Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181773 |
Resumo: | O processo de ensino e a aprendizagem da geometria tem sido investigado por vários pesquisadores da área da Educação Matemática e a revisão da literatura sobre este tema aponta que, embora os documentos oficiais curriculares brasileiros preconizem o ensino da geometria desde a Educação Infantil, o que se percebe é que ele ainda tem sido relegado a um plano secundário. Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar o trabalho da geometria na Educação Infantil, bem como elaborar, a partir da teoria das habilidades geométricas de Hoffer (1981), um material didático que envolve atividades virtuais. Esta dissertação apresenta uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo. As habilidades envolvidas foram: visualização, aplicação, desenho e verbal. Com a análise do material explorado foi possível observar que a geometria não tem seu espaço no ensino da Educação Infantil como deveria ter, uma vez que é de suma importância para o desenvolvimento da criança no que diz respeito à orientação espacial, à percepção geométrica e à conexão com outros campos do conhecimento. O produto educacional elaborado tem potencialidades para contribuir para o desenvolvimento das habilidades geométricas das crianças de forma lúdica, com objetivo de construção dos primeiros conceitos geométricos. |
id |
UNSP_dbd07388ab15c5866d4f280bbc629b63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/181773 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticasDevelopment of geometric thinking in children education: theories and practicesMatemáticaGeometriaEducação infantilPensamento geométricoGeometric thinkingMathematicsGeometryChild educationO processo de ensino e a aprendizagem da geometria tem sido investigado por vários pesquisadores da área da Educação Matemática e a revisão da literatura sobre este tema aponta que, embora os documentos oficiais curriculares brasileiros preconizem o ensino da geometria desde a Educação Infantil, o que se percebe é que ele ainda tem sido relegado a um plano secundário. Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar o trabalho da geometria na Educação Infantil, bem como elaborar, a partir da teoria das habilidades geométricas de Hoffer (1981), um material didático que envolve atividades virtuais. Esta dissertação apresenta uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo. As habilidades envolvidas foram: visualização, aplicação, desenho e verbal. Com a análise do material explorado foi possível observar que a geometria não tem seu espaço no ensino da Educação Infantil como deveria ter, uma vez que é de suma importância para o desenvolvimento da criança no que diz respeito à orientação espacial, à percepção geométrica e à conexão com outros campos do conhecimento. O produto educacional elaborado tem potencialidades para contribuir para o desenvolvimento das habilidades geométricas das crianças de forma lúdica, com objetivo de construção dos primeiros conceitos geométricos.The process of teaching and learning geometry has been investigated by several researchers in the area of Mathematics Education and the literature review on this topic points out that, although the official Brazilian curricular documents advocate the teaching of geometry since Early Childhood Education, what we see is that it has still being left in second plan. The main objective of this research was to analyze the role of geometry in Early Childhood Education, as well as to develop, from the geometric skills theory of Hoffer (1981), a didactic material that involves virtual activities. This research is of an exploratory and descriptive nature. The skills involved were: visualization, application, drawing and verbal. With the analysis of the material explored it was possible to observe that geometry does not have its space on children’s education as it should, given that it’s of great importance for the development of the child when it comes to the respect of the spatial orientation, the geometric perception and the connection with others fields of knowledge. The educational product that was developed has the potential to contribute to the development of children's geometric abilities in a playful way, with the purpose of constructing their first geometric concepts.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pirola, Nelson, Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Siqueira, Izabella, Godiano2019-04-25T17:23:01Z2019-04-25T17:23:01Z2019-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18177300091570033004056091P09350885456287046porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-01T06:23:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181773Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:53:22.491451Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas Development of geometric thinking in children education: theories and practices |
title |
Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas |
spellingShingle |
Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas Siqueira, Izabella, Godiano Matemática Geometria Educação infantil Pensamento geométrico Geometric thinking Mathematics Geometry Child education |
title_short |
Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas |
title_full |
Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas |
title_fullStr |
Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas |
title_sort |
Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas |
author |
Siqueira, Izabella, Godiano |
author_facet |
Siqueira, Izabella, Godiano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pirola, Nelson, Antonio [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Izabella, Godiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Geometria Educação infantil Pensamento geométrico Geometric thinking Mathematics Geometry Child education |
topic |
Matemática Geometria Educação infantil Pensamento geométrico Geometric thinking Mathematics Geometry Child education |
description |
O processo de ensino e a aprendizagem da geometria tem sido investigado por vários pesquisadores da área da Educação Matemática e a revisão da literatura sobre este tema aponta que, embora os documentos oficiais curriculares brasileiros preconizem o ensino da geometria desde a Educação Infantil, o que se percebe é que ele ainda tem sido relegado a um plano secundário. Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar o trabalho da geometria na Educação Infantil, bem como elaborar, a partir da teoria das habilidades geométricas de Hoffer (1981), um material didático que envolve atividades virtuais. Esta dissertação apresenta uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo. As habilidades envolvidas foram: visualização, aplicação, desenho e verbal. Com a análise do material explorado foi possível observar que a geometria não tem seu espaço no ensino da Educação Infantil como deveria ter, uma vez que é de suma importância para o desenvolvimento da criança no que diz respeito à orientação espacial, à percepção geométrica e à conexão com outros campos do conhecimento. O produto educacional elaborado tem potencialidades para contribuir para o desenvolvimento das habilidades geométricas das crianças de forma lúdica, com objetivo de construção dos primeiros conceitos geométricos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-25T17:23:01Z 2019-04-25T17:23:01Z 2019-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/181773 000915700 33004056091P0 9350885456287046 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/181773 |
identifier_str_mv |
000915700 33004056091P0 9350885456287046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129369843957760 |