que diz respeito à orientação espacial, à percepção geométrica e à conexão com outros campos do conhecimento. O produto educacional elaborado tem potencialidades para contribuir para o desenvolvimento das habilidades geométricas das crianças de forma lúdica, com objetivo de construção dos primeiros conceitos geométricos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-25T17:23:01Z
2019-04-25T17:23:01Z
2019-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181773
000915700
33004056091P0
9350885456287046
url http://hdl.handle.net/11449/181773
identifier_str_mv 000915700
33004056091P0
9350885456287046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129369843957760