A matemática nos cursos profissionalizantes de mecânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91011 |
Resumo: | É do conhecimento de todos nós que o mundo do trabalho tem passado por contínuas e profundas mudanças que refletem as mudanças na sociedade todos os dias. O sistema escolar acaba assumindo um papel fundamental na formação do educando e, em particular, quando se trata da escola profissionalizante. Assumimos, como metodologia de pesquisa, a metodologia de Thomas A. Romberg. Nossa pesquisa em Educação Matemática quer contribuir com a formação do profissional da Mecânica Industrial. Mais especificamente, esta pesquisa mostra um trabalho feito com alunos que, ao terminar a etapa do Ensino Fundamental, decidiram cursar, no SENAI, o Curso de Mecânica de Usinagem. Tendo em vista a importância da formação matemática para essa área do conhecimento queremos, como professor de matemática, que já atuou na área de Mecânica Industrial, poder colaborar com o educando na construção do conhecimento. Constatado o fato de que esses alunos, em geral, não se apresentam bem preparados para saber fazer a ligação entre a matemática aprendida academicamente com a matemática de oficina e constatada a importância da matemática para esse profissional, oferecemos uma proposta de trabalho apoiada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. Acreditamos que ao adotar essa metodologia estaremos contribuindo significativamente para a formação do educando. O principal objetivo desta pesquisa está em fazer com que o aluno possa ligar a matemática aprendida academicamente com a matemática da prática de oficina. |
id |
UNSP_dc49e2798148aeda4ff1223246445b08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91011 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A matemática nos cursos profissionalizantes de mecânicaMatemática - Estudo e ensinoMatematica na oficinaEducação matemáticaResolução de problemasMatemática funcionalMathematics EducationÉ do conhecimento de todos nós que o mundo do trabalho tem passado por contínuas e profundas mudanças que refletem as mudanças na sociedade todos os dias. O sistema escolar acaba assumindo um papel fundamental na formação do educando e, em particular, quando se trata da escola profissionalizante. Assumimos, como metodologia de pesquisa, a metodologia de Thomas A. Romberg. Nossa pesquisa em Educação Matemática quer contribuir com a formação do profissional da Mecânica Industrial. Mais especificamente, esta pesquisa mostra um trabalho feito com alunos que, ao terminar a etapa do Ensino Fundamental, decidiram cursar, no SENAI, o Curso de Mecânica de Usinagem. Tendo em vista a importância da formação matemática para essa área do conhecimento queremos, como professor de matemática, que já atuou na área de Mecânica Industrial, poder colaborar com o educando na construção do conhecimento. Constatado o fato de que esses alunos, em geral, não se apresentam bem preparados para saber fazer a ligação entre a matemática aprendida academicamente com a matemática de oficina e constatada a importância da matemática para esse profissional, oferecemos uma proposta de trabalho apoiada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. Acreditamos que ao adotar essa metodologia estaremos contribuindo significativamente para a formação do educando. O principal objetivo desta pesquisa está em fazer com que o aluno possa ligar a matemática aprendida academicamente com a matemática da prática de oficina.It is a well known fact that the working world has been undergoing continual and profound changes that reflect the daily changes occurring in today's society. In this context, the educational system plays a fundamental role in the student's education, particularly insofar as trade school is concerned. The research methodology adopted here is that of Thomas A. Romberg. This research work in Mathematics Education proposes to contribute to the education of professionals in Industrial Mechanics. More specifically, this research shows work carried out with students who, upon concluding their Basic Education, decided to attend SENAI's course in Machining Mechanics. In view of the importance of mathematics in this specific field of knowledge and as a teacher of mathematics who has already worked in the field of Industrial Mechanics, I wish to collaborate with the student in the construction of this knowledge. In view of the fact that these students are generally little prepared to make the link between mathematics learned academically and the mathematics of the workshop and due to the importance of mathematics for this professional, this paper describes a work proposal based on the Methodology of Teaching-Learning Mathematics through Problem Solving. I believe that the adoption of this methodology will contribute significantly to the student's education. The main objective of this research is to enable the student to make a link between the mathematics s/he learns academically and the mathematics applied in workshop practices.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bolzan, Wagner José [UNESP]2014-06-11T19:24:51Z2014-06-11T19:24:51Z2003-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 222 f. : il., gráfs., tabs.application/pdfBOLZAN, Wagner José. A matemática nos cursos profissionalizantes de mecânica. 2003. viii, 222 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.http://hdl.handle.net/11449/91011000200603bolzan_wj_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-05T06:05:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91011Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:05:06.078318Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A matemática nos cursos profissionalizantes de mecânica |
title |
A matemática nos cursos profissionalizantes de mecânica |
spellingShingle |
A matemática nos cursos profissionalizantes de mecânica Bolzan, Wagner José [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Matematica na oficina Educação matemática Resolução de problemas Matemática funcional Mathematics Education |
title_short |
A matemática nos cursos profissionalizantes de mecânica |
title_full |
A matemática nos cursos profissionalizantes de mecânica |
title_fullStr |
A matemática nos cursos profissionalizantes de mecânica |
title_full_unstemmed |
A matemática nos cursos profissionalizantes de mecânica |
title_sort |
A matemática nos cursos profissionalizantes de mecânica |
author |
Bolzan, Wagner José [UNESP] |
author_facet |
Bolzan, Wagner José [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolzan, Wagner José [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Matematica na oficina Educação matemática Resolução de problemas Matemática funcional Mathematics Education |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Matematica na oficina Educação matemática Resolução de problemas Matemática funcional Mathematics Education |
description |
É do conhecimento de todos nós que o mundo do trabalho tem passado por contínuas e profundas mudanças que refletem as mudanças na sociedade todos os dias. O sistema escolar acaba assumindo um papel fundamental na formação do educando e, em particular, quando se trata da escola profissionalizante. Assumimos, como metodologia de pesquisa, a metodologia de Thomas A. Romberg. Nossa pesquisa em Educação Matemática quer contribuir com a formação do profissional da Mecânica Industrial. Mais especificamente, esta pesquisa mostra um trabalho feito com alunos que, ao terminar a etapa do Ensino Fundamental, decidiram cursar, no SENAI, o Curso de Mecânica de Usinagem. Tendo em vista a importância da formação matemática para essa área do conhecimento queremos, como professor de matemática, que já atuou na área de Mecânica Industrial, poder colaborar com o educando na construção do conhecimento. Constatado o fato de que esses alunos, em geral, não se apresentam bem preparados para saber fazer a ligação entre a matemática aprendida academicamente com a matemática de oficina e constatada a importância da matemática para esse profissional, oferecemos uma proposta de trabalho apoiada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. Acreditamos que ao adotar essa metodologia estaremos contribuindo significativamente para a formação do educando. O principal objetivo desta pesquisa está em fazer com que o aluno possa ligar a matemática aprendida academicamente com a matemática da prática de oficina. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-09-05 2014-06-11T19:24:51Z 2014-06-11T19:24:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BOLZAN, Wagner José. A matemática nos cursos profissionalizantes de mecânica. 2003. viii, 222 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003. http://hdl.handle.net/11449/91011 000200603 bolzan_wj_me_rcla.pdf 33004137031P7 |
identifier_str_mv |
BOLZAN, Wagner José. A matemática nos cursos profissionalizantes de mecânica. 2003. viii, 222 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003. 000200603 bolzan_wj_me_rcla.pdf 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
viii, 222 f. : il., gráfs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128313293537280 |