O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Aletéia Eleutério [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92271
Resumo: A construção deste trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores e aborda os modos de dizer e as capacidades comunicativas infantis, para exprimir sentimentos por meio de brincadeiras com textos literários. Considerando as peculiaridades dos pequenos, ao expressar-se oralmente no momento da contação de histórias, teve-se como objetivo analisar as contribuições do trabalho com Literatura Infantil, especificamente nas atividades lúdicas da Hora do Conto, para as crianças revelarem sentimentos angustiantes, como conflitos, ódio, raiva, inveja e medo; verificar nos diálogos, durante essas atividades, possíveis relações ou significados com seus conteúdos internos; analisar e interpretar esses conteúdos e identificar os modos encontrados pelas crianças para manifestá-los, ao contar ou recontar uma história. Assim, a presente investigação apoiou-se, como suporte metodológico para a organização das atividades de contação e para a análise da narrativa infantil, numa interface entre a abordagem pedagógica e a psicanalítica; constituíram alguns de seus princípios teóricos norteadores o aspecto transformador e o viés humanizador da Literatura, essenciais para a formação e as teorias da Psicanálise sobre a importância da brincadeira como processo criativo na resolução de conflitos. Para o seu desenvolvimento, organizaram-se, com um grupo de alunos de terceira e quarta séries do Ensino Fundamental, de uma instituição localizada em um bairro de alto índice de exclusão social, oito encontros semanais, resultantes de seis histórias...
id UNSP_dbe043a920b14c248bf9036f7d7c1fba
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92271
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantilEducaçãoPsicanalisePesquisa-ação em educaçãoChildren’s LiteratureStorytellingChildren’s narrativePsychoanalysisA construção deste trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores e aborda os modos de dizer e as capacidades comunicativas infantis, para exprimir sentimentos por meio de brincadeiras com textos literários. Considerando as peculiaridades dos pequenos, ao expressar-se oralmente no momento da contação de histórias, teve-se como objetivo analisar as contribuições do trabalho com Literatura Infantil, especificamente nas atividades lúdicas da Hora do Conto, para as crianças revelarem sentimentos angustiantes, como conflitos, ódio, raiva, inveja e medo; verificar nos diálogos, durante essas atividades, possíveis relações ou significados com seus conteúdos internos; analisar e interpretar esses conteúdos e identificar os modos encontrados pelas crianças para manifestá-los, ao contar ou recontar uma história. Assim, a presente investigação apoiou-se, como suporte metodológico para a organização das atividades de contação e para a análise da narrativa infantil, numa interface entre a abordagem pedagógica e a psicanalítica; constituíram alguns de seus princípios teóricos norteadores o aspecto transformador e o viés humanizador da Literatura, essenciais para a formação e as teorias da Psicanálise sobre a importância da brincadeira como processo criativo na resolução de conflitos. Para o seu desenvolvimento, organizaram-se, com um grupo de alunos de terceira e quarta séries do Ensino Fundamental, de uma instituição localizada em um bairro de alto índice de exclusão social, oito encontros semanais, resultantes de seis histórias...The structure of this study is linked to the Educational Practices and Teacher Training Research Line and discusses the ways of saying and the communication skills of children, to express feelings through recreational activities with literary texts. Considering children’s peculiarities, when expressing themselves verbally at the time of storytelling, the objective was to analyze the contributions of working with Children’s Literature, especially in recreational activities in the Tale Time for children to reveal distressing feelings, such as conflicts, hate, anger, envy and fear; to verify in the dialogues, during these activities, possible relationships or meanings with their inner contents; to analyze and to interpret such contents and identifying ways children found to manifest them, when a story was told or retold. Thus, the present research has relied, as methodological support for the organization of the activities of storytelling and for the analysis of children’s narrative, on an interface between pedagogical and psychoanalytic approach; some of its guiding theoretical principles were the transformative aspect and the humanizing bias of Literature, essential for the formation and the theories of Psychoanalysis on the importance of recreational activities as a creative process in the resolution of conflicts. For its development, eight weekly meetings were organized, with a group of students from third and fourth grades of elementary school, from an institution located in a neighborhood of high levels of social exclusion, resulting from six literary, classic and contemporary stories... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Archangelo, Ana [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Aletéia Eleutério [UNESP]2014-06-11T19:25:39Z2014-06-11T19:25:39Z2010-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 f. : il.application/pdfALVES, Aletéia Eleutério. O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil. 2010. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/92271000611451alves_ae_me_prud.pdf33004129044P69778200016779533Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92271Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:59:36.096354Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil
title O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil
spellingShingle O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil
Alves, Aletéia Eleutério [UNESP]
Educação
Psicanalise
Pesquisa-ação em educação
Children’s Literature
Storytelling
Children’s narrative
Psychoanalysis
title_short O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil
title_full O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil
title_fullStr O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil
title_full_unstemmed O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil
title_sort O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil
author Alves, Aletéia Eleutério [UNESP]
author_facet Alves, Aletéia Eleutério [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Archangelo, Ana [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Aletéia Eleutério [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Psicanalise
Pesquisa-ação em educação
Children’s Literature
Storytelling
Children’s narrative
Psychoanalysis
topic Educação
Psicanalise
Pesquisa-ação em educação
Children’s Literature
Storytelling
Children’s narrative
Psychoanalysis
description A construção deste trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores e aborda os modos de dizer e as capacidades comunicativas infantis, para exprimir sentimentos por meio de brincadeiras com textos literários. Considerando as peculiaridades dos pequenos, ao expressar-se oralmente no momento da contação de histórias, teve-se como objetivo analisar as contribuições do trabalho com Literatura Infantil, especificamente nas atividades lúdicas da Hora do Conto, para as crianças revelarem sentimentos angustiantes, como conflitos, ódio, raiva, inveja e medo; verificar nos diálogos, durante essas atividades, possíveis relações ou significados com seus conteúdos internos; analisar e interpretar esses conteúdos e identificar os modos encontrados pelas crianças para manifestá-los, ao contar ou recontar uma história. Assim, a presente investigação apoiou-se, como suporte metodológico para a organização das atividades de contação e para a análise da narrativa infantil, numa interface entre a abordagem pedagógica e a psicanalítica; constituíram alguns de seus princípios teóricos norteadores o aspecto transformador e o viés humanizador da Literatura, essenciais para a formação e as teorias da Psicanálise sobre a importância da brincadeira como processo criativo na resolução de conflitos. Para o seu desenvolvimento, organizaram-se, com um grupo de alunos de terceira e quarta séries do Ensino Fundamental, de uma instituição localizada em um bairro de alto índice de exclusão social, oito encontros semanais, resultantes de seis histórias...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-19
2014-06-11T19:25:39Z
2014-06-11T19:25:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Aletéia Eleutério. O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil. 2010. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/92271
000611451
alves_ae_me_prud.pdf
33004129044P6
9778200016779533
identifier_str_mv ALVES, Aletéia Eleutério. O que as crianças contam? - Narrativas de um grupo infantil. 2010. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
000611451
alves_ae_me_prud.pdf
33004129044P6
9778200016779533
url http://hdl.handle.net/11449/92271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129009049927680