Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Priscila Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Notare, Márcia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271736
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da proposta de exploração de dobraduras dinâmicas que resultam em figuras geométricas, construídasem ambiente de geometria dinâmica e analisa a partir dessa exploração o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação. A investigação foi conduzidapor um experimentoprático, realizado com estudantesdo nono ano do Ensino Fundamental. A partir das atividades dinâmicas elaboradas, foi oportunizado o desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico, como a exploração, formulação e teste de conjecturas, assim como o incentivo à argumentação na EducaçãoBásica. O material foidesenvolvido em formato de livro digital no GeoGebrabook, e propõe a manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel, nos quais os alunos foram incentivados a explorar e argumentar. Utilizamos o modelo de Van Hiele de níveis de compreensão que descrevem sequencialmente características do processo de pensamento geométrico para a análise do experimento. Os resultados apontam que, com a exploração das dobraduras dinâmicas virtuais e o incentivo à argumentação, é possívelo desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico e o resgate da argumentação na Educação Básica.
id UFRGS-2_92249e1342e172d42fec8afaeb6ba59c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271736
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Priscila FerreiraNotare, Márcia Rodrigues2024-02-09T05:05:52Z20232358-4122http://hdl.handle.net/10183/271736001194735Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da proposta de exploração de dobraduras dinâmicas que resultam em figuras geométricas, construídasem ambiente de geometria dinâmica e analisa a partir dessa exploração o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação. A investigação foi conduzidapor um experimentoprático, realizado com estudantesdo nono ano do Ensino Fundamental. A partir das atividades dinâmicas elaboradas, foi oportunizado o desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico, como a exploração, formulação e teste de conjecturas, assim como o incentivo à argumentação na EducaçãoBásica. O material foidesenvolvido em formato de livro digital no GeoGebrabook, e propõe a manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel, nos quais os alunos foram incentivados a explorar e argumentar. Utilizamos o modelo de Van Hiele de níveis de compreensão que descrevem sequencialmente características do processo de pensamento geométrico para a análise do experimento. Os resultados apontam que, com a exploração das dobraduras dinâmicas virtuais e o incentivo à argumentação, é possívelo desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico e o resgate da argumentação na Educação Básica.This article presents researchdeveloped from the proposal for exploring dynamic folding that result in geometric figures, constructedin an environment of dynamic geometry and analyzes the development of geometric thinking and argumentation based on the exploration of this material. The investigation was conducted by an experiment, with students in the ninth grade of elementary school. Based on the elaborated dynamic activities, it was possible to develop essential aspects of geometric thinking, such as exploration, formulation and conjecture testing, as well as encouraging argumentation in the basic school. The material was developed ina digital book format at GeoGebrabook, and proposes the manipulation of dynamic geometric objects that simulate folds on sheets of paper, in which students were encouraged to explore and argue. We used the Van Hiele model of levels of understanding that sequentially describe characteristics of the geometric thinking process for the analysis of the experiment. The results show that, with the exploration of the virtual dynamic folds and the incentive to argumentation, it is possible to develop essential aspects of geometric thought and to recover the argumentation in the basic school.application/pdfporEnsino da Matemática em Debate. São Paulo. Vol. 10, n. 3 (2023), p. 5-24Geometria dinâmicaDobraduraPensamento geométricoEducação MatemáticaDynamic geometryFoldingGeometric thinkingArgumentation in geometryMathematics educationDobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométricoDynamic folding and the development of geometric thinking info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194735.pdf.txt001194735.pdf.txtExtracted Texttext/plain44462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271736/2/001194735.pdf.txtae01d42193423ca63c782f06064f26acMD52ORIGINAL001194735.pdfTexto completoapplication/pdf777189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271736/1/001194735.pdf8d679ffd2ed805c8df54656c21978d42MD5110183/2717362024-02-10 06:06:33.259306oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271736Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-10T08:06:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Dynamic folding and the development of geometric thinking
title Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico
spellingShingle Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico
Silveira, Priscila Ferreira
Geometria dinâmica
Dobradura
Pensamento geométrico
Educação Matemática
Dynamic geometry
Folding
Geometric thinking
Argumentation in geometry
Mathematics education
title_short Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico
title_full Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico
title_fullStr Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico
title_full_unstemmed Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico
title_sort Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico
author Silveira, Priscila Ferreira
author_facet Silveira, Priscila Ferreira
Notare, Márcia Rodrigues
author_role author
author2 Notare, Márcia Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Priscila Ferreira
Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria dinâmica
Dobradura
Pensamento geométrico
Educação Matemática
topic Geometria dinâmica
Dobradura
Pensamento geométrico
Educação Matemática
Dynamic geometry
Folding
Geometric thinking
Argumentation in geometry
Mathematics education
dc.subject.eng.fl_str_mv Dynamic geometry
Folding
Geometric thinking
Argumentation in geometry
Mathematics education
description Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da proposta de exploração de dobraduras dinâmicas que resultam em figuras geométricas, construídasem ambiente de geometria dinâmica e analisa a partir dessa exploração o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação. A investigação foi conduzidapor um experimentoprático, realizado com estudantesdo nono ano do Ensino Fundamental. A partir das atividades dinâmicas elaboradas, foi oportunizado o desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico, como a exploração, formulação e teste de conjecturas, assim como o incentivo à argumentação na EducaçãoBásica. O material foidesenvolvido em formato de livro digital no GeoGebrabook, e propõe a manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel, nos quais os alunos foram incentivados a explorar e argumentar. Utilizamos o modelo de Van Hiele de níveis de compreensão que descrevem sequencialmente características do processo de pensamento geométrico para a análise do experimento. Os resultados apontam que, com a exploração das dobraduras dinâmicas virtuais e o incentivo à argumentação, é possívelo desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico e o resgate da argumentação na Educação Básica.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-09T05:05:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271736
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2358-4122
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001194735
identifier_str_mv 2358-4122
001194735
url http://hdl.handle.net/10183/271736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensino da Matemática em Debate. São Paulo. Vol. 10, n. 3 (2023), p. 5-24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271736/2/001194735.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271736/1/001194735.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ae01d42193423ca63c782f06064f26ac
8d679ffd2ed805c8df54656c21978d42
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225110786408448